14 de junho de 2014

Colômbia 3-0 Grécia: Vitória sob o olhar de Falcao

Colômbia  3 - 0  Grécia (Armero 5', Teófilo Gutiérrez 58', James Rodríguez 90+3')

    Mesmo sem Falcao, a Colômbia entrou no Mundial com qualidade, segurança, bom futebol e eficácia. No primeiro jogo de hoje, a selecção que apenas ficou atrás da Argentina no apuramento para o Mundial, foi muito superior à Grécia e começou a competição em bom plano. Pekerman optou por um 4-2-3-1, deixando apenas Teófilo Gutiérrez na frente, com Cuadrado e Ibarbo nos flancos e James mais solto. Fernando Santos abordou o jogo como era esperado, surgindo no entanto Gekas e Kone nos lugares que pareciam estar destinados a Mitroglou e Tziolis.
    Num estádio repleto de adeptos colombianos, os primeiros 45' começaram praticamente com o golo colombiano - o golo mais rápido dos cafeteros num Mundial. James Rodríguez, perto da linha de meio-campo, fez uso da sua exímia colocação de bola descobrindo Cuadrado, o veloz ala da Fiorentina bailou perante Cholevas (ou Holebas) e cruzou encontrando o remate de Armero. A bola desviou ligeiramente em Manolas e Karnezis viu a bola entrar na sua baliza de forma triste. De resto, a 1.ª parte teve clara superioridade colombiana - algo constante ao longo dos 90 minutos - com a dupla Sánchez-Aguilar a garantir bastante segurança e a permitir uma boa e rápida troca de bola ao primeiro toque no meio-campo grego. As melhores oportunidades pertenceram no entanto à equipa de Fernando Santos, com Gekas e Kone a ficarem perto de marcar, o primeiro logo na resposta ao golo inaugural e o segundo perto do intervalo, mas com Ospina a brilhar entre os postes.
    A história não mudou muito na segunda parte, com James Rodríguez sempre envolvido na construção de jogo. O 2-0 começou precisamente nos pés do numero 10, num canto bem cobrado que Aguilar desviou ao 1.º poste, Teófilo Gutiérrez estava na cara do golo e não perdoou, ampliando o resultado. A Grécia ainda podia ter reaberto a discussão num lance em que Gekas cabeceou à barra mas a partir daí e até ao final, ficou a ideia de que os gregos já não acreditavam num resultado diferente, com a Colômbia a gerir o jogo como quis. No entanto, o jogo não acabou sem James Rodríguez deixar a sua marca na ficha de jogo. Já em tempo de compensação uma boa combinação colectiva, permitiu que Cuadrado assistisse James para o 3-0 final.
    Shakira ontem viu Piqué fazer uma exibição de amador mas hoje deve ter ficado feliz com o futebol do seu país. A Colômbia cumpriu com as expectativas e bateu a Grécia com um futebol seguro, consistente e com uma equipa muito homogénea. Os jogadores são solidários, trocam bem a bola ao primeiro toque e veremos até onde podem chegar. James Rodríguez foi a principal figura do jogo, ele que é o jogador no qual os colombianos depositam maiores esperanças depois da lesão de Radamel Falcao. James foi o playmaker do jogo colombiano, coroando ainda a sua exibição com um golo. Cuadrado esteve em destaque com 2 assistências, Armero e Teófilo marcaram e, atrás, Ospina e Yepes foram fundamentais.


Barba Por Fazer do Jogo: James Rodríguez (Colômbia)
Outros Destaques: Ospina, Yepes, Armero, Cuadrado, Teófilo Gutiérrez

0 comentários:

Enviar um comentário