17 de outubro de 2013

X Factor UK - Live Week 1



    Chegámos finalmente aos Live Shows e, infelizmente, não houve nenhum Wildcard como em edições anteriores. Assim sendo, concorrentes como Paul Akister, Joseph Whelan ou Melanie McCabe foram eliminados de vez. 
    Em todas as galas daqui em diante, vamos destacar as actuações mais positivas ("OS MAIS") e as mais negativas ("OS MENOS"), não dando tanto relevo a algumas interpretações sem brilho - embora não cheguem a ser negativas. 
    Resumidamente, tivemos poucas actuações de alto nível numa primeira gala que tinha como tema os "80's". Algumas más escolhas nas canções por parte dos mentores e alguma desilusão de quem se esperava muito. Ainda assim, há quem tenha partido favorito na sua categoria e tenha aumentado o fosso para os restantes concorrentes. Vamos lá ao que interessa!

OS MAIS
    + Sam Bailey foi sem sombra de dúvidas a melhor da noite. Com a melhor interpretação até ao momento de um concorrente nesta edição, Sam agarrou na "Power of Love" da Céline Dion e arrasou por completo chegando mesmo a arrepiar - coisa que não pensávamos ser possível numa música da Céline, confessamos... Sam foi das poucas a provar na primeira gala que é uma séria candidata à vitória do X Factor UK. Sem mais nada a dizer... Sam Bailey:


    + Rough Copy foram a segunda melhor performance da noite, mas talvez a mais completa. Os 3 amigos interpretaram a "In The Air Tonight" de Phill Collins exemplarmente, ao seu estilo e ainda dando uso ao palco perfazendo uma actuação de mão cheia. Destacaram-se ainda mais dos outros grupos e juntamente com Sam, são os favoritos à conquista do X Factor 2013. Aqui fica a prova:


    + Luke Friend foi outro concorrente que se destacou pela positiva. Embora não tenha sido do nível dos dois acima, Luke cantou a "Every Breath You Take" dos The Police à sua maneira e conquistou a plateia e os jurados. Teve alguns percalços a meio da música que não deixaram que a sua performance fosse das melhores da noite. Ainda assim mereceu o nosso aval.


    + Tamera Foster, tal como Luke, não teve uma performance do outro mundo. Contudo, foi a concorrente que mais melhorou desde os castings/audições. Teve uma actuação segura e soube finalmente dar uso à sua voz sem exagerar e soar mal. James Arthur - o campeão em título e estrela emergente - é da opinião que Tamera é uma Rihanna mais bem parecida (e talvez menos porca, dizemos nós). Tamera terá provavelmente o pacote completo para se tornar uma estrela pop a nível mundial. De relevar ainda que tem muito tempo para poder evoluir já que tem apenas 16(!) anos de idade... É verdade... Aqui fica "Ain't Nobody" de Chaka Khan:



OS MENOS
    - Miss Dynamix foram a pior performance da noite. Correu tudo mal. Má escolha da música (culpa de Gary Barlow), efeitos nas vozes sem necessidade e as 3 vozes pouco coordenadas. Pela primeira vez sentimos que não existiu química entre as 3 jovens que foram reunidas por Gary. Conseguiram surpreender com uma química fora do normal com pouco tempo de trabalho nas etapas anteriores, mas não conseguiram manter essa evolução positiva. Se apenas nos baseássemos nas actuações desta semana, seriam as justas eliminadas. No entanto, acreditamos que têm mais potencial que outros concorrentes.


    - Shelley Smith é claramente um dos elos mais francos deste programa. Continua com as suas variações bruscas de voz e continua a pensar que gritar é cantar bem. Sharon acha-a uma diva, mas nós não concordamos de todo. Achamos que Shelley - com todo o respeito - é uma pseudo-diva e que precisa de descer à terra para poder melhorar os seus dotes (porque os tem). Esta interpretação de "Alone" das Heart foi a prova que Joseph Whelan merecia mais a oportunidade do que Shelley.


    - Sam Callahan - se Shelley é um dos elos mais fracos - é o elo mais fraco do programa. Sam é o rapaz que tem o look e a postura de qualquer ídolo das meninas de 10 anos, mas falta-lhe o essencial para ser um bom cantor - a voz. Bem sabemos que alguns músicos não têm uma voz por aí além e têm sucesso, mas isso é porque souberam encaixar a sua voz num registo musical que os favorece. Sam desde o início que mostrou que queria ser uma estrela pop para as crianças e o velhinho Louis gostou. Não temos dúvidas que será um excelente "cantor de estúdio" e que fará furor com os videoclips. Porém, ao vivo será o que provou com esta interpretação de "Summer of 69" de Bryan Adams - um cantor medíocre.



OS NEUTROS
    Nas actuações que não impressionaram estão ou interpretações que nem aqueceram, nem arrefeceram ou interpretações demasiado banais dado o valor do concorrente. Os exemplos das segundas interpretações são Hannah Barrett - onde se esperava tudo e deu-nos tão pouco... ainda assim teve uma prestação positiva -, Nicholas McDonald - que com a sua excelente voz, teve uma prestação completamente banal discrepando por completo com o seu potencial - e Abi Alton - que tentou fazer um brilharete com a "Livin' On A Prayer" dos Bon Jovi ao seu estilo, mas não lhe saiu da melhor maneira... Esteve bem no início, mas foi tornando a canção muito repetitiva o que tornou a interpretação "assim assim".
    Os restantes - Kingsland Road e Lorna Simpson - actuaram banalmente sem rasgos de brilhantismo.


A EXPULSÃO
    Este ano também a maneira como são escolhidos os menos votados está diferente. Ao invés de ficarem os dois concorrentes com menos votos, existem duas votações. A primeira, na gala onde todos os concorrentes cantam, que consiste num somatório dos votos de cada categoria. Ficará sujeito a sair o concorrente que tiver menos votos da categoria que reuniu menor número de votos. Confuso, mas os Ingleses gostam de aparvalhar uma coisa que estava tão simples. Na segunda votação, que é no início da gala da expulsão, juntar-se-á o menos votado.
    Assim sendo, a categoria com menos votos foi a dos adultos tendo Shelley sido a menos votada das 3 concorrentes. Já na gala da expulsão, Lorna foi a menos favorita.
    Ambas as concorrentes cantaram no Survival e Lorna foi de facto a melhor. Sharon Osbourne introduziu Shelley com um "The very fabulous... Shelley Smith" e Lorna com um "Lorna"... Como se não bastasse, absteve-se de votar para expulsar tendo a decisão chegado pelos outros 3 jurados. Lorna Simpson foi a primeira concorrente a ser expulsa (injustamente) com os votos de Louis e Nicole. Shelley era claramente quem merecia sair, mas já estamos habituados a estas pequenas injustiças do programa. Aqui ficam as actuações no Survival de Lorna e Shelley:



0 comentários:

Enviar um comentário