27 de outubro de 2013

"El Classico" começa sem sal e acaba a escaldar (2-1)

Barcelona    2 - 1    Real Madrid (Neymar 18', A. Sanchez 78'; Jesé 90'+1)

    Hoje tivemos o El Classico que se disputou a uma hora fora do normal. O jogo começou às 18h (17h em Portugal Continental) com um Camp Nou a rebentar pelas costuras e também com uma homenagem a Tito - antigo treinador dos blaugranas. O jogo começou sem sal algum com um Real defensivo e na expectativa de um erro adversário e um Barcelona também um pouco cauteloso. Contudo, Alberto Mallenco - árbitro da partida e figura no Benfica-Olympiakos pelas piores razões - voltou hoje a brilhar apimentando a segunda parte com 3 erros com possível influência no resultado.
    A primeira metade praticamente não teve ocasiões de golo. O primeiro lance de perigo surgiu aos 19 minutos e resultou logo em golo. Bom trabalho de Iniesta a libertar Neymar na esquerda, o brasileiro não entrou em cerimónias e disparou para a baliza fazendo o primeiro da partida e levando ao delírio todo o estádio. A bola não ia para a baliza tendo sofrido um desvio essencial de Rafael Varane. O Real podia ter sofrido o segundo logo a seguir, mas enfrentou um Messi não tão inspirado pela frente. O astro argentino apareceu isolado pela direita, mas falhou totalmente o alvo ao rematar. Já a acabar a primeira parte, surgiu a resposta dos merengues. Ronaldo explodiu pela esquerda, centrou tenso e Khedira desviou para enorme defesa de Valdés. O lance terminou em polémica pois após a defesa de Valdés, a bola resvala no braço de Adriano fazendo a mesma voltar em segurança para as mãos do guarda-redes espanhol. Estava feito o primeiro erro de Alberto Mallenco.
    A segunda metade foi mais agitada e começou logo com outro erro de Mallenco. Numa boa jogada do Barcelona, Fabregas é claramente rasteirado por Pepe, mas o árbitro mandou seguir. Mallenco é perito em apitar lances sem falta e a deixar passar incólumes lances irregulares. O Barça voltou a criar perigo logo a seguir com Iniesta em destaque com um grande passe isolando Neymar, mas o brasileiro encontrou Diego Lopez pela frente. O Real deu um murro na mesa e virou o rumo do jogo assumindo finalmente o domínio do mesmo. O bom momento dos merengues iniciou com um pontapé violento de Cristiano Ronaldo para nova enorme(!) defesa de Victor Valdés. O guardião espanhol esteve em grande plano tendo também defendo um remate de primeira de Di Maria com algum perigo. Aos 70 minutos surge o maior erro da partida. Ronaldo isola-se na frente e Mascherano empurra explicitamente o português nas costas derrubando-o dentro de área. Se os outros lances foram rápidos e poderiam ter alguma dificuldade para os juizes da partida, este é impossível não ver. É demasiado flagrante para um árbitro (supostamente) de nível mundial não ter marcado. Mallenco já tinha estado em destaque noutro clássico espanhol tendo prejudicado novamente o Barcelona. É brilhante a forma como dão oportunidades a árbitros de tão baixo calibre de arbitrarem jogos internacionais. Benzema tentou responder com raiva com um remate fortíssimo fora-de-área, mas a bola esbarrou na barra de Valdés para alívio do espanhol. A frustração dos madridistas aumentou ainda mais quando, num contra-ataque, Alexis Sanchez faz o segundo para o Barcelona num golo de bandeira. O chileno parte para a baliza apenas a pressão de Varane, contemporiza um pouco e do nada disfere um chapéu antes da grande área surpreendendo por completo Diego Lopez... O Real Madrid já sem grande esperança, voltou a estar por cima tendo desperdiçado algumas ocasiões de golo iminente. O golo de honra surge já nos descontos com Ronaldo a isolar o jovem espanhol Jesé Rodriguez tendo o jovem rematado com força em direcção de Valdéz, mas o mesmo não conseguiu impedir o golo.
    O Barcelona segue assim em primeiro lugar com 6 pontos de vantagem do principal rival e com 4 sobre o Atlético de Madrid embora estes tenham menos um jogo.

Barba Por Fazer do Jogo: Neymar Jr. (Barcelona)
Outros Destaques: Iniesta, Valdés; Ronaldo.
Golos:
1-0 Neymar 18'

2-0 A. Sanchez 78'
3-0 Jesé 90'+1

0 comentários:

Enviar um comentário