24 de dezembro de 2013

Crítica: Out of the Furnace

Realizador: Scott Cooper
Argumento: Scott Cooper, Brad Ingelsby
Elenco: Christian Bale, Woody Harrelson, Casey Affleck, Zoe Saldana, Forrest Whitaker, Willem Dafoe, Sam Shepard
Classificação IMDb: 6.8 | Metascore: 63 | RottenTomatoes: 53%
Classificação Barba Por Fazer: 73


Scott Cooper - que escreveu e realizou 'Crazy Heart', com Jeff Bridges,- juntou Christian Bale, Casey Affleck e Woody Harrelson no mesmo filme. Só isto merece imediatamente que qualquer pessoa dê uma oportunidade a 'Out of the Furnace'. Pessoalmente sou suspeito porque acho que tudo aquilo em que Christian Bale toca se torna sagrado e depois Casey Affleck e Woody Harrelson (o Haymitch de Hunger Games) são dois actores em que acontece praticamente o mesmo, sendo menos valorizados do que mereciam. 'Out of the Furnace' é sobre muita coisa, mas é sobretudo sobre dois irmãos - Russell Baze (Christian Bale) e Rodney Baze Jr. (Casey Affleck). Russell é aquele que trabalha, tem um relacionamento estável (com a personagem de Zoe Saldana) e ainda se preocupa com o que o irmão anda a fazer da vida. Rodney é um retornado do Iraque, traumatizado por muito do que viu, e com um certo síndrome de auto-destruição, estando desencontrado de si mesmo, e procurando viver no limite tendo dívidas para pagar e acabando a lutar em violentos combates de rua. É neste campo que entram Woody Harrelson (o vilão da história) e Willem Dafoe.
    Russell acaba preso por um atropelamento e quando cumpre a pena tenta retomar a sua vida. Já sem a mulher - que seguiu a sua vida e está grávida do chefe da polícia local (Forrest Whitaker) -, com o pai entretanto morto mas procurando na mesma colocar tudo à sua volta nos eixos. É então o destino do irmão Rodney que faz com que Russell procure fazer justiça com as próprias mãos.
    Em jeito de curiosidade, Billy Bob Thornton e Viggo Mortensen foram considerados para o papel de Woody Harrelson, Scott Cooper esperou que Christian Bale estivesse "livre" para que o filme fosse rodado com ele e ambos escolheram Casey Affleck como o irmão de Russell. Garrett Hedlund ou Channing Tatum estiveram entre o role de actores considerados.
    O elenco e um início com 'Release Me' dos Pearl Jam pedia um filme melhor, mas não deixa de ser bastante interessante. Três boas interpretações do trio principal de actores - com destaque para Christian Bale, e Casey Affleck em plano secundário - numa procura por redenção constante do 2.º e com uma dúvida final que assola Russell: vale a pena sentenciarmos a nossa própria vida para fazer justiça por um irmão?
    Vale. 

0 comentários:

Enviar um comentário