25 de junho de 2014

Nigéria 2-3 Argentina: Messi e Musa bisam, e seguem ambos para os oitavos

Nigéria  2 - 3  Argentina (Musa 4' 47'; Messi 3' 45', Rojo 50')

    Na última jornada do Grupo F, Nigéria e Argentina confirmaram a presença nos oitavos-de-final, defrontando-se. A Argentina já estava qualificada mas faltava perceber se o conseguia em primeiro ou segundo, enquanto que a Nigéria perdeu mas contou com a ajuda da Bósnia (que venceu o Irão), assegurando assim passagem para a fase seguinte.
    Sabella voltou a utilizar o seu esquema preferido (só no jogo frente à Bósnia é que houve um erro de casting ao adaptar a sua equipa num 3-5-2 pensando que a Bósnia jogaria com Dzeko e Ibisevic na frente) quando podia perfeitamente ter testado hoje por exemplo Enzo Pérez e Lavezzi a titulares. Já Keshi confiou novamente em Odemwingie, Musa, Babatunde e claro, o potente Emenike, entregando o ataque a estes 4 elementos. E pode-se dizer que o jogo começou praticamente com um empate. Não o 0-0 habitual mas um 1-1 que já se registava aos 4 minutos de jogo. Marcou primeiro a Argentina - Di María rematou forte mas não conseguiu marcar e, na recarga, Lionel Messi fuzilou e juntou mais um golo à sua conta pessoal neste Mundial 2014. A resposta da Nigéria foi imediata e através de um excelente golo. Babatunde assistiu Ahmed Musa e o extremo do CSKA colocou a bola na baliza de Romero com um bonito remate em arco. O jogo abrandou, embora Di María tenha continuado incessantemente à procura do seu primeiro momento de destaque na competição. Aos 38 minutos Agüero teve que ser substituído por Lavezzi, embora tenha parecido uma troca por precaução. Em todo o caso, Agüero ainda não conseguiu fazer nada neste Mundial e o seu crescimento tal como o de Di María (que hoje teve o seu primeiro jogo minimamente próximo do nível desta temporada) serão essenciais caso a Argentina queira chegar longe na fase a eliminar. O final da 1.ª parte definiu-se de bola parada. Enyeama defendeu um livre directo de Lionel Messi, mas 2 minutos depois em nova bola parada Messi não deu hipóteses e colocou a bola em força e em jeito fazendo balançar as redes de Enyeama. O guarda-redes nigeriano defendeu com os olhos e embora a bola levasse a intensidade certa, ficou a ideia de que o guardião do Lille poderia pelo menos ter-se atirado mas falhou o timing. Bom golo de Messi, a igualar Neymar Jr. no topo da lista de melhores marcadores (4 golos).
    A 2.ª parte foi inferior à primeira, embora tenha começado - tal como o início do jogo - a todo o gás. Ahmed Musa, enérgico e irreverente como sempre, iniciou uma jogada de ataque, combinou com o portentoso Emenike e este isolou Musa entre os centrais. Na cara de Romero, Musa não vacilou e bisou na partida, empatando o jogo num golo muito festejado pelos jogadores nigerianos. Mas a resposta, desta vez de forma inversa, demorou muito pouco a surgir. Di María conquistou um canto e Lavezzi tratou de assumir a marcação do mesmo: o extremo do PSG colocou a bola na área, Garay (1.º jogo depois de se saber que infelizmente jogará mesmo no Zenit na próxima temporada) não conseguiu cabecear para a baliza mas surgiu o desvio de Marcos Rojo, central do Sporting que joga na esquerda nesta Selecção, a desfazer o empate e a carimbar a vitória argentina. A partir daí, e curiosamente depois de Messi ser substituído por Ricky Álvarez, o jogo perdeu bastante interesse e - até porque com certeza a Nigéria sabia que a Bósnia estava a dar uma valente ajuda no outro jogo - as duas equipas limitaram a deixar passar os minutos, procurando ainda assim criar algum perigo em investidas de Di María e Emenike, cada qual a puxar pela sua pátria.

    A Argentina, embora com uma fase de grupos muito abaixo do que pode dar, conseguiu 9 pontos, feito que Colômbia e Holanda já tinham também conseguido. Mérito sobretudo para Lionel Messi que marcou 4 dos 6 golos argentinos nestes três jogos (os outros foram um auto-golo bósnio e hoje o golo de Rojo), estando a ser decisivo e integrando muito provavelmente o top-4 de jogadores deste Mundial até agora: Arjen Robben, James Rodríguez, Karim Benzema e Lionel Messi. É inevitável pensarmos que esta Argentina poderia ser muito mais forte com Enzo Pérez (peça perfeita para as funções de Gago), sendo que a introdução do número 8 argentino ajudaria Di María a aparecer muito mais. Na Nigéria, Enyeama sofreu finalmente golos e na próxima fase a selecção africana terá que confiar em Emenike e Musa para criar problemas ao seu adversário.
    Um jogo portanto entre 2 selecções que seguem para os oitavos, sendo provável que a Nigéria vá defrontar a avalanche ofensiva da França, enquanto que deverá ser a Suiça (confessamos ter alguma pena caso se confirme que o Equador fique pelo caminho) a surgir no caminho da Argentina de Lionel Messi. O craque do Barcelona sabe que este Mundial é a única hipótese que tem de aspirar a ganhar a Bola de Ouro e muito provavelmente o Mundial em que surgirá em melhores condições a nível individual, podendo juntar-se a uma constelação onde surgem os históricos Maradona e Pelé. Veremos os próximos capítulos.
    

Barba Por Fazer do Jogo: 
Lionel Messi (Argentina)
Outros Destaques: Enyeama, Musa, Emenike; Rojo, Di María, Mascherano

0 comentários:

Enviar um comentário