8 de dezembro de 2013

Montero dá liderança isolada ao 'Rei Leão' e Jackson Martínez vence Braga

Depois do inesperado empate do Benfica na Luz frente ao Arouca, os seus rivais não vacilaram e venceram ambos os seus jogos (de dificuldade bastante maior). Os goleadores de serviço - Montero e Jackson Martínez - corresponderam ao apelo dos seus adeptos e bisaram ambos, atirando o Benfica para o 3.º lugar. O Sporting tornou-se assim líder isolado, algo que não acontecia desde Janeiro de 2005.

Gil Vicente  0 - 2  Sporting (Montero 19', 74')

    Os leões entraram em Barcelos com a liderança isolada em vista, mas nem por isso se revelaram ansiosos ou nervosos. O empate do rival Benfica só ajudou certamente a motivar ainda mais a equipa de Leonardo Jardim, que se apresentou na máxima força. Do outro lado estava o Gil Vicente, tal como o Sporting a fazer um campeonato de excelência, tendo ambas os 2 melhores treinadores desta Liga ZON Sagres 13/ 14: João de Deus e Leonardo Jardim. O Sporting entrou melhor com André Martins em destaque e chegou ao golo aos 19 minutos quando o "rato de área" Fredy Montero aproveitou um mau corte de Gabriel, a tentar resolver um cruzamento de Cédric, e com muita calma finalizou na cara de Adriano. A 1.ª parte seguiu com William Carvalho a manter o seu elevado nível de simplificação de processos e omnipresença e André Martins a ficar perto do golo por várias ocasiões.
    Na segunda parte o Sporting entrou novamente melhor mas devagar, devagarinho o Gil Vicente foi começando a subir no terreno e parecia que poderia a qualquer momento com Diogo Viana, Paulinho ou Luan criar perigo. No entanto, nesta boa fase do Gil, acabou por ser o central Pecks a deitar tudo a perder. O central cabo-verdiano entrou de forma dura, "varrendo" William Carvalho e viu justamente o cartão vermelho directo. João de Deus até teve "mão" a partir do banco e soube colocar o endiabrado Brito em campo, mas foi Montero novamente a fazer das suas, matando o jogo. Num lance em que ficaram algumas dúvidas de fora-de-jogo de Diego Capel no decorrer da jogada, o espanhol acabou por rematar, a bola desviou num defesa mas Adriano defendeu. No entanto, na recarga, Montero reagiu mais rápido que toda a gente e sentenciou o jogo. O Gil ainda teve bons momentos com Brito e Simy - cartas que João de Deus tirou do banco - tendo Brito feito a bola bater no poste esquerdo de Rui Patrício.
    O Sporting venceu com Montero em destaque, tornou-se líder isolado como já não era desde Janeiro de 2005, aproveitou a escorregadela inqualificável do Benfica (quando é que perceberão que Jesus tem que sair?!) e conquistou 3 pontos difíceis, com justiça, num campo onde o Gil esta época nunca tinha sofrido mais que 1 golo por jogo. Pecks deu uma ajuda, expulsando-se quando pôs em risco a integridade de William Carvalho.
    Neste momento, o cenário mais provável é os leões festejarem a passagem de ano na liderança.

Barba Por Fazer do Jogo: Fredy Montero (Sporting)
Outros Destaques: César Peixoto, Brito; Cédric, André Martins, William Carvalho


Porto  2 - 0  Braga (Jackson Martínez 48', 79')

    No Dragão jogaram ontem à noite duas equipas que têm feito uma equipa bem longe do futebol do seu passado recente. O Porto de Paulo Fonseca e o Braga de Jesualdo Ferreira têm desiludido e ontem pode-se dizer que houve duas partes diferentes. Num jogo que parecia tresandar ao talento de Quintero este não saiu sequer do banco e Fonseca acabou por lançar Herrera, Defour e Lucho, com Josué e Varela mais próximos de Jackson. Na ausência do polvo Fernando, houve a necessidade clara de povoar quem ocupa naturalmente a faixa central. Jesualdo colocou a sua equipa no seu 4-3-3 intocável, com Pardo a ser a principal surpresa no onze inicial. Na 1.ª parte o jogo esteve "amarrado" por mérito do Braga. O meio-campo bracarense esteve em bom nível - Luiz Carlos, sobretudo - e o Porto não teve criatividade suficiente para contrariar o rumo do jogo. Houve poucos lances, alguns desequilíbrios de Rafa e Pardo, com Josué a ter também um bom momento ao fazer a bola bater na trave.
    A segunda parte foi bem diferente. A palestra ao intervalo (?), o simples facto de o Porto nunca desperdiçar quando os rivais lhe dão estas oportunidades e a entrada de Carlos Eduardo (jogador que merecia mais minutos neste Porto) ajudaram a mudar o jogo. Herrera cresceu muito dos primeiros para os segundos 45, Lucho saiu e Jackson acordou. Alex Sandro esteve na origem do 1.º golo de Jackson Martínez - o brasileiro cruzou e Cha Cha Cha rematou, contou com um desvio de um defesa, e bateu Eduardo. O Porto manteve a pressão alta, encostou o Braga e o 2-0 chegou num grande trabalho de Varela antes de picar a bola para o cabeceamento de Jackson.
    O Braga não teve armas para responder, o Porto recuperou a diferença que na jornada anterior oferecera ao Benfica. Jackson manteve-se assim na perseguição a Montero, o Herrera da 2.ª parte e Carlos Eduardo ajudaram a mudar o jogo e Silvestre Varela merece uma palavra final: é por ter jogadores como o extremo português que o Porto cumpre na hora H.
    O 1.º jogo de 2014 será um Benfica-Porto.
Barba Por Fazer do Jogo: Jackson Martínez (Porto)
Outros Destaques: Herrera, Carlos Eduardo, Varela; Pardo

0 comentários:

Enviar um comentário