18 de junho de 2014

Espanha 0-2 Chile: 'Mineiros' ditam Game Over

Espanha  0 - 2  Chile (Vargas 20', Aránguiz 43')

    História foi feita. A actual campeã do mundo e bi-campeã da Europa, Espanha, está eliminada do Mundial 2014. No palco da final, o mítico Maracanã, o Chile venceu a Espanha - nunca tinha acontecido - e assim Holanda e Chile estão automaticamente qualificados para os oitavos, disputando entre eles o 1.º lugar do grupo B na derradeira jornada.
    Del Bosque teve alguma sensatez e retirou Piqué e Xavi do onze inicial, colocando Javi Martínez e Pedro, mas as coisas voltaram a correr mal. Muito mérito do Chile, e muito demérito da defesa (e Casillas, claro) espanhola. O Chile entrou melhor e marcou primeiro, aproveitando a medonha e descoordenada defesa hispânica. O primeiro surgiu numa bola nas costas da defesa espanhola com Aránguiz a colocar Vargas na cara do golo e o camisola 11 a ter toda a classe para tirar Iker Casillas do seu caminho antes de rematar em queda para o 1-0. Durante largos minutos verificou-se um pulmão inesgotável e uma entreajuda sem limites entre os jogadores chilenos, que acabaram por ser justamente premiados com o 2-0 perto do final da 1.ª parte. Alexis Sánchez fez Casillas socar a bola para a frente num livre directo, mas o guardião espanhol afastou a bola poucos metros, acabando por colocá-la à disposição de Aránguiz. O médio do Chile voltou a evidenciar a classe e qualidade dos "mineiros" dominando a bola com calma antes de a colocar a balançar as redes espanholas.
    Na Espanha o futebol foi sempre estranhamente desligado, com Diego Costa a parecer um corpo estranho (a fazer lembrar Mandzukic no sistema de Guardiola no Bayern) no ataque. Ao intervalo, Del Bosque trocou Xabi Alonso por Koke e a Espanha evoluiu um pouco, mas claramente não o suficiente. O Chile soube fechar os caminhos para a sua baliza no 2.º tempo, com uma exibição de raça! Busquets e Isla falharam oportunidades clamorosas em cada um dos lados do campo e nos 20 minutos finais Claudio Bravo mostrou a Casillas como se faz, com várias defesas de grande nível.

    É impossível não gostarmos deste Mundial 2014, não vibrarmos efusivamente com cada jogo. O Chile fez um jogo histórico, esteve muito acima daquilo que produziu frente à Austrália e já tem presença confirmada nos oitavos. Sabíamos que o Chile podia dificultar a passagem à Holanda mas nunca pensámos que seria a Espanha a cair na fase de grupos. Hoje os espanhóis estarão de luto e houve vários erros de diagnóstico: connosco Xavi não teria ido a este Mundial, elementos como Fábregas (onde realmente rende para a equipa), Carvajal ou Koke seriam titulares. Claro que a equipa desiludiu como um todo, Sergio Ramos esteve irreconhecível e quando vemos Iniesta sem saber o que fazer à bola em alguns momentos, sabemos que mais ninguém saberá. Falar de Iker Casillas já não vale a pena, uma vez que passou do melhor guarda-redes do Euro 2012 para provavelmente o pior guarda-redes do Mundial 2014. O Chile foi hoje uma equipa de heróis, talvez motivados pelo vídeo feito pelos mineiros, e fez uma exibição perfeita. Defendeu com perfeição, o meio-campo correu, pressionou e geriu, sendo difícil eleger um melhor em campo - Aránguiz assistiu, marcou e foi um dos homens mais activos no meio-campo dos 2 lados do campo, por isso talvez mereça ser ele o eleito, embora hoje tenha sido um jogo de equipa. Veremos quem ficará em 1.º entre Chile e Holanda sendo que não há Van Persie na última jornada e que, imaginando que o Brasil consegue ficar em 1.º, tanto chilenos como holandeses vão-se empenhar para não encontrar a equipa de Scolari. Curiosamente, "Felipão" referiu na antevisão do Mundial que entre Espanha, Holanda e Chile, quem não queria mesmo nos oitavos era o Chile.


Barba Por Fazer do Jogo: Charles Aránguiz (Chile)
Outros Destaques: Iniesta; Bravo, Medel, Isla, Alexis, Vargas

2 comentários:

  1. Eu acrescentava ao melhor em campo os mineiros de San José (com o seu video bem devem ter dado o mote para a equipa chilena jogar com a garra e a entreajuda demonstrada.

    ResponderEliminar
  2. Definitivamente. Ouvir 'nada é impossível para um chileno' e sobretudo as palavras finais incluindo o 'porque a morte já a vencemos' toca qualquer pessoa, e certamente ainda mais o povo e os jogadores do Chile

    ResponderEliminar