15 de junho de 2014

Suiça 2-1 Equador: Sul-americanos deixam fugir sonho nos descontos

Suiça    2 - 1    Equador (Mehmedi 48', Seferovic 90'+3; E. Valencia 22')

   Primeiro jogo a contar para o Grupo E com a Suiça a enfrentar o Equador na capital brasileira Brasília, com uma temperatura amena e sem chuva a atrapalhar. Os helvéticos apresentaram-se sem grandes ideias de jogo, muito repetitivos na forma como atacavam e encontraram um Equador que tudo fez para ganhar. Fantástico nas saídas para o ataque e muito consistente defensivamente. Lutou com todas as suas forças até ao fim, mas foi no fim que acabou por morrer na praia, injustamente. 
    Perspectivava-se superioridade dos suíços face ao plantel repleto de bons valores, mas foram mesmo os sul-americanos a dominar a primeira parte do jogo. A posse de bola pertenceu à Suiça, mas os equatorianos eram quem criava as melhores oportunidades de golo com saídas muito rápidas para o ataque e com uma consistência defensiva notável. Os europeus pareciam surpreendidos com a fantástica organização do Equador e não conseguiam criar jogadas de ataque dignas de relevo. Xhaka teimava em não aparecer no jogo e isso pesou na eficiência atacante da sua equipa. A Suiça cedo percebeu que não conseguia desmontar a defesa equatoriana e começou a tentar a sua sorte na meia distância. Xhaka, Shaqiri e Ricardo Rodriguez foram exemplos disso mesmo, com o remate do defesa esquerdo a ser o mais perigoso dos três. Porém, as saídas rápidas dos adversários acabaram por resultar em golo. Na sequência de um contra-ataque, Lichtsteiner acaba por parar Montero em falta perto da marca de canto do lado esquerdo. Na conversão, Walter Ayoví centrou de forma exímia e Enner Valencia - completamente solto à entrada da pequena área - fez o golo com a maior das facilidades. Gritante displicência defensiva por parte do conjunto suíço a deixar o adversário saltar completamente solto fazer o golo. A Suiça continuava sem ideias e persistia na meia distância onde - até ao fim do primeiro tempo - apenas um remate de Inler levou perigo às redes de Domínguez.
    Para o segundo tempo a Suiça entrou melhor, mas não muito melhor. Apresentou-se mais organizada, mais ofensiva, mas continuava a pecar no último terço do campo. Ainda assim, entraram a ganhar. Aos 48 minutos acabaram por fazer um golo quase a papel químico do primeiro tento do jogo. Canto batido por Ricardo Rodriguez e Mehmedi cabeceou com facilidade para o golo. Mais um golo de bola parada e mais um golo com culpas para a defesa. O defesa equatoriano não saltou com o avançado suíço e possibilitou assim o golo do empate. Se pensavam que o jogo iria mudar a favor da Suiça, pois enganaram-se. O Equador continuou com as melhores oportunidades de golo com Enner Valencia e Jefferson Montero a dar frequentemente uma carga de trabalhos à defensiva helvética. Para além dos dois últimos jogadores referidos, Arroyo foi outro que obrigou Benaglio a aplicar-se - desta vez - através de um livre directo batido com violência. Entrava-se no período de descontos e o Equador apostou tudo na vitória partindo para cima da Suiça com velocidade. Contudo, no último minuto de descontos, Antonio Valencia ligou o turbo, assistiu Arroyo que - em excelente posição - foi travado com um tremendo corte de Behrami! O jogador do Nápoles saiu a jogar, sofreu uma entrada dura de um adversário, levantou-se e libertou para Shaqiri virar o flanco para Ricardo Rodriguez. O lateral aproveitou a defesa descompensada dos equatorianos e fez a segunda assistência do jogo para o golo de Seferovic nos últimos segundos dos descontos. Um verdadeiro balde de água fria para o Equador que tanto lutou.

    A sorte do jogo acabou por sorrir aos suíços onde o empate acabaria por se ajustar. O Equador apresentou mais argumentos para vencer o jogo, mas a sua grande vontade de vencer acabou por culminar na derrota, nos últimos segundos. O sonho de passar à próxima fase pode ter-se desmoronado, mas ainda há um França-Honduras para se jogar daqui a pouco.


Barba Por Fazer do Jogo: Enner Valencia (Equador)
Outros Destaques: R. Rodriguez, Inler, Shaqiri; J. Montero, Paredes.

0 comentários:

Enviar um comentário