19 de junho de 2014

Uruguai 2-1 Inglaterra: Suárez faz toda a diferença

Uruguai  2 - 1  Inglaterra (Suárez 39' 85'; Rooney 75')

    No 'Grupo da Morte' assistimos hoje ao nascimento de um jogador nesta competição: Luis Suárez. O avançado uruguaio do Liverpool foi baixa - por lesão - no jogo frente à Costa Rica, mas regressou para atormentar a vida dos seus colegas de Premier League. Não há palavras para descrever um jogador como Suárez, o único no futebol actual que se consegue juntar ao nível de Ronaldo e Messi; poucos jogadores dão gosto ver e entusiasmam como Suárez consegue.
    Depois dos desaires contra Costa Rica e Itália, as 2 selecções de hoje sabiam que só a vitória interessava. Hodgson manteve o mesmo onze, enquanto que o Uruguai fez alterações, tendo que jogar com uma defesa remendada mas passando a contar com o jogador que muda toda a equipa: Luis Suárez. O arranque da partida teve uma Inglaterra activa, e Godín desdobrou-se em faltas, evitando lances de perigo mas conseguindo manter-se em campo durante a 1.ª parte. Cedo se percebeu que este seria um jogo de luta, de raça e coragem, e o Uruguai desde o começo assumiu a postura certa. Cahill e Godín assumiram-se como os patrões de cada defesa, e a Inglaterra ficou muito perto de marcar aos 31 minutos. Steven Gerrard cobrou um livre indirecto como tão bem sabe, e Wayne Rooney cabeceou com violência à barra. Aquilo que poderia ser um 4-4-2 muito estático do Uruguai tornou-se sempre bastante flexível graças à boa 1.ª parte de Lodeiro, em grande esforço físico, mas importantíssimo no transporte de jogo. Foi então que aos 39' o jogo animou. Excelente jogada com Lodeiro a jogar a bola para Cavani e o portentoso avançado do PSG cruzou com classe, encontrando um cabeceamento mortífero e colocado de Suárez. O avançado uruguaio lutou contra uma inesperada lesão no menisco para marcar presença neste Mundial, recuperou e apareceu em boa hora.
    Ao intervalo ficava a ideia de que faltava coragem à Inglaterra, capacidade para lutar com tudo pelos seus objectivos como os jogadores uruguaios estavam a fazer (Ríos e Godín, autênticos exemplos guerreiros). O jogo poderia ter ficado resolvido logo no começo da 2.ª parte com Cavani a desperdiçar um lance de golo claro. A Inglaterra viveu então minutos melhores, com Muslera a defender o que foi preciso, e embora tivesse mais bola voltou novamente a complicar e a não mostrar grande entrosamento. No entanto, embora sem pressionar de forma asfixiante, a Inglaterra conseguiu o empate. Glen Johnson conseguiu um cruzamento em esforço e Rooney apareceu na cara de Muslera, tendo apenas que encostar. Wayne Rooney conseguiu assim finalmente marcar num Mundial, festejando efusivamente. Com o 1-1, Sturridge procurou o golo mas foi o outro avançado do Liverpool a conseguir um lugar na História da sua Selecção. Após um pontapé de Muslera, Gerrard e Cavani disputaram uma bola no ar (deu a ideia de que terá sido o capitão de Inglaterra e do Liverpool a tocar na bola) e Suárez ficou isolado. Mantendo a sua incrível eficácia e a apetência para os grandes momentos, Suárez disparou forte e transformou este Uruguai-Inglaterra num jogo de sonho da sua carreira. O jogo terminou com Joe Hart na grande área contrária mas de nada serviu pois o jogo terminou 2-1 e o herói foi aquele que mais apaixonou os adeptos da Premier League esta temporada.

    Mais um grande jogo no Grupo D - a Inglaterra tem a sua 2.ª derrota mas pelo menos esteve envolvida em 2 dos melhores jogos deste Mundial até agora - e todos os caminhos e reflexões possíveis terão que ir dar a Luis Suárez. Vários jogadores estiveram hoje enorme empenho, o Uruguai lutou (consoante o seu ADN) e teve em Suárez o farol para uma exibição que nunca vai esquecer. Depois da temporada extraordinária que realizou e tendo prometido aos seus compatriotas que recuperaria a tempo do jogo de Inglaterra, Suárez merecia o que hoje conseguiu.
    A Inglaterra ainda guarda alguma esperança, precisando que a Itália vença amanhã a Costa Rica e vença depois o Uruguai e caso esse cenário se ponha, os ingleses precisarão ainda de uma vitória folgada contra a selecção-surpresa da primeira jornada. Um empate ou vitória da Costa Rica amanhã deixa a Inglaterra automaticamente fora do Mundial. Veremos qual será o desfecho do Grupo D.


Barba Por Fazer do Jogo: Luis Suárez (Uruguai)
Outros Destaques: Muslera, Godín, Lodeiro, Ríos, Cavani; Cahill, Rooney

0 comentários:

Enviar um comentário