4 de junho de 2014

Mundial 2014: Previsão Grupo A

    Tem início hoje uma jornada de 8 dias durante os quais iremos indicar as nossas previsões para os grupos do Mundial 2014. Acompanhando a nossa análise diária poderão ficar a conhecer os 23 convocados de cada uma das 32 Selecções (bem como as baixas ou ausências, por opção, significativas). Para além disso aqui no Barba Por Fazer queremos que os nossos leitores tenham a melhor preparação possível para este Mundial e por isso deixaremos também algumas indicações, país a país, sobre qual deverá ser o onze-base das várias equipas bem como aqueles que achamos que poderão ser os maiores destaques individuais de cada selecção ao longo da competição.
    A aventura começa no Grupo A, o grupo do anfitrião Brasil, que naturalmente dará início ao Mundial a 12 de Junho frente à Croácia. O Brasil está entre o lote de 3/4 favoritos a vencer a "Copa" este Verão, e o factor casa, ter Scolari como seleccionador e ainda o facto de contar com o melhor quarteto defensivo em prova podem-se revelar indicadores determinantes. No Grupo A o Brasil é sério candidato a amealhar 9 pontos. O modelo vitorioso na Taça das Confederações vai-se manter a 100% e este Brasil é equilibrado e experiente. Na cauda do grupo, imaginamos que poderão ficar os Camarões. A selecção de Samuel Eto'o não tem os mesmos argumentos que as restantes 3 equipas mas deixou algumas boas indicações nos recentes jogos de preparação (ex: Alemanha 2-2 Camarões). Um meio-campo musculado e uma frente de ataque sem pressão e com vontade de lutar pelo sonho africano podem fazer com que a nossa previsão saia furada, mas cremos que o 4.º lugar será o destino mais provável dos Camarões.
    Assim, a disputa pelo acesso aos oitavos deverá ser - sobretudo - entre Croácia e México - duas selecções bem distintas e personalizadas. Os croatas partem na frente. Embora não possam contar com a referência Mandzukic no primeiro jogo, não é qualquer selecção que chega a esta fase da época com elementos no momento de forma de Modric e Rakitic. Os croatas têm um onze forte, uma ideia de jogo definida, mas - caso sigam em frente como prevemos - a falta de maior qualidade no banco poderá fazer a diferença. No entanto, o México terá certamente uma palavra a dizer na luta pelo 2.º lugar. Os mexicanos transfiguraram-se com a chegada do seleccionador Miguel Herrera e, passando a privilegiar um 5-3-2 são neste momento uma equipa astuta e guerreira, que ocupa bem todo o campo, com alguns elementos do campeonato local a quererem mostrar a sua qualidade e vários argumentos para deixar a Croácia de olho bem aberto. A última jornada do grupo reserva um Croácia-México que poderá ser, então, decisivo.
    Mas vamos lá conhecer melhor cada selecção e aqueles que imaginamos que venham a ser os seus protagonistas.

1. BRASIL 

  • Guarda-Redes: Júlio César (Toronto), Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético Mineiro)
  • Defesas: Dani Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Thiago Silva (PSG), David Luiz (PSG), Dante (Bayern), Henrique (Nápoles), Marcelo (Real Madrid), Maxwell (PSG)
  • Médios: Paulinho (Tottenham), Luiz Gustavo (Wolfsburgo), Fernandinho (Manchester City), Hernanes (Inter), Ramires (Chelsea), Willian (Chelsea), Oscar (Chelsea), Bernard (Shakhtar)
  • Avançados: Neymar Jr. (Barcelona), Hulk (Zenit), Fred (Fluminense), Jô (Atlético Mineiro)
Seleccionador: Luiz Felipe Scolari
Ausências: Miranda, Filipe Luís, Coutinho, Luisão

Equipa-Base (4-2-3-1): Júlio César; Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Ramires); Hulk, Oscar, Neymar; Fred
    Entre as selecções de topo (favoritas à conquista do troféu), este Brasil é a única equipa na qual ninguém tem dúvidas relativamente ao modelo de jogo e aos seus intérpretes. O 4-2-3-1 brasileiro (podem-lhe chamar um 4-3-3 mas a verdade é que Oscar surge mais próximo de Neymar e Hulk), com a mesma base que venceu a Espanha na final da Taça das Confederações, é intocável para Scolari. "Felipão" assenta sempre o seu jogo num duplo pivô seguro (Luiz Gustavo e Paulinho, sendo que o médio do Tottenham, mais importante no transporte de jogo, poderá ver Ramires roubar-lhe o lugar caso não recupere da sua pequena lesão), crendo totalmente na integração de Fred com os 3 jogadores com mais técnica do sector ofensivo. Acreditando nós que o Brasil pode chegar mesmo à final e vencer o Mundial, certamente jogadores como Willian, Bernard, Ramires e Fernandinho poderão ser úteis saídos do banco. 

Destaques Individuais (Previsão):

   
    Na Taça das Confederações não acusou a pressão, a sua época em Barcelona foi positiva (pior que a de Gareth Bale - inevitável comparação - mas mesmo assim conseguiu sobressair bastante quando Messi estava lesionado) e neste Mundial muito do que o Brasil fizer dependerá de Neymar Jr. É a figura de uma Selecção brasileira invulgar (na qual a defesa é o sector mais forte) mas acreditamos que fará vários golos, mantendo a sua excelente média na Selecção, e vai proporcionar muitas alegrias ao seu povo com a sua habilidade, velocidade e capacidade de drible. Candidato a melhor jogador e marcador. No flanco oposto, Hulk reúne condições para ser também um dos destaques deste Brasil. Terminou a temporada em excelente plano com Villas-Boas, está em boas condições físicas, anímicas e vai surpreender muita gente, ressuscitando as grandes exibições dos tempos do Porto e a sua sempre presente capacidade de explosão. Camisola 10 e camisola 7, bem entregues.
    Depois, - e destacamos nesta selecção vários elementos por achar que o Brasil irá bastante mais longe que outras equipas - há Oscar. O médio do Chelsea começou a época numa forma incrível, mas foi descendo e acabou afastado por lesão. No entanto, Oscar vai ser peça-chave em vários jogos e é claramente um jogador talhado para grandes jogos e grandes competições. Caso não renda (o que não acreditamos), compensaria mais a Scolari a aposta em Willian com Neymar a surgir no corredor central, zona para a qual ele irá derivar muitas vezes. Na defesa, sector no qual consideramos que não há selecção superior a este quarteto brasileiro, achamos que a dupla de centrais será determinante no sucesso canarinho - Thiago Silva e David Luiz, dupla do PSG em 2014/ 15, vão-se complementar na perfeição. E veremos se não marcam também um ou outro golo nas suas subidas à grande área adversária. Por fim, prevemos ainda que Luiz Gustavo vai encher o campo em vários jogos, representando uma âncora para o jogo do Brasil e sendo a garantia total de equilíbrio. Nas Confederações o planeta futebol venerou Paulinho, desta vez será feita justiça a Luiz Gustavo. E Dani Alves acabará por ser também determinante nas suas subidas pelo flanco direito. Os laterais do Brasil terão que estar em bom plano para o modelo de Scolari funcionar na sua plenitude e a todo o gás, acelerando colectivamente.

2. CROÁCIA 

  • Guarda-Redes: Stipe Pletikosa (FC Rostov), Daniel Subasic (Mónaco), Oliver Zelenika (NK Lokomotiva)
  • Defesas: Darijo Srna (Shakhtar), Sime Vrsaljko (Génova), Dejan Lovren (Southampton), Vedran Corluka (Lokomotiv Moscovo), Gordon Schildenfeld (Panathinaikos), Daniel Pranjic (Panathinaikos), Domagoj Vida (Dínamo Kiev),
  • Médios: Ivan Mocinic (HNK Rijeka), Luka Modric (Real Madrid), Ivan Rakitic (Sevilha), Ognjen Vukojevic (Dínamo Kiev), Mateo Kovacic (Inter), Marcelo Brozovic (Dínamo Zagreb), Sammir (Getafe), Ivan Perisic (Wolfsburgo)
  • Avançados: Mario Mandzukic (Bayern), Ivica Olic (Wolfsburgo), Nikica Jelavic (Hull City), Eduardo (Shakhtar), Ante Rebic (Fiorentina)
Seleccionador: Niko Kovac
Baixas: Ivan Strinic, Niko Kranjcar; Ausências: Milan Badelj, Alen Halilovic

Equipa-Base (4-3-3): Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren, Vida/Pranjic; Rakitic, Modric, Kovacic; Perisic, Olic, Mandzukic
    A Croácia não contará com Mandzukic no primeiro jogo (contra o Brasil) por este estar suspenso. Por isso mesmo, nesse jogo deverá existir uma variação com Eduardo ou Jelavic no seu lugar ou então com Olic na frente, Kovacic descaído numa ala e Vukojevic a entrar no onze. As aspirações da equipa de Niko Kovac estão em grande medida potenciadas pelas incríveis temporadas de Modric e Rakitic. Subasic fez melhor época que Pletikosa mas o experiente guardião é intocável; a suspensão de Simunic abriu portas justamente a Lovren e a lesão de Strinic foi um duro golpe, obrigando Domagoj Vida ou Pranjic a substituírem um jogador que seria muito útil. Mandzukic voltará para os 2 jogos mais determinantes para os croatas, e veremos se Kovac mantém a aposta no jovem Kovacic ou protege o seu elemento menos experiente, apostando na maior intensidade de Vukojevic. Kovac pode apelar à criatividade de Sammir fazendo-o entrar em algum momento, sendo que elementos como Badelj ou até o prodígio Halilovic poderiam dar algo diferente a esta equipa.

Destaques Individuais (Previsão): 


    Já o dissemos e voltamos a repetir - quase nenhuma selecção se pode gabar de ter 2 médios da qualidade de Luka Modric e Ivan Rakitic. Os médios do Real Madrid e do Sevilha (certamente fará as malas para um clube superior depois deste Mundial, Rakitic) estiveram entre os melhores do mundo na sua posição esta época e funcionam bem em uníssono. Inteligentes, com muita técnica mas sempre em alta rotação, todo o jogo vai depender deles. E achamos que eles não vão desiludir. Mario Mandzukic não jogará frente ao Brasil mas achamos que será fundamental contra Camarões e México. Consagrou-se na selecção no Euro 2012 (rumou então ao Bayern) e a equipa melhorará ao contar com a sua referência para fazer golos e decidir jogos. O Bayern de Guardiola não é feito para Mandzukic, mas esta Croácia é. Dejan Lovren ganhou um lugar no 11 inicial com a suspensão de Simunic e, embora seja o melhor central croata, ainda não convenceu os adeptos do seu país. Será desta, certamente. Para além destes elementos apostamos ainda que Ivan Perisic vai dar sequência à sua boa época no Wolfsburgo e vai realizar um bom Mundial - capacidade para marcar, assistir, acelerar o jogo e criar desequilíbrios lá isso o rapaz tem. Mateo Kovacic (temos curiosidade de ver como se apresentará o mais jovem jogador croata) e Darijo Srna poderão ter bastante importância, mas por não estarmos tão certos não os colocámos entre os principais destaques que projectamos.

3. MÉXICO 

  • Guarda-Redes: José Corona (Cruz Azul), Guillermo Ochoa (Ajaccio), Alfredo Talavera (Toluca)
  • Defesas: Maza Rodríguez (América), Rafael Márquez (León), Diego Reyes (Porto), Héctor Moreno (Espanyol), Carlos Salcido (Tigres), Paul Aguilar (América), Miguel Layún (América)
  • Médios: José Juan Vázquez (León), Andrés Guardado (Leverkusen), Miguel Ponce (Toluca), Héctor Herrera (Porto), Carlos Peña (León), Isaac Brizuela (Toluca), Marco Fabián (Cruz Azul), Javier Aquino (Villarreal), Gio dos Santos (Villarreal)
  • Avançados: Chicharito Hernández (Manchester United), Oribe Peralta (Santos Laguna), Raúl Jiménez (América), Alan Pulido (Tigres)
Seleccionador: Miguel Herrera
Baixa: Luis Montes

Equipa-Base (5-3-2): Corona (Ochoa); Aguilar, Maza (Reyes), Márquez, Moreno, Guardado; Peña, Herrera, Fábian; Chicharito (Gio dos Santos), Peralta
    Miguel Herrera transfigurou o futebol da selecção do México e a equipa parece neste momento identificada com o modelo de jogo. Caso Corona esteja a 100% será o titular e à sua frente terá uma linha de 5 jogadores, com dois alas capazes de dar muita profundidade ao longo de todo o corredor - deverão ser Guardado na esquerda e Aguilar na direita, embora Layún e Salcido estejam à espreita de oportunidade. Entre os 3 centrais, o capitão Rafael Márquez é intocável e deverá ter Moreno e Maza Rodríguez (ou Diego Reyes) junto a si. Esperava-se que o trio de meio-campo neste Mundial fosse Medina, Peña e Montes, mas 2 deles não estarão no Brasil (Montes depois de uma arrepiante lesão). Assim para esses 2 lugares talvez apareçam o portista Herrera e o criativo Marco Fabián. Na frente, o seleccionador terá que optar sobretudo entre 4 jogadores para 2 lugares: Peralta, Chicharito, Gio dos Santos e Raúl Jiménez. 

Destaques Individuais (Previsão):


    À partida não era assim, mas neste momento temos alguma curiosidade relativamente a esta selecção mexicana. Caso os mexicanos ganhem o primeiro jogo (contra os Camarões) farão certamente suar o Brasil e vão lutar com todas as suas forças na derradeira e em princípio decisiva jornada frente à Croácia. No nosso entender, Andrés Guardado será peça-chave no sistema táctico mexicano. Terá que ter grande pulmão, raça e envolver-se no plano ofensivo, ajudando a criar desequilíbrios. Depois, há 2 homens no meio-campo que prevemos que irão deixar a sua marca: Marco Fabián e Carlos Peña. Fabián - quer seja titular (o que seria lógico acontecer por via da lesão de Montes) ou não - vai ser sempre um perigo constante quando estiver em campo. Tem técnica para dar e vender, é jogador de grandes golos. Já Peña achamos que vai ser o melhor embaixador possível para a qualidade do futebol da liga mexicana. O médio do Léon tem tudo para ganhar mercado neste Mundial, e poderemos vê-lo a encher o meio-campo.
    No sector ofensivo, o mais provável será Peralta e Chicharito serem os titulares, embora Herrera possa também optar por colocar apenas 1 deles com Gio dos Santos como segundo avançado. Ainda assim, para nós será Raúl Jiménez quem, caso tenha minutos para isso, terá uma palavra a dizer e não vai deixar ninguém indiferente à sua boa capacidade de finalização.

4. CAMARÕES 

  • Guarda-Redes: Charles Itandje (Konyaspor), Sammy N'Djock (Fetohespor), Loic Feudjou (Coton Sport)
  • Defesas: Allan Nyom (Granada), Nicolas N'Koulou (Marselha), Aurélien Chedjou (Galatasaray), Dany Nounkeu (Besiktas), Cédric Djeugoue (Coton Sport), Henri Bedimo (Lyon), Benoît Assou-Ekotto (QPR)
  • Médios: Alex Song (Barceona), Joël Matip (Schalke 04), Enyong Enoh (Antalyaspor), Jean Makoun (Rennes), Stéphane Mbia (Sevilha), Landry N'Guémo (Bordéus), Edgar Sally (Lens)
  • Avançados: Maxim Choupo-Moting (Mainz), Benjamin Moukandjo (Nancy), Samuel Eto'o (sem clube), Pierre Webó (Fenerbahçe), Fabrice Olinga (Zulte-Waregem), Vincent Aboubakar (Lorient)
Seleccionador: Volker Finke

Equipa-Base (4-3-3): Itandje; Nyom, Chedjou, N'Koulou, Assou-Ekotto (Bedimo); Enoh, Mbia, Song; Choupo-Moting, Eto'o, Moukandjo (Aboubakar)
    Esta geração dos Camarões é efectivamente perigosa. Conta com experiência, irreverência e muito músculo no miolo. Itandje terá a responsabilidade de defender a baliza e na defesa Nyom, Chedjou, N'Koulou e Ekotto partem na frente. No entanto, é bem possível que Bedimo ganhe o lugar na esquerda, e Matip tudo fará para ser titular ou no centro da defesa ou no meio-campo. O meio-campo camaronês é forte na pressão e na sua dimensão física - Enoh, Mbia e Song deverão começar o Mundial, mas há ainda Makoun e o já referido Matip. Entre estes, talvez seja Alex Song o que tem maior capacidade para transportar jogo. No ataque a lesão de Webó surgiu em boa altura. Para nós a melhor vertente táctica dos Camarões surge sem Webó, mantendo Eto'o como figura mais central e tendo no seu apoio Choupo-Moting e Moukandjo (o mais justo seria a titularidade pertencer a Aboubakar pela sua grande época).

Destaques Individuais (Previsão):


    Veremos se estes Camarões nos surpreendem. O sucesso da equipa de Finke dependerá sempre do entrosamento a meio-campo e da velocidade e assertividade na frente, mas poderá ser a defesa a custar pontos. Maxim Choupo-Moting está em excelente forma, marcou vários golos nos jogos de preparação e chegará ao Brasil com grande confiança. Acreditamos que poderá ser o grande destaque da selecção africana onde Alex Song será também ele essencial. O médio do Barcelona precisará de ressuscitar o jogador que era no Arsenal na sua última época em Inglaterra e a sua preponderância no jogo camaronês poderá valer-lhe uma transferência para um clube onde passe a ser titular e verdadeiramente valorizado. Por fim, o "velhinho" Samuel Eto'o é um jogador do qual não podemos tirar os olhos. Eto'o diz que ainda jogará mais 2 mundiais portanto nesse sentido podemos considerá-lo.. um jovem. Caso Webó não surja, Eto'o beneficiará. Incluiríamos também aqui Vincent Aboubakar se tivéssemos certezas sobre a titularidade ou significativa utilização do avançado do Lorient.



Posters ESPN - FIFA World Cup 2014 - Grupo A

0 comentários:

Enviar um comentário