24 de junho de 2014

Costa Rica 0-0 Inglaterra: Topo e Fundo

Costa Rica  0 - 0  Inglaterra

    Nas nossas previsões para o Mundial lançadas no início de Junho prevíamos, inocentes, que a Inglaterra sairia vencedora do grupo (embora achássemos que a caso a lógica imperasse seria Uruguai e Itália a passar) e a Costa Rica ficaria na cauda do mesmo. Quis o destino que acontecesse precisamente o inverso.
    No jogo de hoje a Costa Rica assegurou o 1.º lugar contra uma Inglaterra onde Hodgson promoveu grande rotação nas suas escolhas, um pouco à imagem do que a Espanha fez ontem. Luke Shaw, Ross Barkley, Lallana, Milner e Lampard foram alguns dos jogadores que hoje mereceram voto de confiança do seleccionador inglês. Já Jorge Luís Pinto, um dos seleccionadores que estará a sair mais valorizado deste Mundial tal a organização defensiva que esta Costa Rica apresenta jogo após jogo, manteve o seu 5-4-1.
    O jogo teve pouca história. Daniel Sturridge foi sempre o jogador mais activo dos ingleses, sempre na procura do golo, mas encontrando sempre um corajoso e rápido a ler o jogo e a antecipar-se, Keylor Navas. A Inglaterra criou mais na 1.ª parte mas a melhor ocasião até foi da Costa Rica - Celso Borges rematou forte num livre directo, mas Ben Foster defendeu desviando a bola para a barra e para um posterior canto. Qualquer adepto terá ficado com alguns momentos de Bryan Ruiz na retina, hoje a abrir o livro em alguns momentos e a mostrar a técnica que todos sabemos que tem mas que nem sempre aparece.
    Nos segundos 45, Barkley e Lallana procuraram que a Inglaterra conseguisse finalmente marcar, criando algumas oportunidades, mas foi o inevitável Sturridge que teve a melhor oportunidade de todo o jogo - dentro da grande área rematou colocado mas a bola passou a muito poucos centímetros da baliza de Keylor Navas que, uma vez sem exemplo, estava batido. Sem muito a acrescentar e com pouco a motivar a Inglaterra, a Costa Rica controlou o 0-0, manteve o seu 1.º lugar alcançando 7 pontos num grupo em que as melhores previsões esperavam que alcançasse 1 e veremos qual o seu restante caminho na competição. Este primeiro lugar terá sido importante uma vez que permite à Costa Rica, em princípio, fugir à Colômbia e acabará por enfrentar Costa do Marfim ou Grécia. Precisamente por isto, desse jogo poderá sair o grande outsider deste Mundial 2014 uma vez que chegar às 8 melhores selecções do mundo é muito significativo e esta Costa Rica, jogando como tem conseguido, pode fazê-lo.

    Numa reflexão geral sobre estas duas selecções:
    A Costa Rica consegue 7 pontos fruto de um sistema afinado na perfeição. Ter Keylor Navas na baliza é uma dádiva (não sofreu contra Itália e Inglaterra e o Uruguai só lhe marcou de grande penalidade) e a defesa, onde Giancarlo González tem sido o melhor elemento mas Gamboa e Díaz têm estado bem na profundidade que conferem, tem sido uma das melhores deste Mundial. Não é muito difícil perceber esta Costa Rica mas é muito difícil anulá-la - Tejeda (tem 22 anos e joga na sua terra natal.. ainda) e Celso Borges são a força da equipa na forma como pressionam e se posicionam, e soltam depois o talento de Campbell, Bryan Ruiz e Bolaños.
    Relativamente à Inglaterra, defendemos que Hodgson deveria ser despedido e a Federação Inglesa deveria procurar outro seleccionador. Esta Inglaterra tinha talento bruto para dar e vender, mas foi mal trabalhada (para além de ter tido também algum azar e alguns traumas que não conseguiu ultrapassar).


Barba Por Fazer do Jogo: 
Keylor Navas (Costa Rica)
Outros Destaques: Gamboa, G. González, Tejeda, B. Ruiz; Cahill, Lampard, Sturridge

0 comentários:

Enviar um comentário