23 de junho de 2014

Croácia 1-3 México: Guerra com justo vencedor

Croácia  1 - 3  México (Perisic 87'; Márquez 72', Guardado 75', Chicharito 82')

    Era com grandes expectativas que o mundo do futebol esperava este duelo entre croatas e mexicanos. As equipas de Kovac e Miguel Herrera proporcionaram espectáculo, num jogo que esteve preso até ao minuto 72 mas que contou a partir daí com 4 golos. Acabou no fim por levar a melhor a Selecção que mostrou mais futebol, uma ideia de jogo mais definida e bem trabalhada. O México jogará nos oitavos com a Holanda, um jogo que ninguém pode perder.
    Herrera limitou-se a colocar em campo o seu onze-base, um 5-3-2 magnificamente rotinado. Kovac adaptou um pouco a equipa ao futebol do México, acabando por colocar Srna em terrenos mais avançados (embora face ao posicionamento dos mexicanos não tenha tido a liberdade que o esquema pediria). A 1.ª grande oportunidade do primeiro tempo saiu dos pés de um jogador com o nome do seleccionador, Herrera. O médio do Porto, Héctor Herrera, continua a valorizar-se jogo após jogo e hoje deixou o primeiro aviso num remate fortíssimo à barra da baliza de Pletikosa. A primeira parte foi, de resto, muito pouco fértil em oportunidades de golo. O México, mais paciente por saber que o empate o qualificava, esteve sempre mais na expectativa embora dando sempre a ideia de que tinha o jogo controlado, mesmo quando não tinha a bola em sua posse.
    A acção junto das balizas iria aumentar e bem na 2.ª parte sobretudo depois da entrada de Chicharito para o lugar de Gio dos Santos. O golo mexicano chegou aos 72' com o capitão Rafael Márquez (possivelmente o melhor defesa central deste Mundial até aqui) a elevar-se e a cabecear para o 1-0 dando o melhor seguimento a um canto bem apontado por Herrera. Com este golo o inferno instalou-se no jogo e os lances sucederam-se. Em ritmo frenético, motivados com o golo marcado, os mexicanos partiram para cima da Croácia e chegaram 3 minutos a seguir ao 2-0 com Chicharito a conduzir um ataque, a libertar no momento certo para Peralta e este a cruzar para um remate convicto de Andrés Guardado. As emoções continuaram e quase na resposta imediata surgiu um dos momentos do jogo: aos 78' o jovem Rebic esteve mesmo muito perto de bater Ochoa mas Héctor Moreno salvou o México com um corte que parecia impossível em cima da linha. Se a bola de Rebic tivesse entrado, é certo que os croatas teriam ainda que marcar 2 golos para seguir em frente, mas nunca se sabe como teria sido o rumo dos acontecimentos uma vez que o que acabou por acontecer foi o 3-0 - novamente a partir de um canto. Desta vez foi Guardado a cruzar, Rafa Márquez desviou a bola e Chicharito levou à loucura dos mexicanos, quer na bancada quer em campo. Uma loucura que já tinha sido bem extravasada nos golos anteriores. A Croácia conseguiu sair do Mundial com um golo de honra, numa jogada em que Rakitic combinou com Ivan Perisic e o nº 4 dos croatas acelerou pela esquerda até marcar a Ochoa. Foi o 1.º golo que Ochoa sofreu neste Mundial, e Perisic acaba por ser provavelmente o melhor jogador croata nestes 3 jogos de competição.
    Poucas equipas têm mais paixão em campo do que este México. Tal como o Uruguai ou o Chile, esta equipa luta, acredita e tem bom futebol. Não era fácil chegar aos oitavos, mas os mexicanos conseguiram, e ainda lhes devem 2 golos mal anulados a Gio dos Santos na vitória frente aos Camarões. Aqui no Barba Por Fazer acreditávamos que este embate seria a disputa final entre Croácia e México, embora achássemos antes do Mundial que seriam os croatas a levar a melhor. Acompanhando a competição, hoje era mais provável o México festejar e é uma excelente notícia para qualquer adepto o Holanda-México que se aproxima.

    Destaque final para vários jogadores mexicanos. Vázquez (jogador que não conhecíamos) tem sido importante mas hoje houve outros destaques. Herrera continua a fazer um Mundial impressionante, Guardado hoje teve o seu melhor jogo, vários elementos da defesa corresponderam (Aguilar, Maza e Moreno), a entrada de Chicharito foi determinante e o capitão Rafa Márquez foi mesmo o homem do jogo.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Rafael Márquez (México)
Outros Destaques: Perisic, Rakitic; Aguilar, Moreno, Guardado, Herrera, Chicharito

0 comentários:

Enviar um comentário