4 de outubro de 2013

Liga Europa: Guimarães lidera, Estoril e Paços desiludem

  Liga Europa - Mais uma noite europeia, com sortes diferentes para as equipas lusas. O Guimarães ganhou 1 ponto precioso em Lyon numa exibição quase perfeita, o Estoril perdeu na República Checa perante um adversário ao seu alcance e o Paços voltou a falhar, empatando contra a equipa mais acessível, à priori, do seu grupo. Balanço negativo para esta semana do futebol português, com as 5 equipas a somarem 3 derrotas e 2 empates.

Lyon 1 - 1 Vit. Guimarães: Quem diria que o Guimarães de Rui Vitória, num grupo com Lyon e Bétis, seria líder isolado no final da 2.ª jornada? Perante um Olympique Lyon que, convenhamos, é uma sombra da equipa que foi há uns anos o Guimarães venceu as probabilidades e fez uma grande exibição. A primeira parte foi sobretudo defensiva e com vista a anular a mecânica ofensiva do Lyon, tendo a garra sido premiada perto do final quando Maazou ficou isolado após uma falha de Fofana e colocou o Vitória na frente. O Lyon só chegou ao golo de bola parada, com o capitão Gonalons a marcar de cabeça. Anthony Lopes (o guardião luso do Lyon) brilhou ao defender um remate de André Santos e Douglas conseguiu manter o 1-1, num jogo em que a única coisa negativa foi a expulsão de Maazou.
    Sempre a superar as expectativas o Guimarães leva 4 pontos em dois jogos, empatou em casa do 1.º cabeça de série e continua a revelar o valor do seu plantel: Paulo Oliveira é defesa central para um grande, André Santos está a melhorar, Maazou é melhor do que Baldé e jogadores como Marco Matias e os emprestados pelo Porto têm tudo para pôr este Guimarães num patamar acima do esperado.
Barba Por Fazer do Jogo: Moussa Maazou (Vit. Guimarães)

Paços 1 - 1 Pandurii: A jogar em casa emprestada (pelo Guimarães, que se deslocou a Lyon) o Paços de Ferreira voltou a desiludir. Contra o perigoso e "cínico" Pandurii - que eliminou o Braga da Liga Europa - o jogo começou pessimamente para a equipa portuguesa com Momcilovic a abrir o activo logo aos 5'. Novamente um canto mal defendido pelo Paços, com Tiago Valente a vacilar. O Paços tentou responder por Caetano e Bebé mas marcou só na 2.ª parte numa boa jogada entre Rui Miguel e Seri, com o médio português a marcar. Até final brilharam os dois guarda-redes portugueses, Mingote na baliza do Pandurii e António Filipe na baliza do Paços. Costinha relembrou no final que o Porto foi campeão europeu em 2004 e à 2.ª jornada também só tinha um ponto. Uma novidade Costinha,o teu Paços não será campeão europeu.
Barba Por Fazer do Jogo: António Filipe (Paços Ferreira)

Slovan Liberec 2 - 1 Estoril: Qualquer ponto é importante mas o Estoril nem 1 hoje conseguiu. Šural marcou o primeiro, lançado por um colega de equipa e aproveitando um buraco autêntico na defesa do Estoril e a tarefa canarinha ficou mais complicada quando aos 37' o central Bruno Miguel foi expulso por acumulação de cartões amarelos. Mesmo com 10 jogadores o Estoril foi atrás do resultado e Luís Leal marcou, numa jogada de insistência com Anderson Luís e Sebá envolvidos. No entanto, aos 62' após um livre indirecto a bola sobrou para o capitão checo Kováč que rematou batendo Vágner. O Estoril tem assim 0 pontos ao fim de duas jornadas e terá agora um duplo confronto decisivo com os alemães do Friburgo. Para já, Marco Silva preparará a sua equipa para receber um combalido Benfica no domingo.
Barba Por Fazer do Jogo: Radoslav Kováč (Slovan Liberec)


Sevilha 2 - 0 Friburgo: No outro jogo do grupo do Estoril, o Sevilha recebeu e não deu hipóteses ao Friburgo. Os alemães estão a realizar um péssimo arranque na Bundesliga e provaram hoje que poderão estar ao alcance do Estoril. O Sevilha demorou no entanto a desfazer o nulo num fim de tarde de pouca inspiração dos jogadores da frente, valendo um penalty convertido por Diego Perotti para os espanhóis ganharem vantagem. O momento do jogo aconteceu já bem perto do fim com o jovem Jairo (temo-lo apontado como um talento a seguir) a desfazer-se de 2 adversários no meio-campo antes de explodir com a bola conduzida, numa obra de arte sua, até oferecer de forma altruísta o golo a Bacca.
Barba Por Fazer do Jogo: Jairo Samperio (Sevilha)

Trabzonspor 3 - 3 Lázio: Era um dos jogos mais interessantes da jornada e provou sê-lo mesmo. Na Turquia o Trabzonspor começou a ganhar com um golo do rápido e jovem Yusuf, tendo ampliado a vantagem num grande golo do polaco Mierzejewski - remate do meio da rua com a bola a descrever uma trajectória inesperada. A Lázio reduziu por Onazi mas aos 35' o marcador voltava a mexer-se para o 4.º golo do jogo em pouco mais de meia hora - Mierzejewski pegou na bola na direita, flectiu novamente para o centro, serviu Paulo Henrique e o avançado brasileiro - em excelente momento de forma - marcou. O jogo seguiu com o 3-1 até aos 84 minutos e em dois minutos o experiente Floccari bisou e deixou tudo empatado.
Barba Por Fazer do Jogo: Adrian Mierzejewski (Trabzonspor)

Outros Destaques: o Tottenham derrotou o Anzhi na Rússia por 2-0 (Chadli e Defoe, que já merecia uma oportunidade a titular na Premier, marcaram os golos); Swansea ganhou ao St.Gallen com um golo solitário de Routledge; Eintracht Frankfurt continua a boa prestação europeia e hoje venceu por 3-0 em casa do APOEL; Ludogorets mantém-se 100% vitorioso nesta fase de grupos e depois de derrotar o PSV hoje ganhou ao Dinamo Zagreb por 3-0; o PSV recuperou da derrota caseira com os búlgaros e venceu hoje com golos dos prometedores Depay e Jozefzoon; o Wigan conseguiu a sua 1.ª vitória europeia ao derrotar em Inglaterra o Maribor por 3-1 - Nick Powell foi o homem do jogo ao marcar 2 golos; por fim, o Rubin Kazan - equipa experiente na Liga Europa - passeou frente ao Zulte-Waregem, com Natcho a ser a figura do jogo.

0 comentários:

Enviar um comentário