22 de junho de 2014

Bélgica 1-0 Rússia: Origi coloca belgas nos oitavos

Bélgica  1 - 0  Rússia (Origi 88')

    Jogo abaixo das expectativas no Grupo H, embora tacticamente rico, e com um jovem de 19 anos a colocar os diabos vermelhos nos oitavos-de-final aos 88 minutos. Wilmots fez algumas alterações relativamente à equipa que suou e muito para vencer a Argélia, colocando Vermaelen, Mertens e Fellaini em vez de Vertonghen, Chadli e Dembélé. Capello voltou a apostar em nova fórmula, deixando novamente Denisov (bem como Kerzhakov e Dzagoev) no banco.
    E pode-se dizer que foi em total equilíbrio que se viveu o primeiro tempo. Bélgica e Rússia encaixaram uma na outra, cometendo poucos erros e ficando a ideia que seria preciso um jogador belga como Hazard ou De Bruyne inventar algo para o jogo mudar. Durante a 1.ª parte a Bélgica só conseguiu criar perigo através do seu flanco direito, com Mertens sempre muito interventivo, a rematar e a surgir sempre forte em situações de 1 para 1. A Rússia encontrou Courtois no seu caminho quando procurou o golo pelo experiente Fayzulin e por Kanunnikov mas foi aos 44' que teve a melhor oportunidade dos primeiros 45. O trinco Glushakov, jogador mais posicional do meio-campo no esquema de Fabio Capello, aventurou-se em terrenos mais avançados e cruzou para um cabeceamento de Kokorin que, sozinho, não acertou na baliza.
    O jogo de xadrez manteve-se na 2.ª parte, apaixonando pouco os adeptos, e ia ficando cada vez mais a ideia de que seria preciso um rasgo individual ou um erro defensivo para que houvesse finalmente um golo. Progressivamente a Bélgica foi perdendo clarividência nas suas acções e a paciente Rússia - certamente mais preparada à priori para ter menos bola - foi dando sinais de que poderia tomar o jogo. Wilmots trocou Lukaku (mais uma vez muitíssimo apagado, afundado e esquecido entre os centrais) pelo jovem Origi e foi nos 10 minutos finais que o jogo finalmente animou. Eden Hazard, camisola 10 belga (número que passará também a envergar no Chelsea na temporada que se avizinha), fartou-se do nulo e acordou. A técnica do extremo passou então a carregar a Bélgica às costas, mas até foi Kevin Mirallas quem realmente acordou a alma dos diabos vermelhos ao ficar perto de marcar num excelente remate ao poste, de livre directo. As oportunidades continuaram então a suceder-se com Hazard também a visar a baliza de Akinfeev. O golo chegou então aos 88' num lance com origem em Origi (passamos a redundância). O jovem avançado combinou com Hazard e depois valeu toda a técnica do extremo a fugir aos defesas antes de cruzar atrasado. Origi rematou, fazendo a bola passar no meio dos adversários. A fechar o jogo Hazard inventou tudo sozinho outra vez, assistiu Mirallas mas o jogador do Everton não conseguiu melhor do que um fraco remate.

    Foi um jogo amarrado durante muito tempo e no qual a Bélgica viveu da inspiração de Mertens na 1.ª parte e de Hazard nos 10 minutos finais do jogo. Ainda assim, foi precisamente nesse pressing final que vimos finalmente aquilo que todos esperamos desta Bélgica - a acelerar para cima dos adversários, sem medo e acreditando no talento que muitos dos seus jogadores têm. A Rússia - com algumas opções de Capello que continuam a não parecer as melhores - terá que lutar pela passagem na última jornada, mas hoje aguentou-se até ao momento em que Hazard acordou. A Bélgica tem assim presença assegurada nos oitavos-de-final, e atenção porque já há muito que se sabe que imperando a lógica poderá ser a equipa de Hazard, Courtois e companhia o adversário de Portugal nos oitavos. Mas para isso, temos que conseguir passar, claro. Veremos no resto da competição se esta foi uma aparição fugaz de Hazard no Mundial ou se foi apenas o acordar de um dos maiores talentos do futebol actual. 


Barba Por Fazer do Jogo: 
Eden Hazard (Bélgica)
Outros Destaques: Courtois, De Bruyne, Mertens, Origi; Ignashevich, Glushakov

0 comentários:

Enviar um comentário