22 de junho de 2014

Alemanha 2-2 Gana: Klose salva Alemanha do pior

Alemanha    2 - 2    Gana (Götze 51', Klose 71'; A. Ayew 54', Gyan 63')

    Que grande diferença que Milorad Mazic faz num jogo. Sem o sérvio a colocar o dedo num dos lados da balança a Alemanha não se mostrou um monstro imbatível assim tão grande. O Gana mostrou que está vivo e valeu mesmo Miroslav Klose aos germânicos para não saírem do jogo com uma derrota. O avançado alemão passou a igualar o feito de Ronaldo "O Fenómeno" com 15 golos em Mundiais. Como nota de curiosidade, Ronaldo fez o seu 15º golo num Mundial justamente frente à Selecção do Gana.
    Os africanos entraram dispostos a mostrar que queriam passar e perante algum excesso de tranquilidade alemão começaram logo a criar boas oportunidades de golo. Gyan foi o primeiro a ameaçar a baliza atirando de cabeça por cima, mas o primeiro grande momento nasceu dos pés de Atsu. Uma autêntica bomba que levou Neuer a aplicar-se. Os ganeses apareciam mais explosivos contrastando com os alemães que se mostravam muito contidos nos ataques. Neuer teve que se aplicar de novo, desta vez numa bomba de Muntari. O autêntico míssil do jogador africano que Neuer defendeu como pôde. Uma primeira parte muito pobre em oportunidades, mas que primava pela dinâmica exercida pelo conjunto ganês e pelas poucas oportunidades que a Alemanha tinha dada a posse de bola que detinha.
    A segunda metade agitou bastante e as ocasiões de golo multiplicaram-se. Tudo começou no golo da Alemanha. Passe largo de Müller para dentro da área com Götze a cabecear contra o seu joelho e a introduzir a bola na baliza. Um golo meio atabalhoado, mas com mérito quer para o passe de Müller, quer para a movimentação de Götze. O Gana não se foi abaixo e ficou ainda mais enérgico com este golo consentido. Grande resposta dos africanos que poucos minutos depois empataram a partida. Grande cruzamento de Harrison Afful onde André Ayew se superiorizou a toda a defensiva germânica e cabeceou com êxito para o fundo das redes. Os africanos não ficaram por aqui e a energia que até agora tinham depositado só aumentou. Não demoraram muito até fazer a reviravolta no jogo num lance em que a Alemanha parecia a Selecção das Quinas a trocar a bola frente justamente à própria Alemanha. Uma passividade e displicência nos passes a que os ganeses responderam com uma enorme pressão obrigando a jogar ainda pior. Muntari recuperou a bola a meio campo e fez um passe do outro mundo para Asamoah Gyan atirar com frieza para o golo. O Gana ainda poderia ter aumentado a vantagem se Jordan Ayew não tivesse sido invejoso num contra-ataque de 3 para 2 e se Ayew não tivesse saltado cedo demais falhando assim outro bom contra-ataque. Löw fez uma pausa na limpeza do seu salão (leia-se nariz) e fez entrar Miroslav Klose. O experiente avançado apenas precisou de 1 minuto para marcar. Canto bem batido por Kroos na direita, Höwedes desvia de cabeça e - quase em cima da linha de golo - Klose empurrou para dentro da baliza empatando o jogo. A bola de Höwedes parecia entrar de qualquer maneira, mas o avançado não foi de modas e atirou logo a contar perfazendo assim o seu 15º golo em Campeonatos do Mundo. Seguiram-se minutos de supremacia alemã que só não deram em golo porque Kwadwo Asamoah apareceu para fazer um corte do outro mundo a Müller. Gigante passe de Toni Kroos a isolar Müller, mas este a sofrer um corte formidável de Asamoah que lhe negou o golo. Os ganeses ainda tentaram responder e falharam mesmo uma grande oportunidade de 4 para 2 perto do fim... Um contra-golpe completamente desorganizado que acabou mesmo num fora-de-jogo assinalado pelo árbitro.

    O Gana agitou o Grupo G e tudo depende do que Portugal fizer amanhã frente aos E.U.A. A equipa Lusa ainda tem a oportunidade de ficar em primeiro, mas para isso tem que vencer os dois jogos que faltam - o que não se afigura fácil. O Gana mostrou que está vivo e que irá disputar a passagem até não poder mais.


Barba Por Fazer do Jogo: André Ayew (Gana)
Outros Destaques: Kroos, Müller, Neuer; Muntari, A. Gyan, K. Asamoah.

0 comentários:

Enviar um comentário