22 de junho de 2014

Nigéria 1-0 Bósnia: Bósnios dizem adeus ao Mundial

Nigéria    1 - 0    Bósnia (Odemwingie 29')

    Jogo equilibrado na Arena Pantanal entre Nigéria e Bósnia em mais uma partida marcada por uma má decisão do árbitro ao anular um golo limpo a Edin Dzeko. Os bósnios trocavam melhor a bola, as movimentações eram boas, mas a objectividade era pouca. Essa estava do lado da Nigéria que acabou por criar os melhores lances de golo. 
    E foi mesmo a Nigéria a criar mais perigo inicialmente com Odemwingie e Obi Mikel a tirarem as medidas à baliza. Onazi também quis colocar à prova Begovic e atirou um míssil do meio da rua para defesa complicada do guardião. Na resposta, a Bósnia marcou mesmo, mas o árbitro anulou por suposto fora-de-jogo. Dzeko estava totalmente em jogo no momento do passe, mas o árbitro neozelandês cumpriu a tradição deste mundial e juntou mais um erro com influencia no resultado à "caderneta" deste Mundial. A resposta não podia ser pior. Emenike arrancou pela direita, ultrapassou Spahic e ofereceu o golo a Odemwingie que apenas teve que encostar. Golo completamente legal - apesar dos europeus pedirem falta sobre Spahic -, mas a penalizar demasiado a Selecção Bósnia. Medunjanin e Dzeko ainda tentaram igualar a partida, mas sem sucesso. Sairiam da primeira parte derrotados muito por culpa do neozelandês Peter O'Leary e pelas suas debilidades defensivas.
    Para a segunda parte a Bósnia não apareceu melhor. Quem apareceu ainda melhor foi Emenike. Ganhava praticamente todos os lances a Spahic e colocava Begovic em apuros sempre que rematava à baliza. Sendo que aos 59 minutos esteve mesmo perto de aumentar a vantagem para dois golos. Foi a partir dos 70 minutos que a Bósnia começou a surgir mais no jogo já que - com o passar do tempo - via os oitavos-de-final cada vez mais ao fundo do túnel. Ibisevic foi o primeiro a tentar o golo num cabeceamento por cima e Pjanic tentava a sorte de longe, mas o pontapé saiu à figura de Enyeama. Emenike queria mais e voltou a incomodar Begovic num pontapé forte fora de área. Edin Dzeko mostrava vontade de querer alimentar o sonho e - após ter cabeceado para defesa de Enyeama - surgiu dentro de área e com um remate à meia volta atirou com violência para enorme defesa do guardião africano que ainda embateu no poste! Um remate já em tempo de descontos e que significou o adeus ao Campeonato do Mundo desta selecção bósnia a quem faltou alguma maturidade e experiência e também alguma competência do árbitro. Quando se está em dificuldades e aparece um árbitro a desnivelar ainda mais para o adversário, é sempre complicado. Que o diga Portugal.

    Grande passo dos nigerianos para a fase seguinte, mas nada está decidido. Pois se o Irão ganhar à Bósnia no último jogo, os africanos têm que pelo menos pontuar frente à Argentina para não ficar para trás. 



Barba Por Fazer do Jogo: Emmanuel Emenike (Nigéria)
Outros Destaques: Odemwingie, Obi Mikel, Omeruo; Begovic, Dzeko.

0 comentários:

Enviar um comentário