11 de junho de 2014

Mundial 2014: Previsão Grupo H

    Para não fugir às últimas tendências deste Mundial, neste grupo temos mais duas Selecções com duas grandes baixas. Benteke do lado da Bélgica e Shirokov do lado da Rússia. A Rússia sai mais prejudicada porque Shirokov é - provavelmente - o melhor jogador russo da actualidade e a Bélgica sempre tem Lukaku em grande forma para substituir o ausente avançado belga. Embora tudo se vá decidir entre estas duas equipas, a Bélgica é a equipa com maior probabilidade de amealhar os 9 pontos possíveis e assim passar à próxima fase em primeiro lugar com o conjunto russo a ficar com a segunda posição. Quanto às dois últimos lugares tudo vai depender - ao que tudo indica - do embate entre ambas as selecções. Com a selecção coreana a privilegiar a posse de bola com uma troca de bola rápida até chegar ao último terço, mas provavelmente com pouco "estofo" ou arcaboiço atrás, e com a selecção argelina - mais forte fisicamente que a anterior - a privilegiar o contra-ataque e as bolas paradas. Embora seja um embate imprevisível e até mesmo interessante, apostamos que a Argélia consiga superar os coreanos e assim ficar no terceiro lugar.
    Fiquem então com a análise mais aprofundada das quatro últimas selecções:

1. BÉLGICA 

  • Guarda-Redes: Thibaut Courtois (Atlético Madrid), Simon Mignolet (Liverpool), Sammy Bossut (Zulte-Waregem)
  • Defesas: Toby Alderweireld (Atlético Madrid), Vincent Kompany (Manchester City), Thomas Vermaelen (Arsenal), Daniel van Buyten (Bayern), Jan Vertonghen (Tottenham), Nicolas Lombaerts (Zenit), Anthony Vanden Borre (Anderlecht), Laurent Ciman (Standard Liège)
  • Médios: Axel Witsel (Zenit), Marouane Fellaini (Manchester United), Moussa Dembélé (Tottenham), Steven Defour (Porto), Dries Mertens (Nápoles), Kevin De Bruyne (Wolfsburgo), Nacer Chadli (Tottenham), Kevin Mirallas (Everton), Adnan Januzaj (Manchester United), Eden Hazard (Chelsea)
  • Avançados: Romelu Lukaku (Everton), Divock Origi (Lille)
Seleccionador: Marc Wilmots; 
Baixa: Christian Benteke; Ausências: Radja Nainggolan, Thorgan Hazard, Michy Batshuayi

Equipa-Base (4-3-3): Courtois; Alderweireld, Kompany, Vermaelen (van Buyten), Vertonghen; Witsel, Fellaini, De Bruyne; Mirallas, Hazard, Lukaku
    A geração de ouro do futebol belga começa em 2014 um processo de maturação. Acima de tudo é isto que os belgas têm de perceber, aumentando sim as suas ambições e expectativas nas próximas competições. A Bélgica contará na sua baliza com o melhor guarda-redes do mundo em 2013/ 14 - Thibaut Courtois - e com uma defesa com 4 centrais, nos quais dois surgem adaptados a laterais: Alderweireld na direita e Vertonghen na esquerda. Os verdadeiros centrais serão sim o capitão Kompany e ao seu lado Vermaelen em princípio, ou van Buyten. No meio-campo, Witsel surge como elemento mais recuado com o seu irmão afro Fellaini perto. De Bruyne poderá ser o 3.º médio, embora também possa surgir no flanco direito. Hazard tem o lugar de extremo esquerdo como destino, Lukaku vai assumir a função que à partida era de Benteke, e Mirallas poderá começar o Mundial a titular no flanco direito, até por ter trabalhado esta temporada com Lukaku.
    Wilmots poderá ainda optar por colocar Dembélé como 3.º médio, surgindo aí De Bruyne do lado direito; as trocas posicionais entre De Bruyne e Mirallas enriquecerão o jogo belga; e atenção ao que por exemplo Mertens pode dar saído do banco.

Destaques Individuais (Previsão):


    A selecção da moda tem razões para sonhar. Esta Bélgica deve encarar o Mundial 2014 como uma etapa de fogo para o crescimento destes jogadores. É genericamente uma equipa jovem e por isso mesmo, embora achemos que dominará a fase de grupos amealhando 9 pontos em 9 possíveis, terá vida muito difícil logo nos oitavos. Eden Hazard enquanto a Bélgica estiver em prova poderá ser um dos melhores do Mundial. O extremo belga está a evoluir de ano para ano, vai aparecer em grande e quer elevar o seu nível para um patamar próximo de Ronaldo e Messi. Tem como ajuda o facto de, entre os 3 adversários, nenhuma selecção ter um grande lateral direito, e por isso as suas diagonais poderão ser mortíferas. Thibaut Courtois vai também ser um dos destaques da competição entre os postes. Procurará garantir que a sua Bélgica não sofra golos na fase de grupos e, na fase a eliminar, o guarda-redes que Mourinho tem que aproveitar poderá fazer a diferença entre seguir em frente ou ser eliminado. Depois, Romelu Lukaku tem tudo para ser o melhor marcador da Bélgica no Mundial. Ganhou com a lesão de Benteke e nos jogos de preparação tem estado on fire. Um diabo vermelho com uma estampa física e uma qualidade de finalização que vai continuar a melhorar de ano para ano. 2014 ficará certamente marcado pela positiva na sua carreira. Por fim, Kevin De Bruyne, Axel Witsel, Vincent Kompany e Marouane Fellaini também têm tudo para cada um destacar-se à sua maneira: De Bruyne poderá beneficiar com o facto de ser menos falado do que os colegas, embora seja tão ou mais preponderante que muitos no jogo belga; Witsel e Fellaini (sobretudo o 1.º) vão segurar o meio-campo belga, com classe e presença física e táctica. Kompany é o capitão desta Selecção e ninguém vai lutar mais do que ele em campo.


2. RÚSSIA 

  • Guarda-Redes: Igor Akinfeev (CSKA Moscovo), Yuri Lodygin (Zenit), Sergei Ryzhikov (Rubin Kazan)
  • Defesas: Aleksei Kozlov (Dínamo Moscovo), Vasili Berezutskiy (CSKA Moscovo), Sergey Ignashevich (CSKA Moscovo), Dmitri Kombarov (Spartak Moscovo), Georgi Schennikov (CSKA Moscovo), Vladimir Granat (Dínamo Moscovo), Andrey Yeshchenko (Anzhi), Andrey Semenov (Terek Grozny)
  • Médios: Igor Denisov (Dínamo Moscovo), Yuri Zhirkov (Dínamo Moscovo), Denis Glushakov (Spartak Moscovo), Viktor Fayzulin (Zenit), Oleg Shatov (Zenit), Pavel Mogilevets (Rubin Kazan), Aleksandr Samedov (Lokomotiv Moscovo), Alan Dzagoev (CSKA Moscovo), Aleksey Ionov (Dínamo Moscovo)
  • Avançados: Aleksander Kokorin (Dínamo Moscovo), Aleksandr Kerzhakov (Zenit), Maxim Kanunnikov (Amkar Perm)
Seleccionador: Fabio Capello;
Baixa: Roman Shirokov; Ausências: Aleksandr Anyukov, Vladimir Bystrov

Equipa-Base (4-3-3): Akinfeev; Kozlov, Ignashevich, V. Berezutskiy, Kombarov; Denisov, Fayzulin, Shatov (Dzagoev); Samedov (Glushakov), Kokorin, Kerzhakov
    Com 23 jogadores que jogam todos eles no campeonato russo, Capello vai montar em princípio uma equipa equilibrada mas muito mecanizada a construir, embora se vá notar a ausência de Shirokov, talvez o melhor jogador russo. Akinfeev é há já vários anos o guarda-redes da Rússia, tal como a dupla de centrais - Ignashevich-V.Berezutskiy - é intocável. Os laterais, que outrora eram Anyukov e Zhirkov, desta feita deverão ser Kozlov na direita e Kombarov na esquerda. O trio de meio-campo terá certamente Denisov como elemento mais recuado, no apoio a Fayzulin e a outro elemento. Se com Shirokov estávamos perante 3 jogadores que já formaram o trio de meio-campo do Zenit, mas neste momento cada qual no seu clube, com o substituto de Shirokov isso poderá já não acontecer. Capello deverá optar entre Oleg Shatov e Dzagoev, sendo que Shatov tem a vantagem de jogar no Zenit com Fayzulin e Kerzhakov, e Dzagoev não é um jogador que Capello venere propriamente. Na frente, Samedov poderá surgir na direita e o jovem Kokorin na esquerda, com o experiente Kerzhakov como figura mais adiantada.
    Capello poderá estruturar a equipa para que Kerzhakov tenha Kokorin perto de si, recuando Samedov ou apostando mesmo em Glushakov para o substituir, podendo ainda acontecer que Kokorin seja o avançado centro. Dzagoev é, ainda assim, uma carta que poderá ter a sua importância.

Destaques Individuais (Previsão):


    No Euro 2012 brilhou Alan Dzagoev. Neste Mundial 2014 apostamos que o "Dzagoev" da Rússia será Aleksander Kokorin. O Mundial do Brasil poderá ser a competição da sua afirmação, ganhando mercado e fazendo golos, quer como avançado quer partindo do corredor esquerdo. O que esta Rússia conseguir (achamos que passa a fase de grupos e cai depois nos oitavos de final) dependeria muito de Roman Shirokov (mais uma das ilustres ausências por lesão) e, ao não contar com o "toque de Midas" do médio do Kuban Krasnodar, será muito importante a experiência de Aleksandr Kerzhakov e de Viktor Fayzulin, na finalização e produção de jogo ofensivo. Como aposta mais hipster acreditamos que o jovem médio do Zenit, Oleg Shatov poderá também surgir em bom plano. Aos 23 anos é um jogador com muito potencial e que deverá beneficiar da ausência de Shirokov. Embora Capello não seja um confesso apreciador de Dzagoev, é importante não afastar também o talentoso russo da cruzada da equipa de leste no grupo H.


3. ARGÉLIA 

  • Guarda-Redes: Raïs M'Bolhi (CSKA Sofia), Mohamed Zemmamouche (USM Alger), Cédric Si Mohamed (CS Constantine)
  • Defesas: Madjid Bougherra (Lekhwiya), Carl Medjani (Valenciennes), Saïd Belkalem (Watford), Rafik Halliche (Académica), Faouzi Ghoulam (Nápoles), Liassine Cadamuro (Maiorca), Aïssa Mandi (Stade Reims)
  • Médios: Mehdi Mostefa (Ajaccio), Hassan Yebda (Udinese), Djamel Mesbah (Livorno), Nabil Bentaleb (Tottenham), Mehdi Lacen (Getafe), Saphir Taïder (Inter), Yacine Brahimi (Granada), Sofiane Feghouli (Valência)
  • Avançados: El Arbi Soudani (Dínamo Zagreb), Islam Slimani (Sporting), Nabil Ghilas (Porto), Riyad Mahrez (Leicester City), Abdelmoumene Djabou (Club Africain)
Seleccionador: Vahid Halilhodzic

Equipa-Base (4-3-3): M'Bolhi; Cadamuro, Bougherra, Medjani, Ghoulam; Mostefa, Bentaleb (Lacen, Yebda), Taïder; Feghouli, Soudani, Slimani
    Nesta equipa argelina há ainda algumas dúvidas por esclarecer. M'Bolhi deverá ser o guardião mas na defesa só Bougherra tem lugar cativo. Ghoulam, lateral do Nápoles, deve ocupar o lado esquerdo, enquanto que Medjani é opção para o centro e Cadamuro (ou Mandi) para o lado direito. Pode acontecer ainda que Medjani jogue a lateral - ou mesmo até o médio defensivo Mostefa - abrindo espaço no 11 para Halliche. No meio-campo, Mostefa poderá ser o homem mais recuado, com o jovem Bentaleb e Taïder perto de si. O jogador do Inter tem presença mais assegurada do que o médio do Tottenham que tem vantagem ao não figurar Guedioura entre os convocados, mas pode ver Yebda ou Lacen serem 1 deles o titular. No ataque, poucas dúvidas, Feghouli e Soudani deverão acompanhar o avançado do Sporting, Slimani. Halilhodzic poderá ainda optar por colocar um trio ofensivo com Soudani, Slimani e Ghilas, recuando nesse caso Feghouli para o miolo.

Destaques Individuais (Previsão):


    Os argelinos têm como maior figura o jogador do Valência Sofiane Feghouli. O ágil e veloz argelino será uma constante dor de cabeça para os adversários, é o jogador da Argélia com maior qualidade técnica e terá a companhia de Soudani na frente. O ex-vimaranense, eleito recentemente melhor jogador do campeonato croata, também possui uma velocidade notável que tornará os contra-ataques letais. Os dois jogadores - se jogarem a extremos - poderão ter em vista a baliza (sobretudo Soudani) ou a cabeça de Slimani que estará fixo no ataque. Com ainda algumas dúvidas no que toca ao onze base da Argélia, Faouzi Ghoulam  parece ter o lugar assegurado na lateral esquerda. O jogador contratado em Janeiro pelo Nápoles será importante a dar profundidade ao flanco, essencial na dinâmica ofensiva desta Argélia. Também o jovem jogador do Tottenham Nabil Bentaleb - ainda que não tenha a confirmação de ser titular - poderá ser um jogador a ter em conta no miolo. Caso seja opção o meio-campo argelino estará bem entregue, a um jogador que a dada altura da época (uma aposta pessoal feliz de Sherwood) até se exibiu como o jogador mais maduro no meio-campo em White Hart Lane.


4. COREIA DO SUL  

  • Guarda-Redes: Jung Sung-Ryong (Suwon), Kim Seung-Gyu (Ulsan Hyundai), Lee Bum-Young (Busan Ipark)
  • Defesas: Lee Yong (Ulsan Hyundai), Hong Jeong-Ho (Augsburg), Kim Young-Gwon (Guangzhou), Kwak Tae-Hwi (Al Hilal), Hwang Seok-Ho (Sanfrecce), Kim Chang-Soo (Kashiwa Reysol), Park Joo-Ho (Mainz), Yun Suk-Young (QPR)
  • Médios: Lee Chung-Yong (Bolton), Han Kook-Young (Kashiwa Reysol), Park Jong-Woo (Guangzhou), Ha Dae-Sung (Beijing Goan), Ki Sung-Yueng (Sunderland), Kim Bo-Kyung (Cardiff), Koo Ja-Cheol (Mainz)
  • Avançados: Park Chu-Young (Watford), Son Heung-Min (Leverkusen), Ji Dong-Won (Augsburg), Lee Keun-Ho (Sangju Sangmu), Kim Shin-Wook (Ulsan Hyundai)
Seleccionador: Hong-Myung Bo
Baixa: Kim Jin-Soo

Equipa-Base (4-2-3-1):
Sung-Ryong; Lee Yong, Jeong-Ho, Young-Gwon, Suk-Young; Chung-Yong, Kook-Young, Ki, Ja-Cheol, Heung-Min; Chu-Young
    O sistema de jogo coreano visará, acima de ponto, libertar a qualidade técnica dos 4 elementos mais ofensivos. Sung-Ryong ocupará a baliza, com Lee Yong e o jovem do QPR Suk-Young (que beneficiou com a lesão de Kim Jin-Soo) a serem os laterais. O centro da defesa terá Jeong-Ho e Young-Gwon, ao que tudo indica, com o capitão Lee Chung-Yong e Kook-Young a jogarem lado a lado à frente da linha defensiva. Assim, Ki, Heung-Min e Ja-Cheol poderão estar mais livres para alimentar o avançado Park Chu-Young. Importa ter presente ainda a importância que Ji Dong-Won e Kim poderão ter na equipa coreana.

Destaques Individuais (Previsão):


    Embora ainda hajam muitos jogadores coreanos a jogar na Ásia, os 3 que optámos por dar destaque jogam na Europa - o que dá maior ênfase às suas qualidades. Ki Sung-Yueng fez uma época muito boa ao serviço do Sunderland onde se exibia a grande nível no meio campo com a sua qualidade técnica e de passe. Son Heung-Min será uma das referências em termos ofensivos e talvez seja o maior destaque deste conjunto. O jogador do Leverkusen foi o 2º melhor marcador do Leverkusen na Bundesliga com 10 golos em 31 jogos. Por fim, Park Chu-Young será a referência atacante. Apesar de não ter jogado muito esta época, é um dos melhor goleadores coreanos e terá certamente o seu peso.



Posters ESPN - FIFA World Cup 2014 - Grupo H

    Termina assim a nossa análise detalhada de cada grupo que perdurou 8 dias. Agora fiquem com as nossas análises diárias referentes aos jogos do Mundial, onde no fim de cada "jornada" anunciaremos um onze ideal. Fiquem atentos!

0 comentários:

Enviar um comentário