23 de outubro de 2013

Champions League: Diego Costa dizimou austríacos e Nápoles não vacila no grupo da morte

  Champions LeagueMais uma 3.ª feira com o expoente máximo do futebol europeu a ser jogado por diversos campos. Não foi um dia positivo para o futebol português - esperemos que amanhã se escreva uma página diferente na Luz - e os resultados não fugiram muito ao esperado. O Atlético confirmou toda a sua qualidade, o Chelsea venceu por 3-0 num terreno que se antevia muito mais complicado e o Milan voltou a ser uma pedra no sapato para o Barcelona.

AC Milan 1 - 1 Barcelona: Milan em má forma, Barcelona em relativa boa forma = empate. Porquê? Porque, tal como nas últimas épocas, o Milan transcende-se sempre quando recebe os catalães. Aos nove minutos o Milan (sem El Shaarawy e com Balotelli no banco) inaugurou o marcador. Boa jogada entre Robinho e Kaká com o nº 22 a fazer lembrar os seus bons tempos de milanês e o avançado a não perdoar na cara de Valdés. O Barcelona teve sempre mais bola (64% no geral) e chegou ao golo após uma perda do Milan. O Barça recuperou a bola, apanhou o Milan balanceado e Iniesta assistiu Lionel Messi. O argentino aguentou a carga, nenhum defesa "meteu o pé" e o empate chegou. Manteve-se sempre o Barcelona mais perto do golo - Neymar, Adriano, Alexis e Messi procuraram a vitória -, mas o Milan soube fechar os caminhos para a sua baliza.
Barba Por Fazer do Jogo: Riccardo Montolivo (AC Milan)


Celtic 2 - 1 Ajax: Perspectivava-se um duelo equilibrado entre ambas as equipas e foi isso que aconteceu. O Celtic sempre com a sua mentalidade de jogo matreira contra uma mentalidade inocentemente ofensiva por parte dos holandeses. O primeiro golo da partida surgiu de uma grande penalidade convertida por Forrest. O Celtic praticava um futebol defensivo e directo e num contra-ataque de Samaras, o grego rematou contra a defensiva do Ajax e Kayal aumentou para dois golos de vantagem na recarga. O Ajax tentou sempre responder com boas jogadas de ataque comandadas por Siem De Jong. Apesar de terem imensas oportunidades de golo, muitas vezes negadas pela boa exibição de Forster, o Ajax só conseguiu reduzir aos 94' num belíssimo golo de Schøne. O Guarda-redes inglês ficou pregado ao relvado tamanha era a sua impotência de parar este grande remate.
    Com esta vitória o Celtic soma assim a sua primeira vitória no grupo relegando o Ajax para a última posição com um ponto.
Barba Por Fazer do Jogo: Fraser Forster (Celtic)


Austria Viena 0 - 3 Atlético Madrid: Muito pouca gente terá dúvidas relativamente à passagem do Atlético em 1.º lugar no Grupo G, bem como do facto da equipa de Diego Simeone ser por esta altura uma das equipas mais fortes e personalizadas no panorama europeu. O Atlético deslocou-se a Viena e a vantagem chegou cedo - minuto 8 e uma grande jogada colectiva. Grande passe de Koke a desmarcar Filipe Luís e o lateral brasileiro ofereceu o golo a Raúl García. Com Courtois e a sua defesa intransponível e um meio-campo que se bate pelo estatuto de fisicamente mais intenso da actualidade, o Atlético manteve o pé no acelerador e chegou ao segundo numa grande arrancada de Diego Costa. O avançado, disputado por Brasil e Espanha a nível internacional, recebeu a bola ainda no seu meio-campo, arrancou pelo flanco esquerdo, tirou dois adversários do caminho com enorme categoria e finalizou com serenidade. Manteve-se Diego Costa apontado à baliza austríaca e por pouco não voltou a facturar na 1.ª parte, enquanto que do outro lado era Hosiner (merecia acabar a fase de grupos com pelo menos 1 golo, e merece outros voos) a rematar à trave. No segundo tempo, o ex-Sporting Emiliano Insúa assistiu Diego Costa para o golo que sentenciou o jogo - o brasileiro não deixou a bola escapar no interior da área e rematou prontamente. Este Atlético não vacila e tem praticamente garantido o primeiro lugar do grupo - conseguirá a qualificação na próxima jornada. Foi a única equipa de hoje a atingir o pleno - algo que amanhã PSG, Bayern e Real Madrid também poderão conseguir.
Barba Por Fazer do Jogo: Diego Costa (Atlético Madrid)

Schalke 04 0 - 3 Chelsea: Esperava-se um jogo bem complicado para José Mourinho na Alemanha, mas tudo ficou mais simples no primeiro golo desta terça-feira europeia - Frank Lampard marcou um canto aos 5 minutos, Ivanovic "penteou" a bola e El Niño Fernando Torres surgiu sozinho ao segundo poste, tendo só que encostar a bola. Na segunda parte, aos 69' Max Meyer (tem um futuro auspicioso pela frente) cometeu um turnover infantil, Hazard recuperou a bola e saiu disparado em transição, deu a bola a Óscar e o brasileiro assistiu Fernando Torres. O avançado espanhol desequilibrou Hildebrand com a sua recepção e colocou o Chelsea com uma vantagem mais confortável num terreno onde Draxler e companhia podiam ter afligido este Chelsea a qualquer instante. No final o Schalke estava no seu pressing final e Hazard explorou o contra-ataque da melhor forma. Ramires despachou a bola para o meio-campo vizinho, Eden Hazard acelerou com Torres ao seu lado mas não deu o golo ao espanhol, marcando ele e dando sequência à sua boa prestação no fim-de-semana passado. Um resultado muito importante para o Chelsea, que neste domingo receberá o Manchester City na Premier, aumentando o interesse dos futuros Basel-Chelsea e Schalke-Basel.
Barba Por Fazer do Jogo: Fernando Torres (Chelsea)

Steaua 1 - 1 Basel: Talvez o jogo menos badalado da noite. O Basileia voltou a mostrar o seu bom futebol, sempre organizado contra um Steua com algum coração. Os suíços superiorizaram-se por uma margem muito pequena tendo o empate sido o resultado mais justo entre as duas equipas. O Basileia teve algum azar nos momentos decisivos e o Steua pouca calma. Os romenos podiam ter dado a volta ao resultado após o grande golo de Diaz, mas faltou-lhes mais serenidade no momento do remate. A equipa da casa apenas conseguiu igualar a partida a 2 minutos do fim por intermédio de Leandro Tatu - jogador bem conhecido dos portugueses tendo jogado no Beira-Mar.
Barba Por Fazer do Jogo: Valentin Stocker (Basel)

Marselha 1 - 2 Nápoles: Notou-se bastante a discrepância de qualidade entre as duas equipas. O resultado só não foi mais desnivelado para o lado do Nápoles por terem sido tão brandos na finalização. Os napolitanos tiveram inúmeras ocasiões de golo clamorosas na primeira parte, mas só marcaram perto do fim da mesma por intermédio de Callejón. O avançado ex-Real Madrid trabalhou bem sobre o defesa do Marselha puxando a bola para atrás e disferindo de seguida um remate indefensável para Mandanda. A segunda parte esfriou em termos de oportunidades de golo e só a meio da mesma é que voltou a haver golos. Zapata chegou, viu e marcou um golaço à entrada da área! O Marselha continuava sem produzir futebol suficiente para marcar um golo, mas o que é certo é que marcou mesmo. Ayew rematou espontaneamente de fora-de-área batendo assim o até então tranquilo Reina.
    Os franceses afundam-se cada vez mais no fundo da tabela não tendo ainda pontuado e o Nápoles aproveitou a escorregadela do Arsenal para igualar os ingleses e os alemães do Dortmund com 6 pontos cada.
Barba Por Fazer do Jogo: José Callejón (Nápoles)

0 comentários:

Enviar um comentário