15 de outubro de 2013

Crítica: Mud

Realizador: Jeff Nichols
Argumento: Jeff Nichols
Elenco: Matthew McConaughey, Tye Sheridan, Jacob Lofland, Reese Witherspoon, Sam Shepard, Sarah Paulson, Michael Shannon
Classificação IMDb: 7.4 | Metascore: 76 | RottenTomatoes: 98%
Classificação Barba Por Fazer: 78

     Foi um dos nomeados à Palm d’Or em 2012 no festival de Cannes mas só chega a Portugal na próxima semana. ‘Mud’, intitulado por cá como Fuga, é mais um daqueles filmes de orçamento barato que anda a resultar – vejamos Beasts of the Southern Wild, Winter’s Bone, The Place Beyond the Pines ou The Kings of Summer. Quanto a nós, apenas os 2 últimos resultaram a 100%. Chamam a ‘Mud’ um american indie classic. E é o que é.
    Um amigo meu – sim, Daniel, tu – disse-me há uns tempos, com toda a razão, que toda a gente percebeu que Matthew McConaughey tinha potencial para grandes voos depois do seu papel em The Lincoln Lawyer. Pois bem, bem posicionado para ser nomeado para melhor actor por Dallas Buyers Club, McConaughey já não é o homem que se perde em 7 dias ou o encalhado para a Sarah Jessica Parker (que quanto a mim parece um cavalo transsexual) despachar. Mud é um papel ao nível ou acima do advogado Mick Haller mas talvez abaixo do bem cotado papel como Ron Woodroof.
    Mud é o nome de Matthew McConaughey no filme, um fugitivo acusado de homicídio e apaixonado desde pequeno por Juniper (Reese Witherspoon), que se encontra a viver numa ilha desabitada. Para além de Mud, as 2 personagens principais do filme são dois miúdos. Ellis (Tye Sheridan) e Neckbone (Jacob Lofland) são dois melhores amigos que numa viagem de barco descobrem Mud e acabam por ajudá-lo. A sobreviver, na sua fuga e no contacto com Juniper. Tudo com base num acordo, eles ajudam-no com o barco dele e no final ele dá-lhes a arma dele. Embora depois Mud e o jovem Ellis desenvolvam uma amizade forte, querendo o miúdo ser como a personagem de McConaughey e acreditando ele que nada é capaz de afastar um amor sincero.
    Mud – o filme, não a personagem, é talvez demasiado longo embora prenda o espectador gradualmente. Para além de actores reputados como Michael Shannon, Sam Shepard e Reese Witherspoon, ao ver Tye Sheridan e Jacob Lofland temos a sensação que daqui a uns anos serão actores reconhecidos. Sobretudo Tye Sheridan, a personagem que divide o protagonismo com Mud, e que já tinha aparecido em ‘The Tree of Life’ tendo para o ano projectos com nomes envolvidos como Christopher Plummer, Travolta, Chlöe Grace Moretz, Charlize Theron ou Nicholas Hoult. Vai andar bem acompanhado.    Quanto a Matthew McConaughey, para além do tal Dallas Buyers Club com Jared Leto, vê-lo-emos em breve no filme de Scorsese The Wolf of the Wall Street no qual DiCaprio terá os holofotes sobre si mas tanto McConaughey como Jonah Hill poderão ter bons desempenhos secundários. E depois, claro, haverá o Interstellar de Christopher Nolan.

    Mud, um american indie classic. É o que lhe chamam. É o que é.

0 comentários:

Enviar um comentário