16 de junho de 2014

Irão 0-0 Nigéria: Pior jogo, Primeiro empate

Irão  0 - 0  Nigéria

    Aquele triste momento em que Carlos Queiroz consegue mais pontos num dia do que Portugal. Ao 13.º jogo, para azar da competição, registou-se finalmente o primeiro jogo sem golos do Mundial 2014, bem como o primeiro empate. Num Grupo F onde ontem a Argentina contou com muita sorte (e com o factor-Messi) para vencer a Bósnia, a Nigéria - vencedora da CAN 2013 - não conseguiu marcar ao Irão de Carlos Queiroz.
    O seleccionador português surpreendeu ao optar pelo guardião Haghighi (do Sporting da Covilhã) e contou com uma estrutura defensiva forte de 4 homens, com Nekounam e Teymourian a darem o apoio que era esperado. A Nigéria apostou num 4-3-3, surgindo Azeez a integrar o meio-campo com Obi Mikel e Onazi.
    Foi, sem dúvida alguma, o pior jogo deste Mundial 2014 até ao momento. Ambas as equipas criaram poucas oportunidades de golo, sendo que Enyeama e Haghighi estiveram sempre seguros. Na 1.ª parte houve ascendente da Nigéria, mas a combatividade da defesa iraniana deu sempre conta do recado. Aos 33 minutos surgiu o melhor lance do Irão, com Dejagah a cobrar um canto e Reza (Ghoochannejhad) a cabecear para uma estóica defesa de Vincent Enyeama. Surpreendentemente a 2.ª parte conseguiu ser ainda menos rica em oportunidades e o facto do seleccionador nigeriano ter retirado Moses (na altura para colocar Shola Ameobi) também não ajudou. O Irão manteve sempre elevada competitividade e segurança defensiva, verdade seja dita também não foi propriamente muito incomodado, e como já tínhamos dito procurou aguentar o 0-0 (estatisticamente o resultado mais frequente deste Irão) até onde pôde.

    Pode-se dizer que a Nigéria foi uma desilusão, uma vez que surge neste Mundial como vencedora da CAN e o jogo de hoje deixou também elevadas esperanças para a Bósnia. Caso os bósnios apresentem o futebol de ontem terão certamente argumentos para vencer Nigéria e Irão. O Irão e Carlos Queiroz já têm 1 ponto conquistado e, nesse sentido, podem sentir o dever de missão cumprida.


Barba Por Fazer do Jogo: Ogenyi Onazi (Nigéria)
Outros Destaques: Haghighi, Pouladi, Nekounam, Reza; Enyeama, Omeruo, Mikel

0 comentários:

Enviar um comentário