12 de junho de 2014

Brasil 3-1 Croácia: Reviravolta com bis de Neymar

Começamos hoje a cobertura diária de todos os jogos do Mundial do Brasil. Durante o próximo mês podem esperar a análise detalhada de todos os jogos, a eleição dos melhores em campo e algumas surpresas por ronda!


Brasil  3 - 1  Croácia (Neymar 31' 70' (pen.), Oscar 90+1'; Marcelo a.g. 11')

    O Mundial iniciou-se finalmente com um muito aguardado embate entre Brasil e Croácia. A Selecção comandada por Scolari exibiu-se abaixo do nível que seria de esperar (mérito da Croácia, mas não só) mas no final acabou por somar 3 pontos no jogo inaugural, conseguindo a sua estrela maior - Neymar - um bis no jogo de estreia.
    Na Arena de São Paulo, Kovac optou por Vrsjalko para lateral esquerdo e Jelavic para referência ofensiva. Scolari escolheu os 11 homens esperados, mas surpreendendo tacticamente no tridente ofensivo - Neymar surgiu no centro, Oscar na direita e Hulk no flanco esquerdo. A Croácia ganhou o meio-campo nos primeiros minutos, entrou forte no jogo e aos 11' conseguiu fazer o 1.º golo do Mundial, surpreendendo o público brasileiro. Ivica Olic acelerou na esquerda, o seu cruzamento encontrou um ligeiro desvio de Jelavic mas foi Marcelo a acabar por introduzir a bola na baliza de Júlio César, num auto-golo. A resposta do Brasil deu-se sempre com Neymar a vir buscar jogo muito atrás, embora os melhores pormenores surgissem sempre através do envolvimento de Oscar. Foi precisamente no médio do Chelsea que se iniciou o empate - Oscar lutou, assistiu Neymar e o craque brasileiro rematou rasteiro para o golo. Ficou a ideia que Pletikosa (que nos minutos anteriores tinha tido boas intervenções) podia ter feito mais. Durante largos minutos - entre o final da 1.ª parte e o reatar do jogo - houve ligeiro ascendente do Brasil, com Oscar e Neymar sempre em destaque, e David Luiz ia sendo o pronto-socorro atrás.
    À chegada do minuto 70, o árbitro japonês Yuichi Nishimura conseguiu ficar inevitavelmente ligado ao jogo ao assinalar uma grande penalidade inexistente de Lovren. Fred deixou-se cair, numa valente simulação. Na conversão do penalty, o camisola 10 Neymar Jr. bisou na partida e operou a reviravolta, para êxtase dos adeptos, embora Pletikosa tenha ficado muito perto de defender. Com o resultado em 2-1, o Brasil ficou perto de voltar a marcar - excelente cruzamento de Oscar e David Luiz a tirar o hat-trick a Neymar - e até aos últimos minutos os croatas voltaram a deixar a boa imagem inicial, valendo Júlio César e David Luiz a segurarem a canarinha. Já no período de compensação, Ramires recuperou uma bola, soltou para uma correria desenfreada de Oscar e o médio brasileiro coroou uma excelente exibição com uma remate com a biqueira da bota.
    O Mundial começou com o anfitrião abaixo do expectável, com uma reviravolta que fica apenas manchada pela simulação de Fred que enganou o árbitro, mas havendo um vencedor adequa-se que seja o Brasil. Neymar iniciou a "Copa" com um bis, Oscar foi o melhor em campo e David Luiz o destaque no sector defensivo. Faltou a preponderância que os laterais tiveram na Taça das Confederações e que têm no jogo brasileiro, e Luiz Gustavo-Paulinho nunca conseguiram segurar realmente o meio-campo. Reparo ainda para a táctica de Scolari, onde não resultou colocar Hulk na esquerda - perderam-se as diagonais do extremo do Zenit, para além do facto de não ser um jogador brilhante a cruzar. Nota positiva na Croácia, sobretudo para Modric e Ivica Olic.


Barba Por Fazer do Jogo:
Oscar (Brasil)
Outros Destaques: David Luiz, Neymar Jr.; Modric, Olic

0 comentários:

Enviar um comentário