12 de outubro de 2013

Balanço Jogos Apuramento Mundial 2014

Por todo o mundo fora jogou-se ontem bom futebol com o Brasil como farol de todos os sonhos futebolísticos. Van Persie tornou-se um histórico, a Bélgica oficializou finalmente o seu estatuto de "geração maravilha" e várias selecções confirmaram as expectativas.

    Na Europa, o Grupo A teve ontem um explosivo Croácia-Bélgica. A selecção de Marc Wilmots partiu para o jogo de ontem com mais 5 pontos do que a Croácia, mas ontem aniquilou quaisquer aspirações de Modric e companhia ao 1.º lugar. Romelu Lukaku foi a figura do jogo ao bisar (dando sequência ao bom momento dos últimos 3 jogos pelo Everton), numa das vezes brilhantemente assistido por Defour e no outro golo numa cavalgada de meio-campo, a atestar o seu poderio físico e o erro que Mourinho cometeu ao não o deixar ficar no plantel. Lukaku deveria ser inclusive, por esta altura, o avançado titular do Chelsea. A Croácia ainda reduziu numa bomba de Kranjcar mas foi a Bélgica que acabou o jogo com festejos. Esta geração tem um gradiente de talento impressionante e é muito difícil formar um onze - desde a baliza onde há Courtois e Mignolet a todos os centrais de grande capacidade, passando pela multiplicidade de opções em médios de alta rotação e acabando no avançado (no Mundial entre Benteke e Lukaku só 1 será, à partida, titular). E vendo o jovem Bakkali no banco ontem percebemos que esta Bélgica está para durar..
    O Grupo A no qual a Sérvia acabou por desiludir, globalmente, com prejuízo para os sérvios do Benfica, enquanto que o País de Gales precisará de Bale e Ramsey claramente ao seu melhor nível para sonhar com o próximo europeu.

    A Itália já estava qualificada e ontem após o empate - 2-2 bis de Bendtner contra Osvaldo e Aquilani - com a Dinamarca garantiu uma interessante situação no grupo B. Bulgária, Dinamarca (ambas com 13 pontos), República Checa e Arménia (ambas com 12) ainda podem chegar ao Mundial. A Dinamarca não vacilará perante Malta, portanto caberá à Bulgária provar o seu valor ao receber os checos, dias depois de se deixar surpreender pela entusiasmante Arménia.
    No Grupo C nunca houve grandes dúvidas do que iria acontecer. A Alemanha seguiu o seu caminho no topo com uma vitória por 3-0 (Khedira, Schurrle e Özil) frente à Irlanda e o grande jogo da jornada era o Suécia-Áustria. Neste jogo decisivo a Áustria começou melhor com um golo de Harnik (jogador para outros voos que não o Estugarda), mas os suecos viraram o jogo - Martin Olsson empatou assistido por Ibrahimovic numa grande jogada da Suécia e aos 85' Zlatan Ibrahimovic fez a diferença: grande recepção, grande golo e a Suécia no play-off.

    Robin van Persie foi a figura principal no Holanda-Hungria. Os holandeses humilharam os húngaros (uma selecção que está longe de ser tão má quanto pareceu ontem) por 8-1. O avançado do Manchester United fez um hat-trick e tornou-se o melhor marcador de sempre da laranja mecânica, ultrapassando Kluivert. Veremos o que faz 3.ª feira a Turquia frente à Holanda e se a Roménia aproveita uma ajuda dos imbatíveis holandeses.
    No Grupo E a Suiça assegurou ontem matematicamente a presença no Brasil e o 2.º lugar será disputado por Islândia e Eslovénia (grande jogo de Novakovic ontem) com 2 bons jogos em perspectiva: Noruega-Islândia e Suiça-Eslovénia. No nosso grupo já se sabe como as coisas estão, enquanto que no Grupo G a Bósnia e a Grécia continuam numa luta impressionante pela qualificação. Na próxima jornada é a Bósnia que tem o jogo mais difícil embora deva conseguir vencer a Lituânia - caso contrário a equipa que tem um goal average de +23 neste momento cairia no play-off onde por 2 vezes já encontrou Portugal.

    A Inglaterra precisará apenas de vencer a Polónia em casa para seguir para o Brasil. Ontem os ingleses defrontaram a selecção de Montenegro e Hodgson pôr a carne toda no assador, vencendo por 4-1. Rooney, Sturridge e Welbeck foram titulares e foi o bom momento de forma de alguns jogadores e as justas chamadas à titularidade que escreveram a história do jogo. Para além de um auto-golo montenegrino, Rooney marcou, Andros Townsend estreou-se com um bom golo e Sturridge fechou a contagem no fim. No Grupo I a Espanha venceu a Bielorrússia por 2-1 (Xavi e Negredo) e deixará a França como elemento perigoso no play-off. Em todo o caso, 3.ª feira saberemos ao certo quem serão as equipas que irão compôr os cabeças-de-série e não-cabeças-de-série do play-off.

    Na América do Sul houve jogo de loucos - Colômbia e Chile empataram a 3 sendo que o Chile esteve a vencer por 3-0 na Colômbia. Aos 29' já Vidal tinha marcado e Alexis Sánchez bisado. A Colômbia só acordou no fim com Teófilo Gutiérrez a dar o mote para o ressurgir e Radamel Falcao a bisar com duas grandes penalidades. A Colômbia garantiu assim a sua presença no Brasil, assim como a Argentina assegurou o 1.º lugar da qualificação. Equador, Chile e Uruguai irão lutar pelas 2 vagas directas, sendo que provável que o Uruguai - sensação do último Mundial - acabe por ter que ir ao play-off de acesso.

0 comentários:

Enviar um comentário