29 de dezembro de 2013

Taça da Liga: Sporting (leões foram melhores) e Porto empatam 0-0, com Fabiano e Adrien em destaque

Sporting  0 - 0  Porto
    O último Clássico do ano terminou como começou: sem golos. Sporting e Porto, depois de uma pausa sem jogos, encontraram-se em Alvalade e a haver um vencedor esse seria a equipa da casa. Leonardo Jardim e Paulo Fonseca aproveitaram o facto de ser um jogo para a Taça da Liga para gerirem plantel. Ambos colocaram os guardiões suplentes - Marcelo Boeck e Fabiano - e ambos deram oportunidade aos avançados argelinos de recurso - Slimani e Ghilas. Fonseca deixou ainda Lucho no banco, colocando Carlos Eduardo com Herrera e Fernando lado a lado atrás de si, enquanto que no Sporting foi a vez de Eric Dier fazer dupla na defesa com Rojo.
    O jogo iniciou-se com duas equipas nervosas, muito preocupadas com o adversário mas estranhamente a concederem um enorme espaço a meio-campo. O 1.º aviso do jogo foi deixado por Ghilas. Alex Sandro fez um excelente passe em profundidade e o avançado argelino, explorando o espaço entre os centrais, falhou na cara de Boeck. A 1.ª parte manteve, no entanto, um Sporting superior com Slimani a trabalhar bem com o colectivo e Adrien a mostrar a Paulo Bento e ao mundo do futebol tudo aquilo que ele é neste momento: qualidade na recepção, na protecção de bola, força e atitude na luta de cada bola e ainda enorme capacidade de decisão e timing a nível de passe. Numa transição coube precisamente a Adrien o último passe, para Wilson Eduardo. O extremo português encontrou Fabiano no seu caminho, naquele que foi o último lance de destaque no primeiro tempo.
    Nos segundos 45, Paulo Fonseca - vendo o seu Porto a jogar tão pouco futebol, bem longe do nível apresentado frente ao Olhanense - trocou Herrera (mau jogo) por Lucho, e poucos minutos depois da substituição foi Fernando a ficar relativamente perto do golo na sequência de um canto. Sucederam-se então as substituições com Montero, Carrillo e Defour a serem lançados para o jogo, tendo o peruano tido impacto imediato. Um jogador como Carrillo tem obrigatoriamente que jogar estes jogos e a melhor dupla de extremos do Sporting é Carrillo-W.Eduardo. Aos 75 minutos começou então a aumentar a qualidade da exibição de Fabiano. Carrillo brilhou num lance individual pelo flanco esquerdo, Fabiano negou-lhe o golo, negou o golo depois a Montero e por fim a Cédric num remate de ressaca. Jardim gastou a sua última substituição colocando em campo Vítor e o médio ex-pacense voltou a ver Fabiano a tirar-lhe o golo depois de um grande passe de Carrillo. Olegário Benquerença (que arbitrou bem, quem diria...) ainda expulsou Carlos Eduardo, ao mostrar-lhe o 2.º cartão amarelo e até ao final o 0-0 manteve-se. Ficou tudo igual no Grupo B uma vez que Marítimo e Penafiel também empataram a zeros.

    Muito pouco Porto e algum Sporting, foi isto que se viu em Alvalade. Nenhuma equipa encheu as medidas mas a haver um vencedor seriam claramente os leões. Não fosse Fabiano (o grande destaque do Porto, onde só também Fernando teve exibição positiva) e os adeptos da casa teriam festejado. Fabiano Freitas, embora com um jogo de pés muito inferior ao de Hélton (convenhamos, quase todos os GR perdem para Hélton a esse nível) poderá de facto ser um excelente sucessor do incontornável guarda-redes portista.
    No Sporting, Adrien foi a principal figura e o melhor em campo - distinção que disputaria com Fabiano, claro. O médio do Sporting encheu o campo, elevou o seu nível numa noite em que o William e André Martins não estiveram tão bem como noutras vezes e foi rei e senhor das bolas divididas e dos lances bem decididos. Cédric esteve também a bom nível no corredor direito e Carrillo saltou do banco da melhor maneira. Curioso como, embora na teoria o Porto tenha a dupla de laterais (Danilo e Alex Sandro) mais forte, hoje nitidamente Jefferson e Cédric estiveram anos-luz melhor.

Barba Por Fazer do Jogo: Adrien (Sporting)
Outros Destaques: Cédric, Eric Dier, Carrillo; Fabiano, Fernando
Resumo: 

0 comentários:

Enviar um comentário