1 de julho de 2014

Alemanha 2-1 (a.p.) Argélia: No fim... ganha a Alemanha

Alemanha    2 - 1 (a.p.)    Argélia (Schürrle 92', Özil 119'; Djabou 120'+1)

    A Argélia voltou a surpreender com uma entrega ao jogo e concentração defensiva incrível. O futebol nem sempre é justo, mas a verdade é que não se pode tirar mérito à Alemanha. Acabou por fazer a diferença no prolongamento, mas o conjunto africano cai de pé. Controlou o ataque alemão e quase surpreendeu o mundo!
    Primeira parte muito equilibrada com uma Alemanha com mais bola, mas com uma Argélia a merecer mais o golo. Apresentou-se sempre organizada atrás e era objectiva no ataque colocando a bola na frente com 2/3 toques. E cedo se percebeu que Hummels teria emprestado as suas qualidades de defesa central ao guarda-redes Manuel Neuer. O guardião muitas vezes fez o trabalho de libero e saiu por variadas vezes da sua grande área. A primeira vez foi a um passe longo que visava Slimani, mas Neuer acabou por ser mais rápido e interceptou o esférico. A Argélia impressionava e após Feghouli ter ameaçado por cima, Slimani marcou mesmo... Só que o avançado leonino estava em posição irregular. Teria sido um bom golo, mas Slimani estava mesmo ligeiramente adiantado. Halliche começava a predominar na defesa e a Alemanha tinha dificuldade em apresentar o seu jogo. Os alemães tentavam servir Müller, mas a defensiva argelina fazia-se prevalecer. Após nova saída de Neuer a evitar um possível lance de perigo, Mostefa atirou uma autêntica bomba do meio da rua com o guardião do Bayern a defender com bastante dificuldade. A Alemanha respondia logo a seguir com perigo, mas M'Bolhi disse "presente". Primeiramente a um remate de Kroos e depois a fazer nova enorme defesa à recarga de Götze. O empate predominaria até ao fim dos 45 minutos com sinal + para a Argélia em que se notava um grande estudo em relação ao adversário. Os jogadores germânicos tornaram-se muito previsíveis perante os africanos.
    Joachim Löw não poupou tempo e lançou Schürrle no jogo em detrimento de Götze que não tinha entrado bem na partida. O jogo mexeu e a Alemanha finalmente criava perigo. Só que do outro lado havia Raïs M'Bolhi. O guardião argelino negou o golo a Lahm de forma formidável e catapultou a sua equipa de novo para o ataque. Os argelinos voltavam a bloquear a ofensiva da Alemanha que parecia ter regressado à primeira parte. Neuer voltaria a sair entre os postes para salvar a sua equipa e Slimani e Feghouli tentavam o golo sem sucesso. Era a Argélia que estava por cima para surpresa de todos. Os últimos 10 minutos foram emocionantes com ataques de parte a parte. M'Bolhi permanecia um gigante entre os postes negando o golo a Müller e Neuer - do outro lado - voltaria a sair da baliza para cortar um contra-ataque. Jogo intenso com duas grandes exibições dos guarda-redes. O prolongamento ajustava-se por completo ao jogo onde a Argélia foi a grande surpresa ao controlar por completo o jogo não deixando a Alemanha atacar.
    Já dizia o velho ditado "11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha"... Os germânicos entraram a matar e fizeram o golo por intermédio de Schürrle logo nos primeiros minutos do prolongamento. Cruzamento rasteiro de Müller e Schürrle desvia de maneira pouco ortodoxa para o golo. Sorte? Qualidade técnica? Fica ao critério de cada um. O que é certo é que foi um grande golo do alemão. Os argelinos não queriam acreditar... Mas não baixavam a cabeça. Numa bola pingada na área, Mostefa teve nos pés o golo, mas errou o alvo. Halliche ia evitando males maiores com bons cortes. O jogo seguia para a segunda parte e os argelinos ainda acreditavam. Contudo, o desgaste dos jogadores de ambas as equipas era notório. Estavam completamente "mortos", mas continuavam a dar tudo o que tinham. Slimani viu Boateng a tirar-lhe o pão da boca e na resposta surge o 2-0. Após combinação com Özil, Schürrle remata contra Belkalem e na recarga Özil fuzila. Um golo que só aconteceu porque a Argélia não baixou os braços e tentava o tudo por tudo no ataque. O conjunto africano ainda conseguiu o golo de honra por intermédio de Djabou tendo os jogadores reagido como se ainda fosse possível o empate. Estávamos em cima do último minuto de descontos, mas a atitude dos argelinos acabou por caracterizar o que esta selecção foi durante a prova. Guerreira e lutadora até ao último segundo em campo. 
    A Argélia acabou por ficar pelo caminho, mas merece o respeito de todos os amantes de futebol. Deu uma lição de futebol controlando a Alemanha durante 90 minutos e apenas cedeu no prolongamento com os jogadores alemães a fazerem a diferença. A passagem dos germânicos acabou por ser justa. Apresentou melhorias no segundo tempo com Schürrle em campo e foi mais forte no prolongamento. Enorme exibição de ambos os guardiões, exibição esforçada de Slimani e Halliche e com Belkalem também em grande nível.  Feghouli era o mais irrequieto no ataque. Müller voltou a ser um trabalhador incansável, mas foi Lahm quem se destacou mais. Deu uso à sua experiência devido aos seus 30 anos, mas jogou como se tivesse 25. No centro do terreno, a lateral... Até na frente Lahm mostrou o seu bom futebol. 
    A Alemanha encontra assim a França nos quartos-de-final o que - à priori - resultará num dos embates mais excitantes deste Mundial. Ninguém quererá perder este jogo, certamente!


Barba Por Fazer do Jogo: Philipp Lahm (Alemanha)
Outros Destaques: Müller, Schürrle, Neuer; M'Bolhi, Belkalem, Feghouli, Slimani.

0 comentários:

Enviar um comentário