10 de junho de 2014

Mundial 2014: Previsão Grupo G

    Hoje, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, finalmente chegámos ao grupo de Portugal onde a gigante Alemanha é dada como favorita para vencer o grupo. Contudo, a Alemanha e o Campeonato do Mundo perderam um enorme jogador - Marco Reus. Mesmo continuando com um conjunto de jogadores soberbo, a selecção germânica ficou enfraquecida, o que poderá beneficiar Portugal. Com Cristiano Ronaldo a 100% o primeiro lugar é possível. O mais provável é a Alemanha amealhar os 9 pontos e passar com distinção à próxima fase. Contudo, com Cristiano Ronaldo a 100%, Portugal tem uma palavra a dizer. Já provámos que temos capacidade para disputar a vitória com qualquer equipa grande, como já o fizemos em provas anteriores, e surgimos muito mais fortes em jogos "a sério" do que nas qualificações e jogos de preparação. Se Portugal vence o primeiro jogo contra a Alemanha será o favorito a vencer o grupo, e aí poderá ambicionar a chegar mais longe do que caso fique em 2.º. Ainda assim, as duas equipas podem acabar em igualdade pontual. E nesse caso, a Alemanha partiria em vantagem porque tem um ataque avassalador. Quanto às outras duas equipas, os EUA podem acabar por surpreender e vencer o Gana ficando assim em terceiro. Contudo, o mais provável é acabarem no fundo da tabela caindo aos pés dos velozes - mas débeis a defender - ganeses.
    Prossigamos então à análise detalhada das equipas:

1. ALEMANHA 

  • Guarda-Redes: Manuel Neuer (Bayern), Roman Weidenfeller (Dortmund), Ron-Robert Zieler (Hannover 96)
  • Defesas: Philipp Lahm (Bayern), Per Mertesacker (Arsenal), Mats Hummels (Dortmund), Jérôme Boateng (Bayern), Kevin Grosskreutz (Dortmund), Erik Durm (Dortmund), Matthias Ginter (Friburgo), Benedikt Höwedes (Schalke 04), Shkodran Mustafi (Sampdoria)
  • Médios: Sami Khedira (Real Madrid), Bastian Schweinsteiger (Bayern), Toni Kroos (Bayern), Christoph Kramer (Gladbach), Julian Draxler (Schalke 04), Mesut Özil (Arsenal), Mario Götze (Bayern)
  • Avançados: Miroslav Klose (Lázio), Thomas Müller (Bayern), Lukas Podolski (Arsenal), André Schürrle (Chelsea)
Seleccionador: Joachim Löw
Baixas: Marco Reus, Ilkay Gündogan; Ausências: Marcel Schmelzer, Kevin Volland

Equipa-Base (4-3-3): Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels, Höwedes; Lahm, Khedira (Schweinsteiger), Kroos; Müller, Podolski, Özil
    Löw perdeu Marco Reus - para nós o melhor jogador alemão em 2013/ 14 - mas continua a ter uma panóplia infinita de opções do meio-campo para a frente. Neste momento parece bastante provável que Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes formem o quarteto defensivo, com Boateng a lateral direito e Höwedes do lado esquerdo, sem descurar a hipótese de Lahm jogar na sua posição de origem e não a meio-campo. Na baliza, Neuer está recuperado e será ele o eleito, senão há Weidenfeller. É depois que começam algumas dúvidas: o meio-campo poderá ter Lahm, Khedira e Kroos, deixando Podolski aberto na esquerda, Müller na direita (sempre com a sua movimentação inteligente) e Özil como falso 9. Mesut jogou nessa posição durante a maioria dos jogos de qualificação e chegou a somar 8 golos. Claro está que o meio-campo poderá ainda incluir Schweinsteiger (caso esteja a 100%), podendo surgir pelo menor ritmo de Khedira ou para Lahm passar a lateral direito; e no trio da frente, Schürrle, Götze e Miroslav Klose (caso a Alemanha queira jogar com um verdadeiro avançado) serão opções determinantes para Löw.

Destaques Individuais (Previsão):


    Os alemães estão repletos de craques na equipa e depois de terem ficado em 3.º lugar nos últimos dois Mundiais e ido à final no anterior, estão naturalmente entre o leque de maiores favoritos. Curiosamente, a nossa previsão é até que a Alemanha volte a ficar com o bronze. Tudo começa na baliza com um dos melhores guarda-redes do mundo. Manuel Neuer será sempre importante desde que esteja a 100% para competir. A sua segurança na baliza e os pequenos milagres que vai fazendo serão sempre fulcrais. Foi o melhor guardião do mundo em 2012/ 13 e, depois de perder esse estatuto para Courtois esta época, quererá reafirmar o seu valor no Brasil. Philipp Lahm é a formiga trabalhadora. Incansável do início ao fim, o jogador alemão sabe dar profundidade ao flanco e manter ao mesmo tempo uma segurança formidável defensivamente. Contudo, ainda é possível que acabe a jogar no centro do terreno, embora seja o melhor lateral do mundo (até atendendo ao facto de jogar nos 2 lados). Com a lesão de Reus, é ainda mais provável que Thomas Müller jogue no lado direito do ataque. Apesar de poder ganhar mais importância a ponta-de-lança nesta Selecção, Müller consegue destacar-se em qualquer lugar do campo exibindo-se sempre a grande nível. E não podemos esquecer-nos que foi o melhor marcador e melhor jogador jovem em 2010. Quem também se exibe a grande nível é Toni Kroos. Se Löw apostar no jogador do Bayern, terá um meio campo muito mais consistente e ganhará poder ofensivo nas suas subidas onde poderá dar uso à sua boa meia distância. Mesut Özil estará mais à frente e muito provavelmente será um 10 puro (posição onde brilha mais) ou um falso 9. O alemão será um dos desequilibradores de serviço e com a ausência de Reus ganhou muito mais protagonismo no ataque. Por fim, Lukas Podolski ficará encarregue da asa esquerda. O jogador arsenalista tem dado nas vistas nos recentes jogos da Selecção e será uma seta apontada constantemente à baliza e que causará certamente muita aflição aos defensores adversários. A sua objectividade e experiência em Mundiais pode fazer a diferença em várias partidas.

2. PORTUGAL 

  • Guarda-Redes: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sevilha), Eduardo (Braga)
  • Defesas: João Pereira (Valência), André Almeida (Benfica), Ricardo Costa (Valência), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahçe), Neto (Zenit), Fábio Coentrão (Real Madrid)
  • Médios: William Carvalho (Sporting), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), Ruben Amorim (Benfica), João Moutinho (Mónaco), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rafa (Braga)
  • Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United), Silvestre Varela (Porto), Vieirinha (Wolfsburgo), Éder (Braga), Hélder Postiga (Lázio), Hugo Almeida (Besiktas)
Seleccionador: Paulo Bento
Baixas: Sílvio, Bruma; Ausências: Tiago, Adrien, Danny, José Fonte, Ricardo, Candeias

Equipa-Base (4-3-3): Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão; William Carvalho (Miguel Veloso), Raul Meireles, João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga
    Apesar de Paulo Bento ter andado a testar o 4-4-2, julgamos que essa não irá ser a táctica usada. A razão é o facto desta mesma táctica não andar a resultar em termos ofensivos. O Seleccionador apostará de novo no 4-3-3 onde - apesar de Eduardo andar a exibir-se a grande nível destoando por completo com a época que fez no Braga - Rui Patrício merecerá a confiança total na baliza. A defesa já é uma velha conhecida com Pepe e Bruno Alves a serem os gigantes de serviço e com Coentrão e João Pereira a darem profundidade às alas. Moutinho e Meireles são titulares indiscutíveis e serão ainda mais importantes nas transições ofensivas se atrás tiverem William Carvalho. Ainda não é certo que o jovem leão seja o titular podendo ser Miguel Veloso a começar na posição 6. Cristiano Ronaldo ocupará o lugar de extremo esquerdo e Nani - ao que tudo indica - será o dono do lado direito com Vieirinha a poder entrar ao longo do jogo. Na frente Postiga merece a confiança de Paulo Bento, mas Éder terá uma palavra a dizer em relação ao lugar - pelo menos esperemos que Bento lhe dê essa oportunidade. 

Destaques Individuais (Previsão):


    Portugal tem o melhor do mundo e a verdade é que dependemos muito dele. Cristiano Ronaldo será o maior destaque - como tem sido actualmente - da Selecção e oxalá seja também do Mundial. Que nos ajude a vencer o Campeonato do Mundo e que assegure dessa maneira a terceira Bola d'Ouro. O facto da pressão dos media estar praticamente a 100% nos seus ombros é positivo para Portugal uma vez que Ronaldo se alimenta dela, deixando os restantes jogadores mais livres. Esperamos golos de Ronaldo, e que grite bem alto no Brasil "Eu estou aqui!". João Moutinho não tem estado em forma, mas será extremamente importante neste meio campo. Se o médio conseguir recuperar a sua boa forma que o fez ser um dos melhores médios do mundo a ocupar espaços e ler o jogo sem bola, será importantíssimo nas recuperações e transições de Portugal. A dupla do Real Madrid Pepe-Coentrão também será extremamente importante. Pepe é o patrão da defesa. Dá tudo em cada lance, é uma força da natureza, antecipa-se, sai a jogar e ainda tenta os golos nas bolas paradas. Fábio Coentrão é a nossa melhor asa esquerda. Excelente a dar profundidade no corredor esquerdo, entende-se bem com Cristiano, grande técnica no drible e a cruzar. Será fundamental que se apresente bem no plano físico porque muita da dinâmica da nossa equipa passa pelo que Coentrão imprime. Nani também poderá vir a ser um dos destaques. O extremo tem vindo a exibir-se a bom nível nos jogos particulares e surge sempre em bom plano nas Quinas, sacrificando-se pelo colectivo quando sem bola (veremos provavelmente Portugal, à imagem do Real Madrid, num 4-4-2 quando não tiver o esférico), mas ressalvamos que Vieirinha também terá uma palavra a dizer. O extremo do Wolfsburg tem sido um dos jogadores que mais deu nas vistas nos particulares a par de Éder. O ponta-de-lança bracarense deveria partir na frente tendo em conta as exibições na Selecção, mas se Postiga for o escolhido, certamente que ganhará o lugar durante o Mundial. Mas apostamos portanto em Vieirinha e Éder para poderem ser o 12.º e 13.º jogador de Portugal, até porque Varela não tem estado bem. Por fim, William Carvalho - se for utilizado por Paulo Bento - será fulcral na equipa portuguesa na posição mais recuada do meio campo. A sua tranquilidade em campo pode vir a ser fulcral para uma maior segurança defensiva.

3. GANA 

  • Guarda-Redes: Fatawu Dauda (Orlando Pirates), Stephen Adams (Aduana Stars), Adam Kwarasey (Stromsgodset)
  • Defesas: Samuel Inkoom (Platanias), Harrison Afful (ES Tunis), John Boye (Rennes), Rashid Sumaila (M. Sundowns), Jonathan Mensah (Évian), Daniel Opare (Porto)
  • Médios: Michael Essien (AC Milan), Wakaso Mubarak (Rubin Kazan), Mohamed Rabiu (Kuban Krasnodar), Sulley Muntari (AC Milan), Afriyie Acquah (Parma), Emmanuel Badu (Udinese), Kwadwo Asamoah (Juventus), Albert Adomah (Middlesbrough), Kevin Prince Boateng (Schalke 04), Christian Atsu (Vitesse)
  • Avançados: Asamoah Gyan (Al Ain), Abdul Waris (Valenciennes), André Ayew (Marselha), Jordan Ayew (Marselha)
Seleccionador: Stephen Keshi
Baixa: Jerry Araminko

Equipa-Base (4-2-3-1): Dauda; Inkoom, Afful, Boye, Opare; Essien, Muntari; A. Ayew (Atsu), Prince Boateng, K. Asamoah; A. Gyan
    O Gana é, a par da Costa do Marfim e da Nigéria, uma das 3 selecções africanas mais fortes da actualidade. A Nigéria chega a este Mundial como vencedora da CAN, mas o Gana traz na bagagem a sua brilhante performance em 2010, onde caiu apenas nos quartos frente ao Uruguai (quem não se lembra da defesa de Suárez?) e só nas grandes penalidades. O Gana que Portugal irá enfrentar deverá ter Dauda na baliza. Os 4 homens da defesa deverão ser Inkoom na direita, Opare (reforço do Porto) na esquerda, com Afful e Boye no centro. Chegando ao meio-campo, Essien e Muntari serão o músculo e os operários que libertam os jogadores mais velozes e capazes de mudar o rumo do jogo num lance. André Ayew e Kwadwo Asamoah deverão surgir nos flancos, embora não seja de afastar a hipótese de Christian Atsu ser titular, e aí era mais provável vermos Ayew a começar no banco. Kevin Prince Boateng praticamente não defende e por isso em alguns momentos veremos o Gana num 4-4-2 ou 4-4-1-1. No ataque, a referência é inevitavelmente Asamoah Gyan.
    O esquema do Gana andará inevitavelmente à volta disto, embora Kwadwo Asamoah possa também ser utilizado a lateral esquerdo (na Juventus é um ala esquerdo, num modelo diferente), deixando Opare no banco e permitindo a coexistência de Atsu e Ayew. Em todo o caso, não nos podemos esquecer de Jordan Ayew, que brilhou com um hat-trick frente à Coreia do Sul.

Destaques Individuais (Previsão):


    Os ganeses não têm, de facto, muitas estrelas, mas a velocidade é um ponto forte desta Selecção onde André Ayew já mostrou ter capacidade para criar muitas dificuldades aos adversários. As alas estarão em princípio entregues a Ayew e Kwadwo Asamoah que para além de velozes, são desequilibradores e gostam de tentar o golo - sem medo de arriscar. No meio campo o Gana tem em Sulley Muntari um poço de força e energia. O jogador do Milan para além de boa visão de jogo, tem uma entrega fenomenal e uma meia distância muito boa para um jogador na sua posição. Atsu, dependendo dos minutos que tiver, poderá ser um jogador para também estarmos atentos.

4. EUA 

  • Guarda-Redes: Tim Howard (Everton), Brad Guzan (Aston Villa), Nick Rimando (Real Salt Lake)
  • Defesas: Geoff Cameron (Stoke), Matt Besler (Sporting Kansas), Omar González (LA Galaxy), John Brooks (Hertha Berlim), DeAndre Yedlin (Seattle Sounders), Timmy Chandler (Nürnberg), Fabian Johnson (Hoffenheim), DaMarcus Beasley (Puebla)
  • Médios: Michael Bradley (Toronto), Jermaine Jones (Besiktas), Kyle Beckerman (Real Salt Lake), Mix Diskerud (Rosenborg), Brad Davis (Houston Dynamo), Alejandro Bedoya (Nantes), Julian Green (Bayern), Graham Zusi (Sporting Kansas), Clint Dempsey (Seattle Sounders)
  • Avançados: Jozy Altidore (Sunderland), Aron Jóhannsson (AZ Alkmaar), Chris Wondolowski (SJ Earthquakes)
Seleccionador: Jurgen Klinsmann
Ausências: Landon Donovan, Maurice Edu

Equipa-Base (4-2-3-1): Howard; Cameron, Besler, O. González (Chandler), F. Johnson; Bradley, Jones; Zusi, Dempsey, Beasley (Davis, Diskerud); Altidore
    Os norte-americanos consideram que esta geração de 2014 é a melhor fornada do futebol dos EUA. Tim Howard (grande época no Everton) vai ter a baliza por sua conta e, embora Klinsmann tenha variado muito os defesas nos últimos jogos, em princípio Besler e Omar González serão os centrais. Timmy Chandler é quem se pode intrometer nesta dupla. Geoff Cameron será o lateral direito e do lado esquerdo estará ou Fabian Johnson ou o muito experiente DaMarcus Beasley. A segurança a meio-campo deverá ficar assegurada por Bradley e Jones, sendo que o rastafari Beckerman também é hipótese. Perto do avançado - que deverá ser Altidore - estará Clint Dempsey, com Zusi de um lado e possivelmente Beasley do outro. No lado esquerdo Beasley consegue ser hoje em dia tanto extremo como lateral, e Fabian Johnson pode jogar a lateral e a médio esquerdo (para além de no centro), por isso Klinsmann pode baralhar um pouco o esquema. Há ainda Jóhannsson caso haja necessidade de refrescar o ataque, e Mix Diskerud não tem o número 10 nas costas à toa, por isso é de esperar que o seleccionador confie nas suas capacidades. O timoneiro germânico tem experimentado vários jogadores no onze por isso mesmo Davis, Bedoya e Wondolowski parecem também prontos a entrar a qualquer momento.

Destaques Individuais (Previsão):


    Aquela que é considerada a melhor geração norte-americana de futebol, não tem Landon Donovan como destaque porque o melhor marcador da História da MLS não foi convocado. Assim sendo, o peso da responsabilidade vai ainda mais para os ombros de Clint Dempsey. O jogador dos Seattle Sounders é um dos melhores - se não o melhor - jogadores norte-americanos da actualidade e é inevitável que assuma o protagonismo, nomeadamente no ataque. Mais atrás temos Michael Bradley para segurar o meio campo com unhas e dentes com a sua modesta classe. Na frente, Jozy Altidore está encarregue dos golos e sendo um ponta-de-lança forte fisicamente e com alguma capacidade de explosão, dará certamente algumas dores de cabeça aos adversários.
    A selecção norte-americana tem por esta altura processos de jogo mecanizados e, embora jogadores como Suzi, Diskerud ou Fabian Johnson estejam longe de ser craques, o colectivo e a confiança do grupo poderá fazer com que se destaquem em alguns jogos (diríamos que só poderia acontecer com o Gana, era bom que o alemão Klinsmann estragasse os planos da sua pátria, e o que aconteceu connosco em 2002 não irá pesar e não se irá repetir).


Posters ESPN - FIFA World Cup 2014 - Grupo G

0 comentários:

Enviar um comentário