6 de junho de 2014

Mundial 2014: Previsão Grupo C

A análise e previsão continua, como até aqui, neste artigo olhando atentamente para o Grupo C. Para nós, embora não seja o grupo mais forte deste Mundial, o Grupo C acaba por ser talvez o mais equilibrado e certamente o mais rico a nível de  diversidade de estilos e de identidade futebolística. Quatro selecções, quatro formas de entender e interpretar o jogo.
    Há desde logo uma grande baixa neste grupo, que tinha tudo para ser uma das grandes figuras do mesmo: Radamel Falcao. O avançado da Colômbia confirmou em lágrimas que não estava apto para competir e o Mundial perdeu um dos melhores avançados que estaria em competição. Mesmo assim, a Colômbia é a favorita nº 1 para ocupar o primeiro lugar no fim das contas. Orientados por Pékerman, os colombianos têm vários jogadores muito interessantes e a ausência de Falcao originará uma luta saudável entre os vários avançados existentes. Projectamos mesmo uma Colômbia a fazer 9 pontos no seu grupo mas a ter depois um verdadeiro teste de fogo nos oitavos-de-final, uma vez que o Grupo C emparelha com o Grupo da Morte (D).
    Há então depois 3 selecções candidatas ao segundo lugar: Grécia, Costa do Marfim e Japão. Os japoneses são a equipa entre as três com mais técnica (excelente primeiro toque e recepção orientada entre todos os jogadores do meio-campo para a frente) mas vacilam sempre do ponto de vista defensivo. Se os japoneses conseguirem passar significaria que o seu futebol estilo Oliver Tsubasa teria sido o suficiente para derrotar os seus adversários, e portanto seria sinónimo de boas exibições. Mas auguramos apenas 1 ponto para os nipónicos. Ainda assim, seria mais interessante e é possível ficar a Grécia em quarto lugar com o Japão a figurar em 3.º. Por consequência, no nosso raciocínio chegámos então a um Costa do Marfim-Grécia. Os elefantes defrontam o vencedor do Euro 2004 na última jornada e até consideramos que poderão terminar o grupo em igualdade pontual, mas com a Costa do Marfim a seguir em frente com melhor goal average. Normalmente, o raciocínio que se faz nestes momentos - em grupos complicados - é que a equipa que melhor defende consegue safar-se (e nesse caso seriam os gregos a alcançar os oitavos), mas vamos apostar na Costa do Marfim como a única selecção africana a passar a fase de grupos. Didier Drogba tem neste Mundial 2014 a sua última oportunidade e conta com vários jogadores em muito boa forma (Gervinho, Aurier, Bony) e Yaya Touré num momento astronómico. Será essencial para a Costa do Marfim se qualificar, vencer o jogo inaugural frente ao Japão, para ganhar confiança, um balão de oxigénio e obrigar a Grécia a uma postura diferente na 3.ª jornada.
    Conheçam então cada selecção, o seu esqueleto e os jogadores que achamos que se destacarão:

1. COLÔMBIA 

  • Guarda-Redes: David Ospina (Nice), Faryd Mondragón (Desportivo Cali), Camilo Vargas (I. Santa Fé)
  • Defesas: Camilo Zuñiga (Nápoles), Mario Yepes (Atalanta), Cristian Zapata (AC Milan), Éder Balanta (River Plate), Carlos Valdés (San Lorenzo), Santiago Arias (PSV), Pablo Armero (West Ham)
  • Médios: Abel Aguilar (Toulouse), Carlos Sánchez (Elche), Aldo Ramírez (Morelia), Fredy Guarín (Inter), Alexander Mejía (Atlético Nacional), Juan Cuadrado (Fiorentina), Juan Quintero (Porto), James Rodríguez (Mónaco)
  • Avançados: Teófilo Gutiérrez (River Plate), Adrián Ramos (Dortmund), Carlos Bacca (Sevilha), Jackson Martínez (Porto), Victor Ibarbo (Cagliari)
Seleccionador: José Pékerman
Baixas: Radamel Falcao, Edwin Valencia; Ausência: Luis Perea

Equipa-Base (4-4-2): Ospina; Zuñiga, Yepes, Zapata (Balanta, Valdés), Armero; Cuadrado, Aguilar, Sánchez, James Rodríguez; Teófilo Gutiérrez, Bacca (Jackson Martínez)
    A Colômbia de Pékerman é uma selecção uniforme e com muita qualidade nos vários sectores. Sem Falcao, os jogadores colombianos irão certamente ter uma força extra para homenagear o avançado lesionado. Ospina poderá ser um dos destaques da fase de grupos nas balizas do Brasil, e a defesa terá 2 laterais com hábito de subir e imprimir velocidade (Zuñiga e Armero, embora não seja de descartar a utilização de Arias), sendo que no centro o capitão Yepes terá como companheiro Zapata, Valdés ou o promissor Balanta. Confessamos que esperávamos que fizesse dupla com Perea. No miolo, embora haja Guarín, Pékerman deve entregar as despesas a Aguilar e Sánchez, ficando os espectaculares James Rodríguez e Cuadrado nos flancos. No ataque, Teófilo Gutiérrez parece ter lugar garantido mas ao seu lado tanto poderá jogar Bacca, como Jackson como ainda Adrián Ramos.
    Pékerman poderá ainda optar por algumas variações deste modelo, com um meio-campo nuclear de 3 unidades (com Guarín) ou colocando Cuadrado a lateral e acrescentando à equipa Ibarbo ou Quintero. Será também determinante compreender onde Pékerman quererá ver James - se perto da faixa, se a vagabundear ou ainda se próximo de um único avançado.

Destaques Individuais (Previsão):


    Mesmo que houvesse Falcao, o nosso primeiro destaque da Colômbia para este Mundial 2014 seria o mesmo que é nestas circunstâncias: James Rodríguez. O criativo do Mónaco chega a este campeonato do Mundo num bom momento mas prevemos que esta possa ser a competição da sua explosão como jogador. Já mostrou muito - tanto no Porto como no Mónaco - mas com a camisola 10 da Colômbia tem tudo para espalhar magia, técnica e semear o terror nas defesas adversárias. Caso a Colômbia consiga chegar mais longe do que os oitavos (o que seria um feito de valor) James poderá inclusive ser candidato a melhor jogador jovem do Mundial. E mais: dêem-lhe um livre directo, e ele fará golo.
    Depois dele, há Teófilo GutiérrezJuan Cuadrado. O avançado que nos parece melhor posicionado para ser titular indiscutível vai ser sinónimo de bons momentos de futebol e, não sendo um finalizador por excelência mas um bom complemento para o verdadeiro ponta de lança, talvez sinta uma motivação extra ao querer fazer de Falcao. Já o médio/ lateral da Fiorentina chega a este Mundial como um dos jogadores mais pretendidos no futebol europeu. É um ala completo, com pulmão para dar e vender. Vai ser interessante ver esta locomotiva em acção. 
    Acreditamos ainda que David Ospina poderá ser determinante entre os postes da Colômbia; e Carlos Bacca, depois de uma excelente temporada pelo Sevilha merecia a confiança de Pékerman para ser o matador de serviço. Ele, Jackson e Adrián Ramos competem por 1 lugar, os dois primeiros parecem levar vantagem com Pékerman, e quem ganhar a corrida vai ter vários outros craques em seu redor. Os laterais serão fundamentais nesta Selecção, tal como Yepes, e temos ainda curiosidade para ver Carlos Sánchez durante a competição, mas para já não passa disso mesmo.

2. COSTA DO MARFIM 

  • Guarda-Redes: Boubacar Barry (Lokeren), Sylvain Gbohouo (Sewe Sport), Sayouba Mande (Stabaek)
  • Defesas: Sèrge Aurier (Toulouse), Souleymane Bamba (Trabzonspor), Kolo Touré (Liverpool), Didier Zokora (Trabzonspor), Arthur Boka (Estugarda), Jean-Daniel Akpa Akpro (Toulouse), Viera Diarrassouba (Caykur Rizespor), Constant Djakpa (Eintracht Frankfurt)
  • Médios: Cheick Tioté (Newcastle), Serey Die (Basel), Ismael Diomande (Saint-Étienne), Yaya Touré (Manchester City), Max-Alain Gradel (Saint-Étienne), Salomon Kalou (Lille), Gervinho (Roma)
  • Avançados: Mathis Bolly (Fortuna Dusseldorf), Giovanni Sio (Basel), Didier Ya Konan (Hannover 96), Wilfried Bony (Swansea), Didier Drogba (Galatasaray)
Seleccionador: Sabri Lamouchi
Ausência: Seydou Doumbia

Equipa-Base (4-3-3): Barry; Aurier, Zokora, Bamba (Kolo Touré), Boka; Tioté, Die, Yaya Touré; Gervinho, Kalou; Drogba (Wilfried)
    Dificilmente a Costa do Marfim voltará a ter uma geração como esta. O guardião Barry (ou "Copa" como gosta de ser chamado) não é propriamente um predestinado, mas a Costa do Marfim poderá contar com 2 centrais do Trabzonspor, a não ser que Lamouchi queira Kolo Touré a titular. Usar uma dupla rotinada tem sempre as suas vantagens. Aurier e Boka serão os laterais, sendo que o primeiro chega a este Mundial depois de uma época fantástica em França. Tioté e Die serão os operários, contando com a ajuda do box-to-box Yaya Touré. O médio do City será fundamental na ligação entre sectores e a aparecer junto à área adversária, onde costuma ter uma eficácia acima da média na meia distância. Gervinho e Kalou vão procurar espalhar o terror a partir dos flancos, enquanto que a máxima figura ofensiva deverá ser Drogba, ou Wilfried Bony. No nosso entender tanto resultará começar Drogba e lançar o avançado do Swansea no decorrer do jogo, como o inverso. Claro está que, em recurso, os elefantes podem jogar com ambos.

Destaques Individuais (Previsão):


    Apostando nós na passagem da Costa do Marfim aos oitavos, há vários elementos que prevemos que sejam destaques. Yaya Touré é o jogador no qual todos os olhos estarão postos. O médio do Manchester City só foi inferior a Suárez na Premier League e atravessa o momento mais alto da sua carreira. Os jogadores africanos não deverão acusar as temperaturas do Brasil (à imagem, sobretudo, das selecções sul-americanas e dos latinos) e Yaya está verdadeiramente no ponto das suas qualidades. Gervinho, embora atinja sempre o seu melhor somente quando tem Rudi Garcia no banco a orientá-lo, vai ser outro potencial caso sério deste Mundial. É rápido, electrizante, bom finalizador. Vai fazer estragos. Para além deles, Drogba e Wilfried Bony poderão ambos destacar-se no torneio. O melhor será não serem utilizados - pelo menos nos primeiros jogos - juntos, mas revezando-se podem ambos conseguir marcar por mais do que uma vez. A terminar a nossa previsão, Sèrge Aurier - o melhor elemento da defesa da Costa do Marfim - certamente dará seguimento ao que fez no Toulouse em 2013/ 14, tanto atrás como no apoio ao ataque. O Arsenal seria de facto um bom destino para Aurier. Claro está que, caso sigam em frente, estará implícito que Tioté e Die fizeram bem o seu trabalho "invisível".

3. GRÉCIA  

  • Guarda-Redes: Orestis Karnezis (Granada), Panagiotis Glykos (PAOK), Stefanos Kapino (Panathinaikos)
  • Defesas: Sokratis Papastathopoulos (Dortmund), Vasilis Torosidis (Roma), Kostas Manolas (Olympiacos), Vangelis Moras (Hellas Verona), Loukas Vyntra (Levante), Georgios Tzavellas (PAOK), José Holebas (Olympiacos) 
  • Médios: Giannis Maniatis (Olympiacos), Alexandros Tziolis (Kayserispor), Kostas Katsouranis (PAOK), Andreas Samaris (Olympiacos), Panagiotis Kone (Bologna), Giorgos Karagounis (Fulham), Lazaros Christodoupoulos (Bologna), Ioannis Fetfatzidis (Génova), Panagiotis Tachtsidis (Torino)
  • Avançados: Kostas Mitroglou (Fulham), Georgios Samaras (Celtic), Dimitris Salpingidis (PAOK), Fanis Gekas (Konyaspor)
Seleccionador: Fernando Santos

Equipa-Base (4-3-3): Karnezis; Torosidis, Sokratis, Manolas, Holebas; Tziolis (Karagounis), Katsouranis, Maniatis; Samaras, Salpingidis, Mitroglou
    Não há muito por onde fugir. O mais previsível será que a Grécia se apresente num 4-3-3 clássico, exactamente com os mesmos onze elementos com os quais defrontou Portugal no recente amigável. Fernando Santos apostará numa equipa sólida na retaguarda, com o trio de meio-campo (Tziolis, Katsouranis e Maniatis) a aumentar precisamente essa segurança. No sistema de jogo grego será essencial que Holebas consiga soltar-se no corredor esquerdo, e a esperança grega está entregue ao que Samaras e Salpingidis conseguirem inventar, e à capacidade de finalização de Mitroglou. Será interessante ver também o que o capitão Karagounis dará quando for utilizado (se for titular, será certamente Tziolis o sacrificado) e a entrada de Fetfatzidis em jogo poderá agitar as coisas a favor dos comandados do seleccionador português.

Destaques Individuais (Previsão):


    A melhor forma de vencer é defender. Tem sido esta a máxima adoptada pela Grécia nos últimos anos e, depois de em 2010 não terem passado da fase de grupos, os gregos certamente utilizarão todas as suas armas a seu favor. Kostas Manolas deverá ser um dos destaques desta Grécia. O central do Olympiacos ajudou a eliminar o Benfica da Champions (curiosamente agora é um suposto alvo dos encarnados) e, com o seu bom posicionamento, marcação e jogo aéreo vai ter impacto. Mantendo o primeiro nome, se os gregos quiserem marcar golos terão que contar com Kostas Mitroglou. O avançado, actualmente no Fulham, provou no Olympiacos que é craque e que consegue fazer golos de todas as formas e feitios, e quererá deixar o seu nome neste Mundial para fugir do Championship. Para que a Grécia não sofra golos o guardião Orestis Karnezis terá uma palavra a dizer, e Dimitris Salpingidis já nos mostrou por diversas vezes que, mesmo quando tudo rema contra a Grécia, ele consegue salvá-la de forma inesperada. Atenção ainda à alma que Karagounis dá à equipa e ao talento de Samaras.

4. JAPÃO 

  • Guarda-Redes: Eiji Kawashima (Standard Liège), Shusaku Nishikawa (U.R. Diamonds), Shuichi Gonda (FC Tokyo)
  • Defesas: Atsuto Uchida (Schalke 04), Maya Yoshida (Southampton), Yuto Nagatomo (Inter), Yasuyuki Konno (Gamba Osaka), Gotoku Sakai (Estugarda), Hiroki Sakai (Hannover 96), Masato Morishege (FC Tokyo), Masahiko Inoha (Jubito Iwata)
  • Médios: Makoto Hasebe (Nürnberg), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka), Toshihiro Aoyama (S. Hiroshima), Hiroshi Kiyotake (Nürnberg), Shinji Kagawa (Manchester United), Keisuke Honda (AC Milan)
  • Avançados: Shinji Okazaki (Mainz), Yuya Osako (1860 Munique), Yoichiro Kakitani (Cerezo Osaka), Yoshito Okubo (K. Frontale), Manabu Saito (Y. Marinos)
Seleccionador: Alberto Zaccheroni

Equipa-Base (4-2-3-1): Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo; Hasebe, Endo (Yamaguchi); Okazaki, Honda, Kagawa; Kakitani (Kiyotake, Osako)
    O experiente Zaccheroni tudo fará para deixar este Japão uma refinada máquina de trocar a bola, com uma mudança de velocidade em bloco que poderá proporcionar algum espectáculo. Os japoneses têm uma selecção excelente em vários parâmetros técnicos. Kawashima será o guarda-redes e a sua defesa deverá ser composta por Uchida e Nagatomo nas alas, e Yoshida e Konno no centro. O meio-campo deverá ser assegurado pelos veteranos Hasebe e Endo (a não ser que Zaccheroni confie um dos lugares a Yamaguchi), soltando a tríade composta por Kagawa, Honda e Okazaki. Caso Okazaki seja utilizado a extremo, Kakitani deverá ser o avançado; no entanto, poderá ser interessante Okazaki surgir a avançado, abrindo espaço para a titularidade de Kiyotake.

Destaques Individuais (Previsão):


    Deixem o Japão sonhar. Embora tenhamos dúvidas que a selecção nipónica consiga mais do que um quarto lugar, seria bom sinal que conseguissem ficar à frente de gregos ou até conseguir lutar pela qualificação até ao fim. Uma vez que não apostamos forte no Japão, os bons momentos da equipa asiática deverão ficar a cargo de 3 jogadores com técnica, visão de jogo e capacidade de participar activamente em todos os lances de golo: Shinji Kagawa, Keisuke Honda e Shinji Okazaki. A riqueza a nível de movimentações e o desenho de boas jogadas ficará invariavelmente a cargo de Kagawa (veremos se aparece a brilhar no último passe) e Honda; esperando-se que Okazaki surja próximo das balizas adversárias.


Posters ESPN - FIFA World Cup - Grupo C

0 comentários:

Enviar um comentário