27 de outubro de 2013

Crónica: Sporting tem o 2º melhor ataque da última década

    À beira do clássico de hoje, o Sporting parte para o importante embate com o FC Porto - referente à 8º jornada - com o 2º melhor ataque da última década. A equipa criada praticamente de raiz por Leonardo Jardim fica apenas atrás do Benfica da temporada 2009/10 com 24 golos marcados em 7 jogos.
    A figura do ataque leonino é o colombiano Fredy Montero. O avançado já leva 9 golos na Liga e apenas não facturou no jogo contra ao Rio Ave no Estádio de Alvalade. Apesar da qualidade inegável de Fredy, há toda uma equipa low cost por trás que faz com que os golos surjam com maior naturalidade. O mérito é de longe de Leonardo Jardim. Voltou a apostar em jogadores esquecidos por treinadores anteriores como Cédric, William Carvalho e - o caso mais sonante - Wilson Eduardo. Este último tinha vindo a destacar-se nos últimos anos por todas as equipas que representou, mas nunca chegou a ter uma oportunidade no clube de Alvalade. Esta época finalmente teve a sua oportunidade, agarrou-a e é agora um dos elementos mais importantes da equipa. Tanto ele como Carrillo - o peruano bem mais inconstante nas suas exibições - facilitam o trabalho de Montero na frente. No miolo o patrão é William Carvalho. Um recuperador de bolas nato com uma precisão de passe incrível tem à sua frente dois bons distribuidores de jogo. Tanto Adrien como André Martins têm capacidade de pegar na bola e assumir o jogo. Arriscam se assim for preciso e também eles são importantes no ataque do leão.
    Como referi em cima, na última década o Sporting possui o 2º melhor ataque ficando apenas atrás do Benfica de 2009/10. É certo que o clube da Luz igualou a marca actual dos leões por mais duas vezes (2011/12 e 2012/13) marcando os mesmos 19 golos à 7ª jornada. Contudo, o Sporting supera-se muito ligeiramente na diferença de golos tendo apenas 4 sofridos contra os 8 (2011/12) e 6 (2012/13) do Benfica. Muita das vezes diz-se que a melhor defesa é o melhor ataque, mas é certo que o clube verde e branco tem em Rojo e Maurício uma boa dupla de centrais e Jefferson é o lateral esquerdo que há muito faltava ao Sporting. O lateral brasileiro também ele é um perigo quando sobe ao ataque. Os seus centros milimétricos dão imensas dores de cabeça à defesa adversária. Cédric é o elo menos forte da defensiva sportinguista tendo algumas lacunas defensivas ainda por limar.
    Existe um trabalho sério por parte do Sporting que remete o clube automaticamente como candidato ao título da Liga Zon Sagres. Hoje terá o jogo mais complicado da época ao visitar o campeão em título e líder da tabela classificativa. Hoje muitos dos jogadores estarão mais uma vez à prova ao enfrentar um adversário complicado num ambiente desfavorável - coisa que ainda não aconteceu. Contra o Benfica, em Alvalade, notou-se alguma incapacidade de responder por parte dos jogadores após o golo dos encarnados. Como será hoje? Será o Sporting capaz de superar o ambiente e consequente pressão que o rodeia? Conseguirá o Sporting ultrapassar o número de golos marcados pelo Benfica em 2009/10? Estaremos cá para saber...


                     Tiago Moreira

0 comentários:

Enviar um comentário