2 de outubro de 2013

X Factor UK - Bootcamp


    Após as audições chegámos ao Bootcamp que sofreu algumas alterações desde as edições anteriores. Porém, antes do Bootcamp, os concorrentes tiveram que cantar em trio para o júri fazer uma filtragem e diminuir em larga escala o número de concorrentes. Logo aí, uma das cantoras que foi nosso destaque - Stephanie Woods - foi eliminada. Uma surpresa que já se esperava derivado à elevada concorrência entre as raparigas.
    Voltando então ao Bootcamp, este ano o formato é diferente. Ao contrário dos outros anos, os mentores foram atribuídos logo nesta fase. Gary Barlow ficou com os grupos, Sharon Osbourne com os mais velhos, Nicole Scherzinger com as raparigas e Louis Walsh com os rapazes. Mas esta não foi a única mudança. Agora a fase consiste numa competição entre todos os concorrentes de cada grupo sendo que existem apenas 6 lugares com passagem assegurada para a casa dos jurados, denominados "'The Seats of Fate". Os concorrentes são avaliados por todos os jurados como se da primeira audição se tratasse, mas cabe ao mentor a decisão final.

RAPARIGAS
    Já prevíamos uma concorrência forte, mas não ficámos surpresos com as 6 raparigas escolhidas por Nicole Scherzinger. Das 9 a que demos destaque, acertámos nas 6 concorrentes que passaram para a casa de Nicole e as 3 que ficaram pelo caminho eram as que tínhamos menos esperanças. Principalmente Crissie RhodesHannah Sheares. Apesar de terem uma grande voz, ficam atrás das 6 eleitas. A única excepção é Stephanie Woods que tinha potencial para mais, mas desde o casting que não mostrou o que realmente vale. Eliminação justa.
    As seis jovens escolhidas por Nicole são: Hannah Barrett, Tamera Foster, Relley C, Jade Richards, Melanie Woods e Abi Alton. De todas, a melhor interpretação foi de Hannah Barrett que levantou tudo e todos com a sua actuação. Abi é, de todas, a que se distingue mais por ter um estilo próprio que aplica em todas as músicas que canta. Vai ser uma escolha difícil já que apenas passarão 3. Tudo vai depender do que fizerem em casa da sua mentora, mas acreditamos que Hannah estará sem dúvida entre as finalistas. Aqui ficam as interpretações das 6 concorrentes:

Hannah Barrett - I'd Rather Go Blind (Etta James)

Tamera Foster - Stay (Rihanna)

Relley C  - Respect (Aretha Franklin)

Jade Richards - Clown (Emeli Sande)

Melanie McCabe - The One That Got Away (Katy Perry)

Abi Alton - I Wanna Dance With Somebody (Whitney Houston)


RAPAZES
    Nesta categoria não houve surpresas também pelo facto de não terem participado muitos rapazes com talento. Apenas demos destaque a 4 rapazes que figuram entre os 6 escolhidos. Os outros 2 não achámos que tinham o necessário para passar à fase final. Falamos de Giles Potter - que teve um percurso com altos e baixos sem nunca surpreender muito - e de Sam Callahan - que não tem uns vocais muito bons.
    Os 6 escolhidos por Louis são Paul Akister, Giles Potter, Sam Callahan, Luke Friend, Ryan Mathie e Nicholas McDonald. Apesar de ser mais fácil escolher os 3 eleitos, temos dúvidas quanto ao terceiro elemento. Apostamos na passagem de Paul e Nicholas e o 3º lugar vai depender muito do que Luke Friend fizer. Haverá uma disputa renhida entre Giles, Ryan e Luke para o 3º passe para as galas. Aqui ficam as actuações onde Nicholas e Paul se destacaram completamente dos restantes concorrentes:

Paul Akister - I'd Rather Go Blind (Etta James)

Giles Potter - I Won't Give Up (Jason Mraz)

Sam Callahan - Iris (The Goo Goo Dolls)

Luke Friend - Alone (Heart)

Ryan Mathie - Wake Me Up (Avicii)

Nicholas McDonald - I Won't Give Up (Jason Mraz)

GRUPOS
    Se nos rapazes não haviam grandes dilemas em escolher os 6 melhores, nos grupos ainda menos. Gary não teve qualquer dificuldade em escolher os melhores. Apenas destacámos 2 grupos e aqui está uma surpresa tanto para nós, tanto para o público que acompanha o X Factor. Gary eliminou um dos grupos favoritos do público - Next of Kin. O grupo tornou-se um dos favoritos após no casting terem cantado uma música original que comoveu os jurados. No entanto, nas etapas seguintes o grupo não correspondeu às expectativas de Gary e o ex-Take That eliminou-os. Já os Rough Copy, também destacados por nós, passaram mesmo tendo em conta as adversidades. O trio teve de passar a duo perdendo Kazeem. Isto porque Kazeem, caso passassem, não poderia ir a casa de Gary porque fica fora do país e o jovem se saísse de Inglaterra seria impedido de voltar a terras de Sua Majestade. Mesmo assim, os Rough Copy passaram com uma música dos Oasis cantada com coração sendo uma das melhores performances do Bootcamp. Gary ainda aproveitou criar um grupo com os "restos" de Nicole. Agarrou em 3 raparigas e formou um grupo chamado Emotion-Central (por enquanto).
    Os 6 grupos escolhidos por Gary são: Rough Copy, Emotion-Central, Brick City, Code 4, Xyra e Kingsland. Na nossa opinião, Rough Copy são os grandes favoritos e as Emotion-Central têm um factor a seu favor que é serem uma banda criada por Gary. Aqui estão as actuações com especial atenção para os Rough Copy:

Rough Copy - Stop Cryin' Your Heart Out (Oasis)

Emotion-Central - We Found Love (Rihanna)

Brick City - Like a Prayer (Madonna)


Code 4 - Wake Me Up (Avicii)

Xyra - Billie Jean (Michael Jackson)

Kingsland - For Once In My Life (Stevie Wonder)

ADULTOS
    Nesta categoria houve algumas surpresas... Não nas eliminações, mas sim em concorrentes que se mostraram mais. Vai aqui uma grande dor de cabeça para Sharon, já que tem 5 grandes cantores e vai também ter um trabalho bastante difícil em levar apenas 3 concorrentes para a final. 
    Os ecolhidos de Sharon Osbourne foram: Andrea Magee, Shelley Smith, Lorna Simpson, Zoe Devlin, Joseph Whelan e Sam Bailey. Se para nós Shelley, Joseph e Sam não era uma surpresa, Lorna e Zoe surpreenderam bastante e ameaçam os lugares que pareciam quase destinados aos 3 primeiros. Apesar de gostarmos muito de Joseph e do seu estilo musical, admitimos que vai ser bastante difícil a sua passagem. Apostamos na passagem de Sam, Shelley e Lorna. E aqui ficam as actuações dos 6 mais velhos da competição:

Andrea Magee - With or Without You (U2)

Shelley Smith - Respect (Aretha Franklin)

Lorna Simpson - I Wanna Dance With Somebody (Whitney Houston)

Zoe Devlin - You Are So Beautiful (Joe Cocker)

Joseph Whelan - Iris (The Goo Goo Dolls)

Sam Bailey - Clown (Emeli Sande)

0 comentários:

Enviar um comentário