30 de agosto de 2013

Liga Europa: sorteio dita vida difícil para Estoril, Paços e Guimarães

  Liga Europa - Decorreu há momentos o sorteio da fase de grupos da Liga Europa, ditando tarefa bem complicada para as três equipas presentes no Sorteio. A pequena esperança do Braga de ainda permanecer em competição (tinha 1/32 de probabilidade de ficar, considerando o sorteio que iria decorrer entre as equipas eliminadas) não foi correspondida, ficando na competição o APOEL (treinador por Paulo Sérgio) em substituição do Fenerbahçe, bem como o Tromso no lugar do Besiktas. Veremos se a ausência europeia das 2 equipas turcas não dita algumas saídas nestes últimos dias de mercado - Manuel Fernandes, a título exemplificativo.

Mas portanto o sorteio da piscina dos pequenos do futebol europeu ditou estes grupos para as nossas equipas lusas:

Grupo E
Fiorentina. Dnipro. Paços de Ferreira. Pandurii

Grupo H
Sevilha. Friburgo. Estoril. Slovan Liberec

Grupo I
Lyon. Bétis. Vit. Guimarães. Rijeka

    BPF - Se ontem Benfica e Porto tiveram alguma sorte no sorteio da Champions, hoje o mesmo não se pode dizer relativamente às 3 equipas portuguesas. Depois de ontem o Braga (equipa com melhor coeficiente e maiores responsabilidades europeias a seguir a Porto e Benfica) ter sido afastado da Europa, muito por culpa própria, hoje ficámos a saber quem Paços, Estoril e Guimarães terão de ultrapassar para chegar à fase a eliminar.
    Paços - A equipa de Costinha viu-se relegada para a Liga Europa depois de perder com o Zenit num agregado de 8-3, e agora terá pela frente 3 equipas que podem ser uma dor de cabeça. A Fiorentina foi uma das equipas que melhor se reforçou neste defeso - Mario Gómez, Ilicic, Joaquín e mais recentemente o jovem Ante Rebic foram alguns dos nomes que fazem da equipa de Florença a grande favorita neste grupo. No entanto, o Dnipro é cada vez mais uma equipa habituada a estas andanças. Começou bem o campeonato ucraniano (está 2 pontos atrás do Shakhtar, no 3.º lugar) e conta com Konoplyanka, Giuliano e Strinic. E mesmo no adversário mais fraco do grupo, Costinha e Maniche tiveram azar: o Pandurii mostrou ontem em Braga ser uma equipa competente e bem organizada, com capacidade para disputar os jogos com uma equipa do nível do Paços. Será complicado mas o Paços tem que acreditar.
    Estoril - Se tivéssemos que acreditar ligeiramente mais em alguma das 3 equipas lusas, essa seria o Estoril. Tem argumentos interessantes, um modelo de jogo definido e um plantel suficientemente amplo para retirar alguns trunfos do banco em alguns jogos. Calhou-lhe em sorte um Sevilha que, embora não tenha tido muito crédito da imprensa internacional, foi uma das equipas que melhor se reforçou neste Verão. Perdeu Navas e Negredo para o City e Kondogbia está perto de ser oficialmente do Mónaco, mas respondeu maravilhosamente com uma abordagem ao mercado. A equipa de Beto, que comprou também Diogo Figueiras, conseguiu alguns empréstimos importantes (Nico Pareja, Mbia e sobretudo, Marko Marin), contratou 3 avançados bem cotados - Gameiro, Bacca e Rusescu, acreditando ainda em Iborra do Levante, no jovem uruguaio Cristoforo contratado ao Penãrol e, com um potencial acima dos restantes, Jairo de 20 anos contratado ao Racing Santander. Para além do Sevilha, que deverá liderar o grupo, há um Friburgo que ainda ontem acrescentou um bom jogador - Darida - a jogadores de qualidade como Baumann, Pilar, Ginter, Hanke ou Mehmedi. No entanto, achamos que em dia sim o Estoril pode lutar de igual para igual com o Friburgo, pese embora o complicado ambiente na Alemanha. Por fim, há o Slovan Liberec. No entanto, achamos que o Estoril é a equipa portuguesa com maior capacidade de fazer boa figura e quem sabe conseguir um 2.º lugar.
    Guimarães - Azar teve também Rui Vitória. É verdade que o Lyon já não é o Lyon do tempo de Juninho Pernambucano e Sonny Anderson, ou até o Lyon mais recente que chegava sistematicamente aos quartos da Champions, mas é uma equipa com valor. O Bétis quererá fazer uma boa Liga Europa por não andar tantas vezes por estas bandas e o Rijeka foi uma das revelações da última ronda ao eliminar o Estugarda com duas excelentes exibições.

Acrescentando alguma informação sobre outros grupos, o Tottenham de AVB tem o Anzhi, Sheriff e Tromso num grupo bastante acessível e o Swansea bater-se-á com Valência e 2 surpresas - Kuban Krasnodar e St. Gallen.

Novidades do Mercado:
- É oficial! Chiriches é reforço do Tottenham. O defesa romeno do Steaua acrescenta assim valor ao sector defensivo de André Villas-Boas passando a ser opção para o centro da defesa a par de Vertonghen (que poderá ser a alternativa a Rose se não for contratado um defesa esquerdo), Kaboul e Michael Dawson;
- Kevin Prince-Boateng está quase no Schalke 04 numa transferência surpreendente, que poderá e deverá significar que Kaká deve mesmo regressar ao AC Milan;
- Liverpool quer Given para ser o suplente de Mignolet;
- Sporting acertou as rescisões de Onyewu e Atila Turan (que rumou ao Stade de Reims);
- É certo que a imprensa inglesa noticia o interesse do Arsenal em Di Maria, Özil e Benzema, mas mais realista parece-nos (embora Di Maria não seja um dossier a pôr de parte) o facto do Arsenal querer Guilavogui, jogador do Saint Etienne e que acreditamos que possa mesmo juntar-se à equipa de Wenger.

0 comentários:

Enviar um comentário