19 de junho de 2014

Camarões 0-4 Croácia: Goleada rumo à batalha final

Camarões  0 - 4  Croácia (Olic 11', Perisic 48', Mandzukic 61' 73')

    A Croácia cumpriu o seu dever de levar de vencida a selecção dos Camarões podendo assim ainda sonhar com a passagem à próxima fase. Um jogo totalmente dominado pelos croatas e com uns Camarões algo displicentes e indisciplinados. O jogo Cróacia-México será certamente um embate muito interessante na óptica dos amantes de futebol porque terá dois bons conjuntos que darão tudo para passar aos oitavos-de-final.
    Uma primeira parte equilibrada que começa com ataques de parte a parte, mas com a Croácia a chegar rapidamente ao golo. Marcavam 10 minutos quando Srna cruza da direita para o interior da área para um mau corte de N'Koulou. A bola vai ter com Perisic que rapidamente assistiu Olic para o primeiro golo da partida. Muito mal N'Koulou no corte e muita passividade do resto da defensiva africana. O jogo seguiu com os Camarões a arriscar tudo com uma defesa bastante subida e a verdade é que arriscavam demais. Os defesas concediam demasiadas facilidades e a Croácia aproveitava contra-atacando. Perisic, Rakitic e Olic eram os que mais perigo criavam neste primeiro tempo. Quase a terminar a primeira parte - após um desentendimento no ataque camaronês - a Croácia organizou um contra-ataque por intermédio de Olic e eis que Alex Song agride Mandzukic. Uma agressão sem qualquer nexo já que o avançado corria para acompanhar o seu companheiro no ataque e Alex Song vai contra o mesmo e agride com uma cotovelada nas costas. Bem Pedro Proença a expulsar o jogador africano. A Croácia agradeceu esta infantilidade já que vencia por 1-0 e ia para a segunda parte com mais um em campo.
    O segundo tempo começou logo com um golo dos europeus. Erro tremendo de Itandje que - numa cobrança de um pontapé de baliza - ofereceu o esférico a Perisic. O croata arrancou desde o meio campo e só parou para fuzilar o guardião camaronês. Mandzukic podia ter feito logo a seguir o terceiro ao aparecer isolado frente ao guarda-redes adversário, mas acabou por falhar o alvo. Não marcou isolado, marcou num canto. Canto cobrado por Pranjic e Mandzukic cabeceia sem qualquer oposição. Imensas facilidades para o croata que quase nem teve que saltar para fazer o golo. Gritante apatia por parte da defensiva africana. Os camarões tentavam atacar com tudo, mas a desorganização era muita. E os croatas continuavam a agradecer marcando mais um. Um remate de Eduardo para defesa incompleta de Itandje e Mandzukic aproveitou estando no local certo à hora certa para encostar para o fundo das redes. Rakitic esteve muito perto de fazer o 5-0 depois de um arranque de Rebic numa boa transição, e o jogo terminou com um momento lastimável entre jogadores dos Camarões, com Assou-Ekotto e Moukandjo a desentenderem-se. Pelo menos Ekotto deveria ter sido expulso.

    A selecção de Kovac dominou e goleou, contou com a ajuda de Alex Song num momento absurdo do jogador, e aguardaremos com expectativa o Croácia-México da última jornada do Grupo A. O meio-campo croata esteve compacto e soube criar diversos lances de perigo, sendo que talvez Ivan Perisic - com um golo e uma assistência - tenha sido o elemento mais do jogo. Destaque também para o goleador Mario Mandzukic, que não pôde jogar frente ao Brasil, regressando com 2 golos.


Barba Por Fazer do Jogo: Ivan Perisic (Croácia)
Outros Destaques: Pranjic, Lovren, Modric, Rakitic, Olic, Mandzukic

0 comentários:

Enviar um comentário