13 de junho de 2014

México 1-0 Camarões: Justiça pelos pés de Peralta

México  1 - 0  Camarões (Peralta 61')

    O segundo jogo do Mundial, a fechar a 1.ª jornada do Grupo A voltou a ter bastante polémica envolvida, com a equipa de arbitragem a cometer mais do que um erro, em prejuízo do México. A selecção de Herrera poderia e deveria ter ido para o intervalo a vencer por 2-0, mas graças a dois foras-de-jogo mal assinalados, apenas conseguiu fazer justiça na segunda parte. Miguel Herrera colocou em campo a equipa que defrontou Portugal no recente amigável, enquanto que os Camarões Djeugoue ganhou o lugar a lateral direito.
    O jogo iniciou-se com o México no seu muito interessante 3-5-2/ 5-3-2, com bastante posse de bola e a colocar uma limitada equipa dos Camarões refém do futebol mexicano. Aos 11' surgiu o primeiro caso do jogo. O médio do Porto, Hector Herrera, descobriu Gio dos Santos com um excelente passe, Gio marcou mas o árbitro anulou o golo. Os Camarões procuraram responder e Ekotto desenhou um bom lance que Eto'o rematou ao longe, tendo voltado a criar perigo num canto com muita confusão à mistura. Voltou então a haver mais México e, num excelente livre de Guardado, o capitão Rafael Márquez (incrível exibição a ser o 1.º elemento de construção, sendo o central que sai com bola) tirou um golo ao colega Moreno. A polémica voltou então ao Estádio das Dunas. Guardado marcou um canto e Gio dos Santos marcou um golo limpo. O fiscal decidiu anular novamente por pretenso fora-de-jogo ao detectar um desvio entre os homens que saltaram - houve, de facto, um desvio na trajectória da bola mas de Choupo-Moting. Aos 30 minutos de jogo, Gio dos Santos e o México já deviam ter 2 golos.
    A 2.ª parte começou com menor fulgor, mas voltou a ser o México - sempre mais equipa, e sempre com uma ideia de jogo definida - a ficar perto. Gio dos Santos combinou bem com Peralta, mas Itandje fez uma boa defesa. Os Camarões quase fizeram um golo sortudo num livre de Assou-Ekotto que foi desviado pela barreira mas foi então aos 61' que a justiça chegou. O capitão de 35 anos Rafael Márquez iniciou o lance, fez um excelente passe para Gio dos Santos, Itandje defendeu o remate do craque mexicano mas já nada pôde fazer perante a recarga de Oribe Peralta. Êxtase dos vários adeptos mexicanos nas bancadas, e uma sensação de justiça para qualquer adepto de bom futebol. Nos minutos seguintes o jogo acalmou um pouco, Miguel Herrera mexeu bem na equipa (colocou Fabián e Chicharito) e só na recta final é que o perigo voltou a rondar as balizas. Maza Rodríguez teve um corte providencial aos 86 minutos e, já no tempo de compensação, 1.º foi Ochoa fez uma defesa segura mas importante, acabando o México com Layún a recuperar uma bola junto à linha de fundo, oferecendo o golo a Chicharito que desperdiçou atirando por cima.
    O Grupo A fica assim com Brasil e México com 3 pontos. Na próxima jornada, os actuais líderes encontram-se e a Croácia terá obrigação de vencer a selecção dos Camarões. Destaque hoje sobretudo para Gio dos Santos - preponderância total no jogo ofensivo, e devia ter terminado o jogo com um bis -, Márquez (o coração e cérebro da equipa) e Vásquez (acerto quase total no passe), e Peralta pelo golo. Nos Camarões, Mbia e Ekotto foram os menos maus.


Barba Por Fazer do Jogo: Gio dos Santos (México)
Outros Destaques: Márquez, Vásquez, Peralta; Mbia

0 comentários:

Enviar um comentário