30 de junho de 2014

França 2-0 Nigéria: Nigéria cai aos pés de Pogba

França    2 - 0    Nigéria (Pogba 79', Yobo (A.G.) 90'+2)

    Esperava-se uma supremacia francesa sobre esta - até então - fraca Nigéria, mas a verdade é que foram os africanos a dominar praticamente todo o encontro. Desde bem cedo apresentaram uma pressão alta, boa coesão em terrenos defensivos e transições rápidas no ataque. A França mostrou-se surpreendida com a disponibilidade física e atitude agressiva dos nigerianos e não conseguia criar oportunidades dignas de golo. Isto até aos 70 minutos de jogo.
    A primeira metade é de domínio completo da Nigéria. Os gauleses não conseguiam ter um ataque minimamente organizado e a bola teimava em não chegar a Karim Benzema. Os africanos pressionavam alto e obrigavam os adversários a jogar mal. Sempre serenos - embora rápidos - os nigerianos chegaram mesmo ao golo. Contudo, foi bem anulado a Emenike. O avançado estava em posição irregular no momento do (bom) cruzamento de Musa. Os franceses responderam logo a seguir num contra-ataque que envolveu uma boa combinação entre Valbuena e Pogba com o extremo a servir de feição o médio da Juventus que acabou por disferir uma bomba para defesa vistosa de Enyeama. Debuchy ainda ameaçou com o remate espontâneo ao lado, mas Emenike mais espontâneo foi. Subiu pela ala esquerda, abrandou e - sem ninguém estar à espera - atirou uma autêntica bomba que obrigou Lloris a aplicar-se. Estavam presentes claras dificuldades da equipa francesa que apenas conseguiu criar perigo num contra-ataque rápido. A Nigéria seguia para o intervalo por cima do jogo e limpava assim a imagem que tinha criado na fase de grupos. De relembrar que aos 38 minutos foi perdoada uma grande penalidade à França por falta de Evra sobre Odemwingie. O lateral esquerdo francês agarrou de forma descarada o avançado nigeriano impedindo-o de saltar.
    A segunda parte começa praticamente com uma entrada assassina de Matuidi sobre Onazi. O árbitro não teve a coragem de admoestar correctamente o médio e acabou por lhe mostrar apenas o amarelo. Uma das entradas mais duras do Mundial a passar apenas com a cartolina amarela... De resto, apenas mais uma decisão péssima de arbitragem neste Campeonato do Mundo. A Nigéria continuava por cima e Odemwingie obrigou Lloris a ir de novo ao chão, após uma boa incursão do lado direito para o centro, culminando num remate forte e rasteiro. A bola acabou por bater à frente de Lloris e complicou ainda mais a defesa do guardião gaulês. A França respondeu por intermédio de Benzema. O avançado do Real Madrid inventou uma jogada passando por dois adversários de forma fantástica, triângulou na perfeição com Griezmann e - na cara de Enyeama - atirou à figura do guardião do Lille. Não é normal em Benzema estes lances não acabarem no fundo das redes. A bola ainda fugiu para a baliza, mas Moses tirou em cima da linha. A França começou finalmente a apertar o cerco e aos 75 minutos surgiu outro grande lance francês. Canto batido da esquerda por Valbuena, a bola acaba por cruzar toda a área adversária e encontrar Benzema ao segundo poste. O avançado gaulês dominou, atirou para a baliza, Omeruo tirou perto da linha de golo para fora da área e Cabaye - após domínio com o peito - atirou um míssil à barra. Era um enorme golo do médio e Enyeama não tinha quaisquer hipóteses. Num livre cobrado por Valbuena, Benzema voltou a visar a baliza, mas novamente Enyeama no sítio certo a negar o golo. Depois de tanto encostar os africanos às cordas num curto espaço de tempo, o golo surge mesmo. Canto batido por Valbuena para o coração da área, Enyeama sai mal e acaba por intersectar mal a bola. O esférico acaba por ir na direcção de Pogba que apenas teve que cabecear para o fundo da baliza. Estava feito o primeiro e por um jogador que tinha batalhado muito durante toda a partida. Os africanos consentiram o golo e depois do golpe fatal de Pogba, jamais criaram perigo. A França podia ter feito o segundo por Griezmann - após enorme passe de Pogba -, mas Enyeama mais uma vez negou o golo. Negou aos 83, mas não conseguiu negar 10 minutos depois. Canto curto de Valbuena que se entendeu com Karim Benzema, com o primeiro a cruzar para dentro da área e Yobo a fazer o desvio final resultando em auto-golo. 

    A vitória da França acabou por se ajustar, mas apenas caiu para o seu lado porque tem jogadores de grande calibre. A arbitragem de novo a influenciar e a prejudicar a equipa dita mais fraca com uma grande penalidade por assinalar e um cartão vermelho por mostrar. Ainda assim, os nigerianos saem deste Mundial de cabeça erguida perfazendo um jogo muito bom contra uma das melhores selecções da actualidade. Bom jogo de Ambrose e de Odemwingie sempre endiabrados na frente e com Enyeama também excelente entre os postes. Do lado da França, Valbuena foi quem mais dificuldades criou aos adversários e é assim - para o Barba Por Fazer - o melhor jogador em campo. Ambos os golos nasceram dos seus pés, correu que se fartou e sempre que tocou na bola fê-lo com qualidade. Benzema não esteve ao nível de jogos anteriores, mas ainda assim mereceu destaque positivo já que grande parte das oportunidades de golo surgem de remates seus. Pogba é o melhor jogador em campo para a maior parte dos media, mas - apesar de ter sido fulcral no meio campo gaulês - esteve longe da exibição de Mathieu Valbuena.
    Os gauleses acabam assim por ser a segunda equipa europeia a passar aos quartos-de-final acompanhando a Holanda.



Barba Por Fazer do Jogo: Mathieu Valbuena (França)
Outros Destaques: Pogba, Benzema; Enyeama, Ambrose, Odemwingie.

0 comentários:

Enviar um comentário