16 de outubro de 2013

Fredy Montero eleito melhor jogador da Liga em Agosto/ Setembro. Cavaleiro vence na Liga2

  Liga ZON Sagres - O avançado colombiano do Sporting, Fredy Montero, foi hoje distinguido justamente como o melhor jogador nos meses de Agosto e Setembro a actuar no principal escalão do futebol português. Montero reuniu uns esmagadores 41,54% dos votos, seguido por William Carvalho (9,96% e já anunciado anteriormente como o melhor jovem destes dois meses) e Jackson Martínez fechou o pódio com 7,6%.
    São até ao momento 9 golos em 7 jogos, que deixam Montero com uma das melhores marcas da Europa e qualquer sportinguista satisfeito por ver o seu clube com um avançado capaz de mesclar características e atingir números como Liédson, Acosta ou (mais difícil, claro) Mário Jardel. Fredy Montero arrancou da melhor maneira com um hat-trick ao Arouca na 1.ª jornada e só não marcou frente ao Rio Ave. Com uma brilhante média de 1.29 golos/jogo e a precisar neste momento de apenas 69 minutos para fazer balançar as redes contrárias, era já esperado que Montero fosse distinguido com este troféu sendo que Jackson podia subir um degrau na votação e William Carvalho - bem eleito como Melhor Jovem - podia ter ficado mais abaixo nesta votação abrindo espaço para jogadores como Adrien ou Evandro, do Estoril.

    Na Liga2 Cabovisão o vencedor foi igualmente o esperado e o que mais justificou a distinção ao longo de dois meses de futebol. Ivan Cavaleiro, extremo/ avançado do Benfica B, viu o seu grande momento de forma ser premiado com 28,9% dos votos. Afastados mas com relevância na votação ficaram então Dyego Sousa, do Portimonense, e Talles do Leixões, com 9,33 e 8,1% respectivamente.
    Cavaleiro conta neste momento 7 golos na Liga2 e aos 19 anos com o seu futebol vertical e objectivo, faro de golo e sistemática vontade de conseguir mais e melhor, justifica plenamente uma utilização intermitente na equipa principal às ordens de Jorge Jesus (que, se fosse esperto, até aumentava o seu balão de oxigénio por dar hipóteses aos jovens) e a titularidade na taça frente ao Cinfães. A verdade é que noutro campeonato qualquer jogadores como João Cancelo e Ivan Cavaleiro já estariam incluídos no plantel principal e seriam utilizados com alguma frequência (veja-se na Premier jogadores como Ross Barkley, Ravel Morrison, Luke Shaw ou James Ward-Prowse) e mesmo Bernardo Silva, embora faça sentido estar na equipa B este ano para amadurecer, para o ano - até pelas suas características, que fazem falta ao Benfica neste momento - já seria jogador da equipa principal a tempo inteiro. Não menos relevante nesta discussão seria, claro está, incluir o "fantasma" de Miguel Rosa - o ex-capitão do Benfica B foi vencedor crónico dos troféus de melhor jogador do mês na Liga2 na temporada passada e, num mundo justo, estaria por esta altura a disputar a titularidade no onze inicial do Benfica.

0 comentários:

Enviar um comentário