9 de junho de 2014

Mundial 2014: Previsão Grupo F

Uma Selecção obrigada a dominar sem piedade, uma estreante em Mundiais com os oitavos no horizonte, os actuais detentores da CAN a quererem baralhar as contas e Carlos Queiroz em busca de 1 ponto: poder-se-ia definir assim o Grupo F.
    O sexto grupo do Mundial 2014 é, invariavelmente, "o grupo da Argentina". A selecção das Pampas é uma das favoritas a vencer o Mundial (segundo as nossas previsões chegará à final) e quando se tem jogadores como Lionel Messi, Sergio Agüero e Ángel Di María é obrigatório que a Argentina consiga 3 vitórias noutros tantos jogos no seu grupo. Alejandro Sabella poderá ser um contra para este grupo de talento infinito, mas ainda assim a qualidade e a fome de sucesso e de um lugar na História de vários destes jogadores argentinos deverá falar mais alto. A Argentina começa logo o seu grupo com o adversário que talvez lhe possa causar mais problemas do ponto de vista táctico, mas a nossa previsão é mesmo que a Argentina some 9 pontos. O Irão de Carlos Queiroz chega a este Mundial de forma hercúlea mas seria um marco se conseguisse pontuar no contexto em que se insere. No entanto, o seleccionador português montou uma equipa que sabe defender e que vai procurar aguentar o 0-0 até ao limite. O 2.º lugar deverá, pela lógica, ser disputado entre Bósnia e Nigéria, sendo que acreditamos na força da Bósnia. O seleccionador nigeriano deixou um ou outro bom jogador (Mba, Oduamadi) de fora, mas o calendário até pode jogar a favor dos nigerianos. A Nigéria arranca o grupo frente ao Irão e em caso de vitória, no Bósnia-Nigéria da 2.ª jornada a selecção do leste europeu terá alguma pressão. Se os bósnios quiserem realmente fazer História e atingir os oitavos na 1.ª vez que chegam a um Mundial, terão que vencer a Nigéria (ou em caso de empate, marcar mais golos ao Irão na última jornada, ou sofrer menos da Argentina) e nós acreditamos que o conseguirão.
    É um grupo curioso, também bastante heterogéneo a nível de cultura futebolística. Estes são os eleitos de cada selecção, os seus onzes mais prováveis, e claro os destaques que esperamos de cada pátria com bola nos pés:

1. ARGENTINA 

  • Guarda-Redes: Sergio Romero (Mónaco), Mariano Andújar (Catania), Agustín Orion (Boca Juniors)
  • Defesas: Pablo Zabaleta (Manchester City), Ezequiel Garay (Benfica), Federico Fernández (Nápoles), Hugo Campagnaro (Inter), Martin Demichelis (Manchester City), Marcos Rojo (Sporting), José María Basanta (Monterrey)
  • Médios: Javier Mascherano (Barcelona), Enzo Pérez (Benfica), Fernando Gago (Boca Juniors), Lucas Biglia (Lázio), Maxi Rodríguez (Newell's), Augusto Fernández (Celta), Ricky Álvarez (Inter), Ángel Di María (Real Madrid)
  • Avançados: Lionel Messi (Barcelona), Sergio Agüero (Manchester City), Gonzalo Higuaín (Nápoles), Ezequiel Lavezzi (PSG), Rodrigo Palacio (Inter)
Seleccionador: Alejandro Sabella
Ausências: Nico Gaitán, Willy Caballero, Carlos Tévez, Éver Banega, Eduardo Salvio, Javier Pastore

Equipa-Base (4-3-3): Romero; Zabaleta, F. Fernández (Demichelis), Rojo; Mascherano, Enzo Pérez (Gago, Maxi), Di María; Messi, Agüero, Higuaín
    Embora haja muitas injustiças nesta Argentina, a selecção de Sabella é fortíssima na mesma. O 4-3-3 que o seleccionador tem vindo a trabalhar permite potenciar as qualidades de Lionel Messi. A equipa joga para ele, conseguindo Messi surgir em zonas de finalização, mas ajudando também a construir. Romero (pouco utilizado no Mónaco, por isso mesmo Caballero, que nem foi convocado, merecia ser titular) calçará as luvas, sendo que Zabaleta e Rojo serão os laterais. Zabaleta com maior liberdade para segurar, garantindo o jogador do Sporting os equilíbrios necessários. Garay é garantido no centro da defesa e ao seu lado deverá jogar Fede Fernández, mas pode até acontecer que seja Demichelis ou Campagnaro. Mascherano será peça fundamental à frente da defesa e a posição que gera mais curiosidade nesta Argentina é o médio interior - fundamental no apoio defensivo a Mascherano, mas com a capacidade de soltar Di María, permitindo ao craque do Real jogar exactamente como fez esta temporada. Enzo Pérez encaixaria que nem uma luva neste esquema, nessa posição/ função e só se Sabella for cego não colocará o melhor jogador da Liga ZON Sagres 13/ 14 a titular, ainda assim Gago é o favorito ao lugar, e mesmo Maxi Rodríguez pode jogar aí, ou mesmo Biglia. Na frente, Messi e Agüero vão se mexer mais, e Higuaín menos. E ainda há Lavezzi no banco.

Destaques Individuais (Previsão):


    O sucesso e brilhante caminho da Argentina neste Mundial deverá ficar a cargo, sobretudo de 3 elementos: Lionel Messi, Ángel Di María e Sergio Agüero. Messi vai garantidamente querer baralhar as contas para a próxima Bola de Ouro (na qual neste momento Ronaldo tem gigante vantagem) e, depois de um final de época muito longe do que pode dar, achamos que vai aparecer em grande, somar golos e procurar que este seja o seu Mundial. Sabella bem pode agradecer a Ancelotti pelo que o italiano fez este ano com Di María no Real Madrid. O esquerdino ex-benfiquista chega a este Mundial como o argentino em melhor momento de forma e vai ser um todo-o-terreno tremendo: assistências, momentos mágicos, equilíbrio defensivo, intensidade e pilhas que não se vão esgotar. Como se não bastasse isto, há ainda Kun. O avançado do City poderá beneficiar com um maior "policiamento" a Messi. A verdade é que, neste modelo argentino, Higuaín é o mais fácil de marcar mas é impossível que uma equipa faça desaparecer Messi, Agüero e Di María em simultâneo. Estamos também em crer que Ezequiel Garay será o melhor elemento defensivo desta Argentina, dando seguimento à época extraordinária que realizou ao lado de Luisão no Benfica. Zabaleta talvez também surja bem, mas será Garay o defesa com nota mais. Achamos que mesmo que não seja titular, Ezequiel Lavezzi fará sempre por merecer destaque quando estiver em campo - e parece ser o 12.º jogador desta Argentina - e Gonzalo Higuaín, embora não sejamos fãs dele, vai marcar golos. Falamos apenas no fim de Enzo Pérez por não sabermos se será ou não titular. Enzo merece e a melhor Argentina aparecerá se o camisola 35 do Benfica (número 8 nesta Argentina) aparecer no miolo, a fazer a ligação entre Mascherano e Di María. Veremos se Sabella quer ou não ganhar o Mundial, e se saberá escolher os melhores jogadores para o conseguir.

2. BÓSNIA 

  • Guarda-Redes: Asmir Begovic (Stoke), Jasmin Fejzic (Aalen), Asmir Avdukic (Banja Luka)
  • Defesas: Mensur Mujdza (Friburgo), Ognjen Vranjes (Elazigspor), Emir Spahic (Leverkusen), Ermin Bicakcic (Hoffenheim), Avdija Vrsajevic (Hadjuk Split), Toni Sunjic (Zorya Lugansk), Sead Kolasinac (Schalke 04)
  • Médios: Haris Medunjanin (Gaziantepspor), Tino-Sven Susic (Hadjuk Split), Anel Hadzic (Sturm Graz), Sejad Salihovic (Hoffenheim), Senad Lulic (Lázio), Zvjezdan Misimovic (Guizhou Rehne), Muhamed Besic (Ferencvaros), Miralem Pjanic (Roma), Edin Visca (Istanbul BB), Senijad Ibricic (Erciyesspor), Izet Hajrovic (Galatasaray)
  • Avançados: Edin Dzeko (Manchester City), Vedad Ibrisevic (Estugarda)
Seleccionador: Safet Susic

Equipa-Base (4-4-2): Begovic; Mujdza (Vranjes), Spahic, Bicakcic (Sunjic), Kolasinac; Medunjanin, Lulic, Pjanic, Misimovic; Ibisevic, Dzeko
    Quando uma selecção como a Bósnia marca 30 golos em 10 jogos e consegue ter dois jogadores no pódio dos melhores marcadores do apuramento via UEFA (Dzeko, 10 golos, e Ibisevic, 8 golos, apenas atrás de van Persie) é porque algo está a funcionar bem. A Bósnia não tem grandes segredos e deverá surgir neste Mundial num 4-4-2 com um losango ou diamante no meio-campo. O extraordinário Begovic vai ser o guarda-redes, com uma defesa onde surgem algumas perguntas. Mujdza ou Vranjes a lateral direito? Bicakcic ou Sunjic ao lado do capitão Spahic? E depois Kolasinac deve ser o lateral esquerdo. No meio-campo, Medunjanin deverá ser o elemento mais defensivo, com Lulic e Pjanic a funcionarem como interiores e Misimovic mais próximo dos avançados. Claro está que Pjanic explorará também muitas vezes o posicionamento de Misimovic, e vice-versa. Na frente, Dzeko é o jogador-alvo e Ibisevic o complemento perfeito. Safet Susic tem matéria para modelar um pouco o seu esquema, podendo por exemplo colocar Salihovic em campo e recuando Lulic para lateral esquerdo; caso queira deixar apenas Dzeko na frente, poderá surgir Besic no onze, lado a lado com Medunjanin.

Destaques Individuais (Previsão):


    Tenham cuidado com Edin Dzeko. O avançado do Manchester City, um dos mais completos do futebol actual, vai procurar atingir uma boa marca de golos nesta fase de grupos. Acreditamos que a Bósnia segue em frente no seu grupo e que muito o deverá aos golos de Dzeko (sobretudo) e de Vedad Ibisevic. Talvez mais importantes do que Ibisevic, serão Miralem Pjanic e Asmir Begovic. O médio da Roma, que renovou contrato recentemente, tem uma criatividade incrível, sabe explorar as debilidades dos adversários e desbravar caminhos para o golo. Já Begovic, que tem sido dos melhores guardiões na Premier League nestes últimos 2 anos, tem no Brasil uma prova de fogo. Pode fazer a diferença. Senad Lulic e o experiente Zvjezdan Misimovic são outros jogadores para ter no bloco de notas.

3. NIGÉRIA 

  • Guarda-Redes: Vincent Enyeama (Lille), Austin Ejide (Hapoel Sheva), Chigozie Agbim (Gombe United)
  • Defesas: Efe Ambrose (Celtic), Godfrey Oboabona (Rizespor), Azubuike Egwuekwe (Warri Wolves), Juwon Oshaniwa (Ashdod FC), Joseph Yobo (Norwich City), Kunle Odunlami (Sunshine Stars), Kenneth Omeruo (Middlesbrough)
  • Médios: Reuben Gabriel (Beveren), Ogenyi Onazi (Lázio), Ramon Azeez (Almeria), John Obi Mikel (Chelsea), Michel Babatunde (Volyn Lutsk), Victor Moses (Liverpool), Ahmed Musa (CSKA Moscovo), Ejike Unoezyi (Enugu Rangers)
  • Avançados: Emmanuel Emenike (Fenerbahçe), Peter Odemwingie (Stoke), Shola Ameobi (Newcastle), Uche Nwofor (Heerenveen), Michael Uchebo (Cercle Brugge)
Seleccionador: Stephen Keshi
Baixa: Elderson Echiéjilé; Ausências: Sunday Mba, Nnamdi Oduamadi

Equipa-Base (4-4-2): Enyeama; Ambrose, Omeruo (Egwuekwe), Oboabona, Oshaniwa; Musa, Onazi, Obi Mikel, Musa; Odemwingie, Emenike
    Previa-se que a equipa de Stephen Keshi surgisse no Brasil num 4-3-3 com Mba a integrar o trio de meio-campo, e caso Keshi não optasse por ele teria também Oduamadi, mas nenhum surgiu entre os 23. O provável 4-4-2 nigeriano ensaiado nas últimas semanas (que poderá sempre voltar ao mais usual 4-3-3) começará na segurança de Enyeama. O Grupo F conta com 2 bons guarda-redes: Begovic e Enyeama. Ambrose é garantido do lado direito, Oshaniwa deverá surgir no lado esquerdo (na sequência da lesão de Elderson), e no centro deverá ser Omeruo a formar dupla com Oboabona. No meio-campo, John Obi Mikel e Onazi deverão ser os jogadores nucleares, com Victor Moses e Musa nos flancos. Caso Keshi opte pelo 4-3-3, um dos avançados sairá do onze inicial, abrindo espaço para Gabriel ou Azeez no meio-campo. Qualquer que seja o sistema de jogo, Emenike será a principal referência ofensiva da equipa, mas podendo contar com Odemwingie junto a si. Em todo o caso Stephen Keshi sabe que o 4-3-3 está melhor ensaiado e garante maior liberdade a Moses e Musa.

Destaques Individuais (Previsão):


    Achamos que os detentores da CAN vão ficar pelo caminho na fase de grupos, mas dificilmente será por causa de Vincent Enyeama. O guardião do Lille foi o melhor guarda-redes da Ligue 1 esta temporada e levará essa confiança nas suas luvas para os 3 jogos da fase de grupos. A Nigéria tem tudo para somar 3 pontos no 1.º jogo e depois há um Bósnia-Nigéria com dois guarda-redes a quererem superiorizar-se um ao outro.
    O jogo ofensivo da Nigéria dependerá muito dos desequilíbrios que Victor Moses e Ahmed Musa conseguirem criar a partir dos flancos, da forma como John Obi Mikel (com funções muito mais interessantes na selecção do que no Chelsea) orquestrar as operações, e do instinto goleador de Emmanuel Emenike.

4. IRÃO 

  • Guarda-Redes: Daniel Davari (E. Braunschweig), Rahman Ahmadi (Sepahan Isfahan), Alireza Aqiqi (Covilhã)
  • Defesas: Mehrad Pouladi (Persepolis), Jalal Hosseini (Persepolis), Amir Hossein Sadeghi (Esteghlal), Hashem Beykzadeh (Esteghlal), Ahmad Alenemeh (Naft Teeran), Pejman Montarezi (Umm Salal SC), Steven Beitashour (Vancouver Whitecaps), Hossein Mahini (Persepolis)
  • Médios: Andranik Teymourian (Esteghlal), Javad Nekounam (Kuwait SC), Reza Haghighi (Persepolis), Ghasem Hadadifar (Zob Ahan Isfahan), Bakhtiar Rahmani (Foolad), Ehsan Hajsafi (Sepahan Isfahan), Ashkan Dejagah (Fulham), Masoud Shojaei (Las Palmas)
  • Avançados: Reza Ghoochannejhad (Charlton), Khosrow Heidari (Esteghlal), Karim Ansarifard (Tractor Sazi), Alireza Jahanbakhsh (NEC)
*Mohammad Khanzadeh (Zob Ahan Isfahan) viajou com a equipa para o caso de Beykzadeh não recuperar de lesão

Seleccionador: Carlos Queiroz
Ausência: Reza Khalatbari

Equipa-Base (4-2-3-1): Ahmadi (Davari); Beitashour, Hosseini, Montarezi (Sadeghi), Pouladi (Mahini); Nekounam, Teymourian; Dejagah, Jahanbakhsh, Shojaei; Ghoochannejhad
    A equipa de Carlos Queiroz prima sobretudo pela força defensiva. O seleccionador que orientou Portugal no último Mundial procurará apresentar uma equipa muito organizada, com linhas muito juntas e a tentar aguentar o 0-0. Ahmadi ou Davari ocuparão a baliza e na defesa Beitashour, Hosseini, Montarezi e Pouladi são candidatos ao onze, embora Sadeghi, Mahini e Beykzadeh (caso esteja a 100%) possam também ser opções. Muita da segurança do esquema que Queiroz procura implementar depende da dupla Nekounam-Teymourian, sendo que a experiência do capitão Nekounam pesa muito no jogo iraniano. No ataque Shojaei e sobretudo Dejagah são os jogadores com mais "pézinhos" e ambos formarão juntamente com Jahanbakhsh o trio atrás do avançado e goleador Reza Ghoochannejhad. Khalatbari ficou de fora e poderia ter sido uma opção interessante.

Destaques Individuais (Previsão):


    Numa selecção para a qual os objectivos serão fazer 1 ponto e marcar 1 golo, veremos qual será no final da fase de grupos o balanço que Queiroz poderá fazer. Pessoalmente, apontamos o Irão ao último lugar do grupo, mas certamente que Ashkan Dejagah, extremo do Fulham, será o jogador a ter em conta para sacar um coelho da cartola no ataque, e caso o Irão consiga marcar apostamos que será "Gucci", como é conhecido Reza Ghoochannejhad, o marcador.



Posters ESPN - FIFA World Cup 2014 - Grupo F

0 comentários:

Enviar um comentário