18 de agosto de 2013

Antevisão da Liga Zon Sagres 2013/14


    A Liga Zon Sagres deu início na sexta-feira com a vitória tranquila do Braga sobre o Paços de Ferreira. Contudo - e porque ainda vamos muito a tempo - decidimos fazer a antevisão àquela que pode ser uma das melhores Ligas Portuguesas dos últimos anos. Afirmamos isto tendo em conta o aumento de qualidade dos clubes "mais pequenos", mas obviamente nem todos se enquadram neste perfil. Comecemos então a análise mais detalhada de cada clube:


  FC PORTO

    Parte naturalmente como favorito à conquista da liga. Perderam duas peças fulcrais do seu plantel como João Moutinho e James Rodriguez, mas ganharam jogadores que foram revelações na época passada com grande margem de progressão como Licá, Ghilas, Josué, Ricardo, Quintero e Herrera. Mas, sobretudo, ganharam um treinador que mete o Porto a jogar a um ritmo mais elevado do que na época passada e a jogar um futebol mais atractivo. A figura principal continua a ser naturalmente Jackson Martinez que se no ano passado era uma dúvida quase inexistente, este ano é mais que uma certeza de qualidade no ataque portista. Jackson tem um meio campo organizado e móvel atrás de si e jogadores extremamente velozes nos flancos que podem facilitar e muito a sua tarefa de goleador.
    Uma das dúvidas prende-se um pouco com Paulo Fonseca. Paulo não é uma dúvida no que toca à qualidade porque disso já deu provas que é um grande treinador. A dúvida que existe é se Paulo conseguirá suportar a pressão que é ser treinador do Porto. Treinar o Paços e treinar o Porto não é a mesma coisa e o promissor treinador estará à prova nos momentos menos bons da sua equipa.
    A maior dúvida prende-se então com a hipótese dos dragões perderem alguns jogadores no fecho do mercado de transferências. Falou-se recentemente que Mourinho está disposto em se reforçar nos azuis e brancos nomeadamente com Jackson e Mangala. Se tal se confirmasse seria um golpe terrível nas aspirações do clube e um problema para Fonseca. Contudo, achamos veemente que Pinto da Costa jamais deixaria isso acontecer.

  SL BENFICA

    É uma verdadeira incógnita. Naturalmente que é, juntamente com o Porto, um dos favoritos à conquista do campeonato, mas tem ainda muitos fantasmas e novelas à volta que podem prejudicar o trajecto. Vem de "ressaca" da temporada passada onde perdeu 3 títulos nos últimos jogos e quase todos nos últimos minutos. Mais que tudo, necessita de confiança no seu futebol. É notória a qualidade dos jogadores, mas falta alguma confiança à equipa quer a defender, quer a atacar. Os encarnados perderam apenas Pablo Aimar e reforçaram-se muito, mas também muito desequilibradamente. Contrataram uma armada sérvia constituída por Djuricic, Markovic, Sulejmani e Mitrovic onde se espera imenso dos 3 primeiros - sendo que Sulejmani necessita de trabalhar imenso a sua condição física - e quanto a Mitrovic necessita de algum trabalho e... que hajam saídas no seu sector. O clube também se reforçou com Lisandro Lopez a pensar na saída de Garay e ainda com Sílvio e Cortez para as laterais. Referimos atrás que é um plantel desequilibrado derivado à chegada de tantos jogadores para o sector ofensivo enquanto que não existe nenhum jogador capaz de substituir o sérvio Matic, nem as laterais têm a qualidade assegurada mesmo com as entradas desta época.
    Jorge Jesus está sob máxima pressão e se no ano transacto não tinha grande margem de erro, este ano a margem de erro é nula. Os adeptos não pedem o título. Exigem-no. Cabe ao treinador experiente finalmente aprender com os erros do passado de que ele tanto falava... no ano passado e corrigi-los.
    O treinador das águias poderá ainda ver uma das suas jóias partir para campeonatos mais competitivos. Se Garay, apesar de ser um central de topo, não seria um problema, já Salvio e Matic seriam golpes letais no vice-campeão nacional. Existe ainda o problema Cardozo que, após se ter exaltado com o treinador no final da Taça de Portugal, foi colocado como tranferível. Mas... Não o venderam e é notória a falta que "Tacuara" faz no ataque dos encarnados. JJ assume reintegrá-lo, mas ao que parece a direcção do clube não o quer no plantel. Assim sendo, o mais provável é rumar a outro campeonato.

 SC BRAGA

    Este Braga tem muito melhor futebol que o de Peseiro porque também tem um bom treinador a colocá-lo em prática. Muitas saídas e consequentes entradas poderiam ditar um futebol não tão "oleado", mas isso não aconteceu. Jesualdo tem uma defesa não muito boa, mas do meio campo para a frente tem jogadores de larga qualidade. As entradas de Rafa, Pardo, Luiz Carlos, Eduardo, Mauro, Salvador Agra, Luís Silva e Edinho prometem um futebol de qualidade e maduro. Jogando com as peças que entraram e com Alan, Éder, Ruben Micael e Paulo Vinícius, o Braga deste ano promete muito e promete sobretudo voltar à Champions. Apesar de ser um clube que vale mais pelo seu colectivo, é de Éder que se esperam mais coisas boas sendo o seu regresso muito ansiado.


  SPORTING CP

    Os adeptos do Sporting estão em êxtase com o seu clube esta época. Não é para tanto, mas este ano temos um Sporting renovado, melhor conduzido por Bruno de Carvalho e melhor organizado por Leonardo Jardim. A falta de capital para investir no plantel deu finalmente oportunidades a quem já as merecia - Wilson Eduardo. Jardim apostou também em William Carvalho e até em miúdos como Rúben Semedo que mostram ser opções válidas. Têm praticado um futebol muito melhor organizado e bem jogado do que nos anos transactos e espera-se bastante qualidade de Adrien, Carrillo, William Carvalho e Eric Dier. O treinador madeirense tem ainda recursos na equipa B que já demonstraram que podem ser apostas na equipa principal como João Mário, Esgaio ou Chaby. Montero tem faro de golo e parece ser o ponta de lança que tanto tem faltado ao Sporting desde Liedson.
    Apesar das boas notícias, precisamos obviamente de ver o Sporting na Liga e verificar se duas das grandes fragilidades dos leões se mantêm ou não - a maturidade em campo e a capacidade de ultrapassar situações adversas.
    Acreditamos plenamente que o Sporting disputará os lugares da Champions, mas ainda não está ao nível do Sporting de Braga.

  ESTORIL

    Uma das equipas sensação do último ano. Perdeu bastantes elementos importantes como Licá, Carlos Eduardo, Steven Vitória e Jefferson. Contudo, manteve o mais importante - o treinador Marco Silva. Marco soube reforçar o seu plantel com as entradas de Sebá, João Pedro Galvão, Gladestony, Yohan Tavares e Babanco que lhe devem permitir um bom campeonato e quiçá de novo a Europa.

  MARÍTIMO

    O Marítimo mantém um projecto que tem um trabalho notável do técnico Pedro Martins. Vai manter as suas aspirações europeias e é em Artur que se espera que o jogo se construa. A adicionar ao plantel do passado ano temos o promissor avançado Derley, Rodrigo Lindoso e ainda foram dadas finalmente oportunidades a jogadores como Danilo Pereira (vice-campeão mundial sub-20) e Ruben Brígido. José Sá é a grande surpresa na baliza e parece mesmo ter agarrado o lugar da baliza insular.

  BELENENSES

    Pode parecer algo exagerado da nossa parte colocar o recém-promovido Belenenses nos lugares europeus, mas acreditamos que a equipa campeã da Liga Orangina tem tudo para chegar aos lugares mais cimeiros do meio da tabela. Manteve a equipa do ano passado e ainda acrescentou o talentoso e muito promissor Miguel Rosa ao seu plantel. Será Rosa um dos grandes trunfos de Van der Gaag que está de volta à Liga Zon Sagres, com jovens como Tiago Silva, Arsénio e Tiago Caeiro prontos a provar o seu valor, bem como o mais experiente Fernando Ferreira.

  GIL VICENTE

    Os gilistas têm tudo para surpreender, no entanto necessitam de ser mais regulares. Contrataram muito, mas bem. Foram repescar jogadores aos escalões inferiores como Leandro Pimenta e Diogo Viana e ainda fizeram regressar ao campeonato português Bruno Moraes e Danielson. Draman e Simy têm carimbo de golo numa equipa claramente virada para o ataque. Apesar de Hugo Vieira fazer muita falta ao sector ofensivo, João de Deus tem mais que condições para manter a equipa na Primeira Liga e quem sabe espreitar lugares mais cimeiros.

  PAÇOS DE FERREIRA

    Aqui está uma das grandes surpresas desta época... pela negativa. Esperávamos uma abordagem muito melhor do Paços tendo em conta as suas perdas e também tendo em vista a Champions. Desde logo a escolha feita para substituir Paulo Fonseca foi muito má. Um treinador inexperiente e sem grande qualidade como Costinha (Maniche a adjunto) foi um passo atrás, na nossa opinião. E a escolha do treinador ajuda e muito a definir o futebol de um clube e não tanto os jogadores em si. Contudo, também atentando às perdas de Josué, Luiz Carlos e Cássio esperavam-se melhores investidas no mercado. Esperava-se que investissem "à Braga" olhando para jogadores como Bebé ou Candeias ou até mesmo reforçando-se nos "grandes" com Miguel Rosa, Hugo Vieira, Ivan Cavaleiro, Nélson Oliveira, Caballero, Kelvin, entre tantos outros (falamos obviamente em empréstimos tirando o caso de Miguel Rosa).
    Não esperamos um Paços de Ferreira forte e achamos mesmo que poderá vir do 80 ao 8 esta época.

  RIO AVE

    Nuno Espírito Santo tem vindo a fazer um trabalho seguro e maduro nos vila-condenses. A equipa base manteve-se e ainda acrescentaram o central Roderick (o que não é necessariamente bom), Salin - que precisa de fazer esquecer Oblak - Diego Lopes com uma grande margem de progressão e ainda Luís Gustavo que vem de Barcelona. Hassan afirma-se como a grande figura do ataque e é dele que se esperam vir os golos.

  VIT. GUIMARÃES

    Rui Vitória fez omeletes sem ovos na temporada passada e o milagre de 2012/13. Com um plantel que basicamente lhe colocava nas zonas de descida, Rui não só conseguiu ir à europa como também venceu a Taça de Portugal ao Benfica. No entanto, perdeu a grande maioria do seu plantel (novamente) e precisa de recomeçar do zero. Não pode olhar para o que fez o ano passado e deve começar com as mesmas aspirações - a manutenção. É a opção mais realista tendo em conta o curto plantel do Vitória. O treinador português tem a habilidade de conseguir contornar todos os obstáculos e estaremos cá para ver o que conseguirá espremer de Paulo Oliveira, Marco Matias, Maazou e companhia.

  VIT. SETÚBAL

    José Mota tem feito um trabalho estupendo com a equipa mais portuguesa da Liga Zon Sagres. Se o seu trabalho se mantiver, tem que se tirar o chapéu ao técnico português. A par de Rui Vitória, tem sido dos treinadores com mais dificuldades no seu plantel tendo que apostar em jovens valores como Kiko ou Frederico Venâncio. Ramón Cardozo, Bruno Sabino e Cohene são contratações que ajudarão a melhorar a dor de cabeça de José Mota.

  NACIONAL

    Prevê-se uma temporada como o Nacional tanto nos habituou - com altos e baixos. Uma equipa nada regular capaz de surpreender pela positiva e pela negativa num curto espaço de tempo. Viverá das suas boas individualidades como Candeias, Mateus, Rondón, Djaniny e Diego Barcellos. Andará pelo meio da tabela.

  OLHANENSE

    Ganhou o cabelo de Abel Xavier e muitos estrangeiros. Será uma verdadeira incógnita, mas não se livra de ser uma das equipas com maior probabilidade de descer. Xavier terá muito trabalho pela frente e quiçá alguns destes novos jogadores serão revelações e nós estaremos aqui a engolir as nossas próprias palavras.

  ACADÉMICA

    Mantém praticamente todo o plantel da época passada e ainda adiciona jogadores como Fernando Alexandre, Buval, Ivanildo e Manoel - já bem conhecidos do futebol português. Sérgio Conceição tentará não só a manutenção como espreitar o meio da tabela. Mas precisará de muito trabalho para manter esta Académica onde merece.

  AROUCA

    Poderia dizer-se que é um dos candidatos à descida. Mas nós não dizemos. Acreditamos que o Arouca se mantenha na piscina dos grandes e também como gente crescida. Tem um plantel repleto de bons valores como David Simão, Bruno Amaro, Paulo Sérgio, Henrique, Stefanovic e Pintassilgo que prometem dar luta aos que se manteram. O brasileiro Romário Souza poderá vir a ser uma boa surpresa no campeonato.

0 comentários:

Enviar um comentário