20 de junho de 2014

Itália 0-1 Costa Rica: Costa Rica é a primeira a sair com vida do Grupo da Morte

Itália  0 - 1  Costa Rica (Bryan Ruiz 44')

    Parece que estamos já a cair num lugar comum mas: não há palavras para este Mundial. No Grupo da Morte - assim intitulado por conter 3 ex-campeões (Uruguai, Itália e Inglaterra) - quem acaba por sair primeiro com vida e garantir um lugar nos oitavos é... a Costa Rica. Os ticos não ficaram satisfeitos com a incrível exibição (3-1) contra o Uruguai e trouxeram a mesma entrega, eficácia e organização defensiva para o jogo de hoje com a Itália, contrariando por exemplo Mourinho que comentou que não acreditava que a Costa Rica repetisse a façanha.
    A Costa Rica naturalmente repetiu o mesmo 11 do último jogo, enquanto que Prandelli apenas trocou Paletta por Abate e Verratti por Thiago Motta. A batalha táctica iniciou-se com mais bola para a Itália mas com o 5-4-1 da Costa Rica a ser uma incrível dor de cabeça difícil de ultrapassar - a equipa da América Central consegue povoar bem a zona central, Borges e Tejeda são fundamentais na pressão e quando ataca, mesmo que solte um dos laterais no processo ofensivo, está sistematicamente equilibrada. Os primeiros lances perigosos da primeira parte até pertenceram à Itália com Balotelli a ficar isolado por 2 vezes, primeiro através de um passe extraordinário de Andrea Pirlo e depois numa bola iniciada também no playmaker recuado italiano. No primeiro lance Super Mario tentou um chapéu a Keylor Navas e falhou, 2 minutos depois rematou para defesa do guarda-redes do Levante. A Costa Rica começou então a progredir no terreno, Bolaños e Bryan Ruiz (hoje muito mais em jogo) começaram a aparecer e aos 43' aconteceu mais um lance polémico deste Mundial. Joel Campbell recebeu uma bola de um jogador italiano, arrancou em direcção à baliza mas foi derrubado por Chiellini - penalty claro por marcar, e possível vermelho - embora estivesse um colega bastante perto - para o central da Juventus. Certo é que logo de seguida chegou o golo do jogo. Junior Díaz subiu pelo flanco esquerdo, cruzou de forma tensa e encontrou a cabeça do capitão Bryan Ruiz que, com uma excelente movimentação cabeceou para a História. Nos segundos 45 a Itália bem procurou responder, Prandelli foi colocando Insigne, Cerci e Cassano, mas a excelente organização defensiva da Costa Rica em nenhum momento se desleixou. Nem Pirlo conseguiu marcar, num livre directo que Keylor Navas afastou, sendo que Brenes ficou perto do 2-0 naquele que seria um grande golo.

    A Costa Rica tem assim a presença garantida nos oitavos-de-final depois de mais um jogo heróico. Conseguindo 6 pontos contra Uruguai e Itália, a Costa Rica atira assim imediatamente a Inglaterra para fora do Mundial, acabando a restante vaga a ser disputada entre Uruguai e Itália, que se defrontam na última jornada, embora aos italianos baste o empate. Hoje, Keylor Navas voltou a mostrar o porquê de ter sido o melhor guardião da Liga BBVA esta temporada, e muito dificilmente continuará no Levante depois deste Mundial; Giancarlo González foi um gigante na defesa e jogadores como Junior Díaz e Bolaños foram essenciais. Bryan Ruiz, depois de ter estado incrivelmente apagado no jogo de estreia, surgiu a marcar o golo decisivo, um golo histórico que diz que a morte anunciada não pode ser um dado adquirido.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Bryan Ruiz (Costa Rica)
Outros Destaques: Darmian, Pirlo; K. Navas, G. González, J. Díaz, Bolaños

0 comentários:

Enviar um comentário