22 de outubro de 2013

Dortmund operário vence (2-1) em Emirates no duelo do bom futebol

Arsenal  1 - 2  Dortmund (Giroud 41'; Mkhitaryan 16', Lewandowski 82')

       Eram grandes as expectativas para o Arsenal-Dortmund desta noite, jogo cabeça-de-cartaz para os amantes do futebol espectáculo e bem jogado - mesmo com um embate entre históricos (Milan-Barça). O actual líder da Premier League recebia então no seu estádio o 2.º classificado da Bundesliga e vice-campeão europeu. Em suma, o confronto entre duas equipas que encaram o futebol como ele deve ser encarado, integrantes das 2 melhores ligas da Europa.
    Embalado pelo momento esperava-se uma entrada forte do Arsenal, mas foi o Dortmund a assumir o jogo nos primeiros minutos. Mais posse de bola dos germânicos, muitas faltas e alguma ansiedade nos primeiros instantes e Grosskreutz, Reus e Hummels foram procurando o golo. Aos 16' o golo chegou mesmo - Aaron Ramsey não soltou a bola em zona proibida e foi desarmado por Marco Reus, sobrando a bola para Lewandowski que assistiu Mkhitaryan para um remate forte do arménio. A resposta dos homens do Norte de Londres foi gradual e, com Özil magnificamente anulado pela dupla Bender-Sahin, ia sendo Wilshere a ter que pegar no jogo da equipa mais atrás. Giroud era o jogador-alvo de todas as bolas, várias delas mal cruzadas por Bacary Sagna. Foi precisamente Giroud a conseguir depois de um bom trabalho assistir Rosicky (a jogar contra a equipa na qual se tornou jogador) com o checo a rematar para um corte de Hummels na linha. Weindenfeller estaria batido.
    O golo do Arsenal chegou perto do intervalo quando Sagna finalmente acertou um cruzamento e Giroud aproveitou para se intrometer entre Hummels e Weindenfeller, ganhando um ressalto e fuzilando depois as redes desertas. Ao intervalo, o 1-1 ajustava-se.
    Nos segundos 45' o reatar do jogo foi morno, sendo que se tornou mais "partido" a partir da saída de Wilshere (abandonou o campo tocado), com Cazorla a saber ocupar o espaço entre linhas e o jogo a ficar mais aberto de parte a parte. Koscielny ia-se destacando por esta altura na apertada marcação a Lewandowski - com alguma fruta à mistura para o travar - mas foi o polaco que escapou à expulsão num lance em que atingiu com o cotovelo o central francês em mais um dos inúmeros duelos entre ambos. A segunda parte foi dando progressivamente mais Arsenal, embora a equipa londrina não conseguisse encontrar a fórmula de sucesso uma vez que o meio-campo do Dortmund asfixiava e anulava as melhores unidades do Arsenal - Özil e Ramsey. Com um certo tom de injustiça, embora o Dortmund tenha batalhado muito, corrido bastante mais e estado tacticamente superior, Lewandowski acabou por marcar aos 82. O avançado polaco, que se fala que poderá rumar ao Arsenal, finalizou de 1.ª um excelente cruzamento de Grosskreutz e silenciou o Emirates Stadium. Até ao apito final, os alemães souberam sofrer e amealharam 3 pontos que os lançam como favoritos ao 1.º lugar do grupo.

    Não foi uma noite de particular inspiração do Arsenal - Özil foi bem anulado, Ramsey apareceu poucas vezes com perigo em zonas de finalização e Giroud tentou lutar sozinho contra a muralha Hummels-Subotic. O Dortmund mostrou ser uma equipa mais madura e esteve muito bem do ponto de vista físico e táctico. Pode-se dizer que a equipa de Klopp teve de certa forma a sorte do jogo, mas soube correr atrás dessa sorte, pressionando alto e em bloco - o Dortmund é de resto uma equipa de topo nesse capítulo - e ganhando o jogo no meio-campo. Resumidamente o Dortmund soube arregaçar as mangas para ficar bem perto da fase seguinte e não esqueçamos que ainda tem o estatuto de vice-campeão europeu. A derrota torna-se perigosa para o Arsenal, num grupo disputado a 3, tendo os ingleses que ir na próxima jornada a Dortmund e acabando a fase de grupos no inferno de Nápoles.


Barba Por Fazer do Jogo: Robert Lewandowski (Borussia Dortmund)
Outros destaques: Koscielny, Gibbs, Giroud; Hummels, Grosskreutz, Sahin, Mkhitaryan
Golos:
0-1 Mkhitaryan 16'
1-1 Giroud 41'
1-2 Lewandowski 82'

0 comentários:

Enviar um comentário