25 de junho de 2014

Honduras 0-3 Suiça: Shaqiri+10 nos oitavos

Honduras  0 - 3  Suiça (Shaqiri 6' 31' 71')

    Com uma super-exibição de Shaqiri a Suiça garantiu hoje o 2.º lugar do Grupo E, marcando encontro com a Argentina nos oitavos-de-final do Mundial. Frente às Honduras tudo ficou simplificado graças ao talento do extremo suiço, camisola 23 da equipa helvética, numa boa resposta colectiva depois da humilhação por 5-2 contra a França. Pode-se dizer que o sucesso da Suiça neste grupo se deveu em grande parte à reviravolta - na altura com uma sensação de injustiça - operada no jogo inaugural com o Equador.
    Esta noite, Hitzfeld deu pela 1.ª vez a titularidade no centro da defesa a Schär e, curiosamente, pela primeira vez não sofreu golos. Claro que para esta equação contribui também o facto das Honduras serem inferiores ao Equador e à França. A Suiça começou forte o jogo e logo nos instantes iniciais Shaqiri e Drmic tiveram uma oportunidade clamorosa para inaugurar o marcador. Shaqiri, no entanto, prefere golos impossíveis. Aos 6 minutos do jogo de Manaus, o extremo do Bayern (que terá ficado super-valorizado depois desta exibição, caso Guardiola o queira vender) marcou um dos melhores golos deste Mundial até agora. Do lado direito, e depois de Lichtsteiner lhe dar a bola, Shaqiri aguentou a pressão dos defesas hondurenhos e disparou uma bomba indefensável e impressionante, com Valladares a ver a bola a entrar no ângulo da sua baliza. Um míssil a ir direitinho para os melhores momentos deste Mundial. Depois de marcar, a Suiça recuou um pouco no terreno e procurou passar a explorar o contra-ataque, e a fórmula teve sucesso. O 2-0 chegou um minuto depois da meia hora de jogo numa transição muito simples, mas tremendamente eficaz. O capitão Inler fez um passe em profundidade que um defesa hondurenho não conseguiu interceptar e Drmic só teve que colocar a bola no espaço para a velocidade do inspirado Shaqiri - na cara de Noel Valladares, Xherdan limitou-se a finalizar com frieza, colocando a Suiça ainda mais perto dos oitavos.
    A selecção das Honduras, com alguns jogadores com problemas físicos, viu-se obrigada a ter que fazer algumas alterações (o goleador Costly, por exemplo, saiu antes do intervalo) e aos 53' aconteceu mais um dos momentos do jogo. Bengtson teve o golo dos pés mas quando já estava a preparar-se para festejar viu Ricardo Rodríguez a negar-lhe o golo em cima da linha. Enorme corte de um dos melhores laterais esquerdos deste Mundial até este momento, a confirmar as expectativas. Com a Suiça a gerir a vantagem, o 3-0 chegou aos 71' e só poderia ser novamente Shaqiri a fazer das suas. Rodríguez fez um brilhante passe longo a desmarcar Drmic, o novo avançado do Leverkusen trabalhou o lance do lado esquerdo e ofereceu depois o golo para Shaqiri rematar com calma e perfazer um hat-trick. Até final, destaque para algumas incursões de Ricardo Rodríguez no ataque, para duas ou três defesas interessantes de Benaglio e claro, para a ovação de pé a Xherdan Shaqiri!

    Depois de perder 5-2 com a França, a Suiça soube reerguer-se e frente à selecção mais fraca do grupo carimbou a passagem aos oitavos-de-final com 6 pontos. Xherdan Shaqiri foi sem margem para dúvidas o destaque do jogo com um hat-trick (o 2.º da competição, depois de Thomas Müller também o ter conseguido contra Portugal) e deixou um aviso para o que a Argentina terá no seu caminho. É evidente que o momento-chave do apuramento suiço foi a vitória frente ao Equador, e hoje jogadores como Ricardo Rodríguez, Inler, Drmic e Schär contribuíram para um jogo positivo no qual Shaqiri foi o herói absoluto.
    Esta Suiça é uma selecção com a qual simpatizamos e aguardamos com bastante expectativa o Argentina-Suiça dos oitavos. A Argentina não anda famosa, embora Messi esteja em grande, mas provavelmente aparecerá melhor contra equipas superiores. Resta à Suiça mostrar aquilo que conseguiu hoje em campo e não a face que mostrou quando defrontou a França na jornada anterior.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Xherdan Shaqiri (Suiça)
Outros Destaques: R. Rodríguez, Schär, Inler, Drmic

0 comentários:

Enviar um comentário