10 de outubro de 2013

Crítica: The Way Way Back

Realizador: Nat Faxon, Jim Rash
Argumento: Nat Faxon, Jim Rash
Elenco: Liam James, Sam Rockwell, Steve Carell, Toni Colette, Allison Janney, Maya Rudolph, AnnaSophia Robb
Classificação IMDb: 7.4 | Metascore: 68 | RottenTomatoes: 85%
Classificação Barba Por Fazer: 74

    A FOX Searchlight Pictures distribuiu entre 2000 e 2010 filmes como 'Juno', '500 Days of Summer', 'Little Miss Sunshine'. Sim, é verdade que nos fizeram chegar em tempos mais recentes '127 Horas', 'Black Swan', 'The Descendants' e que em breve colocarão no grande ecrã '12 Years a Slave', mas a escolha dos três primeiros filmes que mencionei aqui deve-se à classe de filmes onde espiritualmente este The Way Way Back pertence.
    A história é simples. Um rapaz de 14 anos chamado Duncan (Liam James) vai de férias de Verão com a mãe (Toni Colette), o namorado desta (Steve Carell) e a filha do namorado da mãe. Não, adianto já que o típico cliché dele ficar com a filha do namorado da mãe não acontece - The Way Way Back não é uma novela TVI. Perante a dificuldade de se integrar na cidade e na dinâmica social envolvente, Duncan pega numa bicicleta de rapariga e pedala sem parar até encontrar o único sítio em que consegue esquecer tudo e sentir-se parte de algo - um parque aquático veranil.
    Ok, isto foi a sinopse. Agora cabe-me defender o filme porque foi para isso que a Lusomundo me pagou. Antes fosse.. A personagem de Steve Carell, o namorado da mãe, é execrável, desleal e alguém que começa o filme em diálogo com o miúdo Duncan assim: "Numa escala de 1 a 10, onde é que te colocas?", o Duncan responde "6", recebendo da parte de Carell um "Eu acho que és um 3". Mas o filme não se torna bom, naturalmente, pela personagem de Steve Carell - que reúne sim grandes expectativas para o seu papel em 'Foxcatcher'. Há comédia na relação da personagem de Allison Janney com o seu filho, há o desenvolvimento da relação de Duncan com Susanna (a vizinha do lado, interpretada por AnnaSophia Robb) e há acima de tudo: Sam Rockwell. No ano passado nomeámos nos nossos óscares o actor de Seven Pyschopaths como um dos justos 5 candidatos a melhor actor secundário e é bom reforçar que Rockwell é um dos bons actores da actualidade e um dos mais subvalorizados - ligeiramente ao nível de Casey Affleck, embora Affleck agora esteja a começar a ter algum crédito sendo chamado para filmes com maior potencial.
    Rockwell é, neste filme, Owen - o adulto que não se comporta como tal mas que acaba por ser o motivo de Duncan ter um bom Verão. Num período de hecatombe na vida de Duncan, é Owen que o ajuda e que lhe espairece a cabeça com o seu humor peculiar, directo e estranho.
    É o chamado "filme que dispõe bem" mas com alguma carga emocional, daí ter invocado lá em cima '500 Days of Summer', 'Juno' e 'Little Miss Sunshine'. Concluindo, é um filme bastante decente, a cena final representa bem a inteligência emocional com que o filme foi feito (os 2 realizadores entram no filme, desempenhando Roddy e Lewis) e, vá lá, dêem um papel ao Sam Rockwell que lhe permita ter a distinção que merece.

0 comentários:

Enviar um comentário