23 de junho de 2014

Camarões 1-4 Brasil: Neymar e companhia a confirmarem o 1.º lugar

Camarões  1 - 4  Brasil (Matip 26'; Neymar 17' 34', Fred 49', Fernandinho 84')

    O Brasil de Luiz Felipe Scolari garantiu hoje o primeiro lugar do Grupo A com aquela que foi até agora a melhor exibição do escrete. Com um colectivo mais afinado - e também contra o adversário mais fraco que a "canarinha" já enfrentou até agora - o talento de Neymar sobressaiu num jogo que até esteve empatado 1-1. No caminho deste Brasil estará nos oitavos-de-final um muito perigoso Chile, primeiro teste de fogo para Neymar e companhia.
    Hoje Scolari optou pelo seu onze clássico. Comparativamente com o jogo frente à Croácia a diferença residiu no posicionamento do trio ofensivo, com Hulk a jogar no flanco direito onde mais rende e Neymar geralmente descaído para a esquerda em vez de aparecer no corredor central. Os Camarões não contaram com Alex Song (castigado com 3 jogos) e o seleccionador fez também muito bem ao não contar com Ekotto, que no último jogo tinha agredido Moukandjo, embora não tenha sido sancionado. O começo do jogo caracterizou-se pela forma desinibida como os Camarões encararam a partida, causando alguns problemas à defesa do Brasil. Foi ainda assim o Brasil a marcar primeiro - Luiz Gustavo recuperou uma bola a meio-campo, conduziu o ataque pelo flanco direito e cruzou para uma finalização certeira e sem pressão de Neymar. O golo podia ter tranquilizado a selecção da casa mas acabou por motivar os Camarões que conseguiram num primeiro momento um cabeceamento à barra (a meias entre Matip e Thiago Silva) e logo depois o golo do empate. O lateral Nyom trabalhou bem sobre Dani Alves e cruzou para o coração da pequena área onde Matip, nas costas de David Luiz, se limitou a encostar. Foi no entanto muito positiva a resposta do Brasil, finalmente a funcionar através do colectivo mas com o craque, o camisola 10, em destaque. O 2-1 chegou após um passe de Marcelo para Neymar. O jogador do Barcelona, com 22 anos mas já muitos golos pelo Brasil, arrancou da esquerda para a área e rematou para o lado que ninguém esperava. Um lance muito consentido pela defesa e por Itandje. Manteve-se a toada com o Brasil a viver da magia de Neymar e Hulk esteve perto de marcar por 2 ocasiões, uma à base da lei da bomba.
    Mérito para Scolari ao intervalo, ao trocar Paulinho por Fernandinho e o futebol do Brasil arrancou em grande na 2.ª parte. A intensidade da equipa subiu bastante com a introdução de Fernandinho, conferindo maior capacidade para pressionar mais alto e Fred ameaçou o golo antes de o conseguir mesmo. Aos 49' Fred estreou-se a marcar neste Mundial depois de Fernandinho trabalhar bem à entrada da área antes de David Luiz cruzar para o desvio do ponta-de-lança. Um golo no qual houve ligeiro fora-de-jogo. A partir daí houve claras intenções de Scolari de colocar o Brasil a controlar a bola e o ritmo do jogo, abdicando também de Hulk e Neymar com o passar do tempo. O 4-1 final chegou já nos minutos derradeiros com Fernandinho, Oscar e Fred a construírem um bom golo. Um golo de Fernandinho a coroar 45 minutos de grande qualidade do médio que esta época foi peça-chave no sucesso do Manchester City, e a justificar a aposta no 11 inicial nos oitavos.

    Foi a exibição mais conseguida do Brasil até aqui, embora contra um adversário fraco (foi ainda assim a melhor cara que os Camarões mostraram neste Mundial). Colectivamente foi o jogo mais coerente do Brasil, que continua com várias lacunas - Dani Alves mantém-se muito abaixo do esperado, a diferença entre o Paulinho das Confederações e o actual justifica que Fernandinho fosse titular; Hulk está a precisar de um golo para se soltar, e Willian merecia mais minutos. Neymar chegou hoje aos 4 golos (melhor marcador do Mundial neste momento), mas será contra o Chile que terá o seu verdadeiro teste. Na antevisão do Mundial 2014 Scolari disse que, do Grupo B, não queria o Chile mas calhou-lhe a fava.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Neymar (Brasil)
Outros Destaques: Matip, Bedimo; David Luiz, Marcelo, Fernandinho

0 comentários:

Enviar um comentário