19 de outubro de 2013

Premier League: Alguém pára o Arsenal?

Arsenal  4 - 1  Norwich (Wilshere 18', Özil 58' 88', Ramsey 83'; Howson 70')

    O Arsenal isolou-se na liderança depois de um festival de bom futebol no Emirates frente ao Norwich. Wenger lançou uma equipa com Santi Cazorla de regresso ao onze e Ramsey no banco. Flamini e Arteta, intocáveis na segurança do meio-campo e da posse de bola e Sagna foi mesmo opção depois de várias previsões que davam Jenkinson a titular. 
    A vantagem londrina chegou numa jogada espectacular de combinação ao 1.º toque entre Giroud e Wilshere com o inglês a desviar a bola para a baliza. Um lance para ver e rever. Como desbloquear uma defesa de 5 homens com classe pura: por Wilshere e Giroud. Foi de resto o primeiro golo de Wilshere no Emirates Stadium e a 1.ª vez que consegue marcar em dois jogos consecutivos, depois de o ter feito frente ao WBA. Com Gibbs bastante envolvido em vários lances - e Sagna sistematicamente a falhar no flanco oposto em zonas ofensivas - o Arsenal foi acelerando o jogo só de vez em quando, com Giroud e Cazorla a tentarem beliscar a baliza de Ruddy. No final do 1.º tempo o Norwich cresceu ligeiramente, com Snodgrass activo, Howson e Fer bem no apoio e na construção, mas pouco Hooper sucumbido entre os centrais Mertesacker e Koscielny. 
    O 2.º golo chegou só na segunda parte com Olivier Giroud novamente a fazer a assistência e Mesut Özil a marcar o seu segundo golo pelo Arsenal e primeiro na Premier, de cabeça. No entanto o Norwich não baixou os braços e Howson (jogador que tinha lugar numa equipa de outro nível) reduziu num remate forte e colocado. Para acabar com quaisquer aspirações que o Norwich pudesse ter relativamente a um empate, surgiu no jogo o most improved player desta época - Aaron Ramsey. O galês já estava em campo desde os 37' mas foi curiosamente depois da substituição de Giroud por Bendtner, aos 77 minutos, que o Arsenal começou a parecer e a ser... demolidor. Com fome de golos e nota artística, parafraseando Jesus, elevadíssima, a equipa de Wenger marcou ainda mais dois golos. A uma velocidade e intensidade impressionantes o 3.º foi de Ramsey. O galês continua a surpreender jogo após jogo e hoje foi tarde para marcar um dos melhores golos da sua carreira. Tirou um adversário do caminho, depois tirou outro, e lá marcou o seu golo. São já 9 golos esta época, 5 deles na Premier League. Quem diria que após a saída de Bale outro galês teria tamanha atenção focada nele?! O jogo não acabou sem antes Ramsey assistir ainda Özil para o segundo golo do alemão, fechando as contas em 4-1. Cruzamento de Rosicky na esquerda, Ramsey a aparecer ao segundo poste e a assistir de primeira para um remate, também de primeira, do camisola 11 do Arsenal. 
    Incrível a capacidade que este Arsenal tem de mudar a velocidade do seu jogo, em bloco, e é notável como Mesut Özil conseguiu transfigurar o estilo de jogo e as ambições deste Arsenal. O alemão é o melhor jogador da equipa mas este Arsenal convence cada adepto um jogo de cada vez pela melhoria constante de vários jogadores que estavam bem longe deste nível: Aaron Ramsey e Olivier Giroud, sobretudo, sendo que Jack Wilshere conseguiu nos últimos jogos ter "números" elevando também ele a fasquia. Continua a faltar uma alternativa a Giroud - embora hoje Bendtner até tenha entrado bem, integrando-se com a dinâmica ofensiva - mas aquilo que o Arsenal deve procurar é um lateral-direito. Importa ainda lembrarmos que Podolski está fora (e voltará motivadíssimo por jogar com o compatriota Özil) e Cazorla só hoje regressou. Se Cazorla no ano passado era o "jogador +" do Arsenal, o que dizer agora com Özil, Ramsey, Wilshere e Giroud neste nível...
    Este Arsenal é candidato ao título e daqui a 2 jornadas há um entusiasmante Arsenal-Liverpool.

Barba Por Fazer do Jogo: Mesut Özil (Arsenal)
Outros destaques: Gibbs, Wilshere, Ramsey, Giroud; Snodgrass, Howson
Golos e Melhores Momentos:

0 comentários:

Enviar um comentário