19 de junho de 2014

Colômbia 2-1 Costa do Marfim: James continua a ser Falcao

Colômbia  2 - 1  Costa do Marfim (James Rodríguez 64', Quintero 70'; Gervinho 74')

    A Selecção de Pékerman deu esta tarde um passo de gigante rumo aos oitavos de final do Mundial. Os cafeteros voltaram a demonstrar que têm um colectivo forte, com James Rodríguez como figura maior. Para o jogo de hoje, o seleccionador colombiano não mudou em nada o onze que se estreou na competição, enquanto que Lamouchi apenas trocou Kalou por Gradel.
    Começou melhor a Colômbia, novamente a funcionar pela direita através da capacidade de aceleração de Cuadrado, e a primeira parte foi pouco interessante. Apenas nos minutos finais houve momentos de perigo, primeiro com James a dar a Teófilo Gutiérrez um golo feito, mas com o avançado do River Plate a falhar. A Costa do Marfim teve também a sua oportunidade, com o enérgico Aurier a testar Ospina. A 2.ª parte foi bem diferente, e Pékerman logo aos 53' trocou Ibarbo por Juan Quintero, jovem do Porto. Os primeiros minutos foram bem mexidos, com Gervinho sistematicamente a ser o jogador mais interventivo dos "elefantes" e a Colômbia, sempre com Cuadrado e James em destaque, mas agora a contarem com Quintero no processo ofensivo. Aos 59' Cuadrado, a partir do lado direito, fez a bola embater no poste da baliza de Barry e logo de seguida Lamouchi trocou Wilfried Bony por Drogba. No último jogo da Costa do Marfim a entrada de Drogba originou os 2 golos da vitória da equipa africana quase de imediato, mas desta vez a magia foi inversa. Em 6 minutos, entre os 64' e os 70', a Colômbia fez um golo, e depois outro. O 0-0 foi finalmente desfeito por James Rodríguez, a marcar de cabeça após um canto de Cuadrado. James tem sido a figura da Colômbia, a fazer de Falcao, e desta vez até de cabeça conseguiu marcar - algo que Radamel faz como ninguém. Os adeptos colombianos já festejavam a vantagem mas mais contentes ficaram quando Teófilo Gutiérrez assistiu Quintero para o 2-0, numa finalização certeira. O jogador do Porto mostrou-se neste jogo, poderá ser sem dúvida uma opção muito interessante para Pékerman, e reforçou a ideia que todos temos de que este ano foi um desperdício o Porto não o utilizar muito mais.
    O colectivo colombiano estava a funcionar na perfeição, com Yepes a secar Drogba na frente e a parecer um central com 28 anos e não com 38, mas a Costa do Marfim conseguiu relançar o jogo. Gervinho pegou na bola no flanco esquerdo, passou entre dois adversários, depois sentou Carlos Sánchez e por fim rematou forte, sem que Ospina conseguisse evitar o golo. Um lance de craque! A Costa do Marfim acabou por não conseguir mais do que o incrível lance individual de Gervinho, tendo Ospina reagido rápido num lance no qual Drogba não acreditou desde o início, nuns minutos finais sempre com Sèrge Aurier como o dínamo marfinense nas suas subidas a toda a velocidade pelo flanco direito. Destaque ainda para um lance de Quintero, que seria candidato a golo da competição, com uma tentativa de chapéu a Barry... a partir do meio-campo.

    A Colômbia mostrou hoje mais uma vez ter um colectivo forte, voltando a contar com James Rodríguez e Cuadrado em excelente plano, e tendo hoje Quintero como uma cartada interessante a sair do banco. Pode-se dizer aliás que, entre as selecções que já realizaram 2 jogos, provavelmente só Arjen Robben se pode gabar de estar a apresentar um nível acima do de James Rodríguez - inteligente a criar, com uma qualidade de passe invejável e a juntar a isso 2 golos. O capitão Yepes continua a fazer um bom Mundial e os cafeteros têm todas as condições para perfazer 9 pontos neste grupo. Hoje pode-se dizer que o colectivo venceu o plano individual, pois a Costa do Marfim só criou algo através de duas individualidades: Gervinho e Aurier. Eles que vão sendo os 2 grandes destaques desta Selecção africana, capaz de vencer a Grécia e assegurar a passagem na 3.ª jornada. Yaya Touré continua a parecer em baixo fisicamente, Kalou tem sido uma sombra em campo e a verdade é que esta Costa do Marfim só marcou ainda com Didier Drogba em campo.


Barba Por Fazer do Jogo: 
James Rodríguez (Colômbia)
Outros Destaques: Yepes, Quintero, Cuadrado; Aurier, Gervinho

0 comentários:

Enviar um comentário