5 de outubro de 2013

Goleada (4-0) leonina rumo à liderança da Liga ZON Sagres

Sporting  2 - 0  Vit. Setúbal (Montero 40' 71', Carrillo 58', Adrien (pen.) 75')

    O Sporting recebeu esta noite o Vitória de Setúbal e não falhou a sua missão, oferecendo aos seus adeptos pelo menos uma noite enquanto líderes, podendo apenas o Porto (que visita o Arouca) ultrapassar os leões amanhã.
    Leonardo Jardim manteve o desenho habitual, lançando Iván Piris para o lugar do lesionado Jefferson e fazendo Wilson Eduardo regressar à titularidade. No Setúbal de José Mota o destaque era, como sempre, a percentagem de portugueses - 7 no 11 inicial. Não houve muita história na primeira parte: o Sporting não apresentou muita exuberância e os jogadores mais criativos ora falhavam na Hora H ora complicavam o simples (caso de Carrillo). Perante a menor acutilância leonina, o Setúbal pressionava bem mas não aproveitou e revelou sempre sistemática dificuldade em sair a jogar e em explorar as transições que o Sporting concedeu a espaços. Ricardo Horta e Carrillo tiveram bons lances na primeira parte mas o playmaker do 1.º tempo foi mesmo o sadino Rafael Martins que desbloqueou o jogo ao minuto 40 com um atraso para o guarda-redes que resultou numa boa assistência para Fredy Montero. Na cara do golo, Montero "sentou" o guarda-redes com calma e rematou com compostura.
    Na segunda parte a história foi outra e o Sporting melhorou os seus índices qualitativos. Com Adrien e André Martins a orquestrarem o jogo ofensivo verde-e-branco, o Sporting teve maior velocidade e melhor futebol. Carrillo deixou um aviso a Servín e aos 58' marcou mesmo. Grande tabela do peruano com Adrien e André Carrillo - que toda a gente vê que tem todo o talento lá, mas que nem sempre o consegue materializar e ser regular - dilatou o resultado. O Vitória tentou responder e foi Diogo Rosado (formado no Sporting e com passagem pelo Benfica B) a ficar muito perto do golo. No entanto, minutos a seguir o Sporting chegou ao 3-0 numa bonita jogada colectiva. Adrien novamente em destaque, a solicitar a subida de Piris no flanco esquerdo e o lateral cruzou para Montero encostar e bisar na partida.
    Mas o Sporting não ficou por aí e 4 minutos depois Duarte Gomes apontou para a marca de grande penalidade. Cohene jogou com a mão depois de um canto, ficando apenas a dúvida se terá sido ou não puxado por Maurício nesse lance. De qualquer forma, Adrien assumiu a conversão e marcou um golo que bem merecia. A jogar assim tem lugar no onze de Portugal, quanto mais na convocatória...

    Vitória sem margem para dúvidas do Sporting, superior em todos os capítulos de jogo. A equipa de Leonardo Jardim desiludiu na primeira parte e valeu uma oferta gigante de Rafael Martins para que o Sporting conseguisse recolher aos balneários a ganhar. O Setúbal esteve longe do nível que apresentou em sua casa frente ao Porto, tem um registo defensivo bastante mau, Rámon Cardozo nunca foi a dor de cabeça que poderia ter sido para os centrais leoninos e salvaram-se Rúben Vezo (um dos bons jovens a surgir esta época) e Diogo Rosado ao deixarem uma boa imagem. No Sporting Adrien foi o homem do jogo ao ser o autêntico patrão do meio-campo, a par com Montero que marcou mais 2. Carrillo foi também destaque hoje, embora continue a dar a impressão que podia ser um jogador muito mais explosivo e decisivo. Nota mais também para Leonardo Jardim a conseguir mostrar que este Sporting começa a ter um plantel com alguma profundidade (consequente também da confiança que as vitórias dão a todos) ao ver Piris a fazer um bom jogo, Vítor a sair do banco e o jovem Carlos Mané a estrear-se. Por esta altura, a pergunta que urge fazer é: com 9 golos em 7 jogos quantos golos marcará Fredy Montero neste campeonato?

Barba Por Fazer do Jogo: Adrien Silva (Sporting)
Outros Destaques: Iván Piris, André Carrillo, Montero; Rúben Vezo, Diogo Rosado
Golos:
1-0 Montero 40' | 2-0 Carrillo 58' | 3-0 Montero 71' | 4-0 Adrien (pen.) 75'

0 comentários:

Enviar um comentário