6 de outubro de 2013

Colombianos fazem a diferença pelo Porto frente ao Arouca (3-1)

Arouca  1 - 3  Porto (Pintassilgo 90'; Jackson Martínez 12' 75', Quintero 90+2')

    Depois da vitória do Sporting no jogo de ontem, o Porto estava obrigado a vencer para ser novamente líder isolado da Liga ZON Sagres. Estava ainda em causa a necessidade do campeão em título dar uma boa resposta depois do desaire com o Atlético Madrid. Deslocando-se ao terreno do recém-promovido Arouca, o Porto cumpriu e o talento colombiano fez a diferença. Paulo Fonseca lançou o 11 inicial dando finalmente a titularidade ao mexicano Herrera e ficando no banco jogadores como Quintero, Defour e Licá.
    O jogo iniciou-se muito "preso", com o Arouca a negar qualquer iniciativa portista até ao minuto 12' em que uma "aventura" ofensiva de Alex Sandro acabou numa assistência para Jackson Martínez. O Porto nunca chegou a ser uma equipa dominadora e ficaram bastantes dúvidas num lance em que Hélton saiu da grande área e acabou por derrubar o jovem Ceballos. A equipa da casa bem tentava empatar o jogo com Pintassilgo, David Simão e o avançado Roberto a terem alguns bons pormenores - destaque para uma recepção de Roberto que se tivesse melhor sequência seria um grande golo. Do lado portista, Jackson era o jogador mais perigoso enquanto que Herrera exibiu-se sempre como o melhor jogador do meio-campo, tem tudo para ser um jogador de topo no Porto e muito provavelmente ajudará a subir a qualidade de jogo do Porto nesse sector. Ao intervalo dava a ideia de que o resultado portista era melhor do que a exibição conseguida.
    Já na 2.ª parte o Arouca bem foi tentando nivelar o jogo e para isso conseguia ter mais bola e rematar mais que os dragões. No entanto, acabou por ser o Porto a ampliar a vantagem, numa altura em que já o jovem Ricardo estava em campo. Instantes depois de um canto, Otamendi surgiu em boa posição e deu o golo a Jackson Martínez que, à matador, bisou. Um golo contra a corrente do jogo e a ser um duro revés para os esforços do Arouca. Até ao final Pedro Emanuel foi expulso e Mangala (está bastante abaixo do que já se viu dele) abalroou um jogador do Arouca à entrada da área. Na marcação do livre directo, Pintassilgo fez o 2-1 à entrada do tempo de compensação num remate forte para o lado de Hélton. Paulo Fonseca ficou preocupado e viu-se na necessidade de colocar Quintero em campo. O nº 10 entrou aos 91 e aos 92 marcou de livre directo (erro da barreira ao abrir).

    Melhor o resultado que a exibição portista, certamente. Os dragões recuperaram o 1.º lugar num jogo em que os azuis e brancos tiveram pouca chama e o Arouca deixou boa imagem. Jackson Martínez ficou com inveja do bis do compatriota Montero e marcou também dois golos - 9 de Montero contra 7 de Jackson neste momento. Herrera teve um período mau no jogo, mas globalmente fez um bom jogo e tem muito para dar enquanto que Quintero começa a sofrer do síndrome James que Vítor Pereira tinha - é um jogador com uma técnica incrível mas vai tendo apenas alguns minutos. Verdade seja dita, tem rendido mais quando sai do banco. O Porto passará estas semanas de pausa para as selecções no comando, enquanto que na próxima jornada haverá um Porto-Sporting.

Barba Por Fazer do Jogo: Jackson Martínez (Porto)
Outros Destaques: Pintassilgo, Roberto; Alex Sandro, Herrera, Quintero
Golos:
0-1 Jackson Martínez 12'
0-2 Jackson Martínez 75'
1-2 Pintassilgo 90'
1-3 Quintero 90+2'

0 comentários:

Enviar um comentário