26 de dezembro de 2013

Premier League: Boxing Day com surpresas e reviravoltas de Arsenal e United

  Premier League - O tradicional Boxing Day - assim nomeado em terras britânicas historicamente pelo acumular de caixas (presentes) nas ruas no dia seguinte à celebração do Natal - é um dos dias mais esperados no futebol inglês. O 26 de Dezembro de 2013 tem como principal destaque o Man City-Liverpool (que se iniciou há momentos e faremos a análise em exclusivo) mas contou com algumas surpresas, volte-faces e vitórias muito importantes para algumas equipas.

    As primeiras equipas a entrarem em campo foram Hull e Manchester United, no campo dos tigers. A equipa de Steve Bruce começou da melhor maneira possível. O central Chester inaugurou o marcador aos 4' na sequência de um canto, e o médio Meyler ampliou para 2-0 aos 13'. O United parecia, mais uma vez, enterrado. Mas a resposta dos red devils surgiu rapidamente e sempre com Wayne Rooney em grande. O avançado inglês marcou o livre indirecto que originou o 2-1 de Chris Smalling, de cabeça, e 6 minutos depois fez ele próprio o empate num grande golo do meio da rua. Gary Hooper, do Norwich, tinha marcado um semelhante recentemente. A vitória do United de David Moyes chegou na 2.ª parte quando Ashley Young cruzou procurando o desvio de Rooney, mas acabou por ser Chester a marcar na própria baliza. Até ao final valeu De Gea a garantir 3 pontos importantíssimos.

    Nos jogos das 15 horas, o Arsenal mostrou mais uma vez que não se deixa facilmente ir abaixo. Depois de perder com o City (6-3) e empatar 0-0 com o Chelsea, o Arsenal precisava de ganhar no terreno do West Ham. A primeira parte não teve golos, Adrián foi acumulando interessantes defesas, e no início da 2.ª o veterano Carlton Cole pôs o West Ham na frente ao aproveitar um deslize de Szczesny. O Arsenal não baixou os braços e teve em Theo Walcott o herói da tarde. Lukas Podolski, afastado muito tempo por lesão, entrou aos 68' e a partir daí tudo melhorou para os gunners. Walcott fez o empate depois de um passe de Santi Cazorla e escassos minutos depois virou o jogo depois de um cruzamento de Podolski. O resultado final de 3-1 ficou consumado quando Giroud soltou para Podolski à entrada da área e o alemão rematou forte e rasteiro, coroando um excelente regresso.
    As emoções estiveram também ao rubro em Goodison Park. O Everton detinha o estatuto de invencível em casa esta época, mas perdeu-o contra o último classificado. Num jogo em que a equipa de Martínez era de longe favorita, acabou por ser a expulsão de Tim Howard a escrever o jogo. O guarda-redes derrubou o coerano Ki aos 23 minutos, deixou a sua equipa reduzida a 10 unidades e a perder porque Ki não falhou perante o substituto Joel Robles. Desde então, e sobretudo na 2.ª parte com Ross Barkley no lugar de Mirallas, só deu Everton. A muralha do Sunderland e sobretudo uma excelente exibição de Mannone garantiram 3 pontos inesperados, num jogo em que Barkley, Lukaku, Coleman, Jelavic e companhia bem tentaram, e o Everton até acabou com Joel na grande área adversária.

    O Chelsea de José Mourinho conseguiu não sofrer golos em Stamford Bridge mas ganhou apenas por 1-0. Eden Hazard foi a figura do jogo ao marcar o único golo depois de uma boa arrancada. Já o Tottenham de Tim Sherwood acabou por empatar em White Hart Lane com o West Brom. Christian Eriksen pôs os spurs na frente com um espectacular livre directo, mas Olsson fez o empate na sequência de um livre indirecto mal defendido.

    O Newcastle continua o seu caminho brilhante com Alan Pardew no comando. Na recepção ao Stoke as coisas não ficaram famosas quando Assaidi marcou aos 29' (grande golo do jogador emprestado pelo Liverpool), mas tudo ficou muito mais simples depois das expulsões de Whelan e Marc Wilson. Chegaram então ao sapatinho dos adeptos do Newcastle 5 golos. Rémy falhou um penalty, mas 1 minuto depois marcou depois de uma boa arrancada individual de Ben Arfa. Gouffran fez o 2-1, Rémy voltou depois a marcar, Cabaye manteve a sua excelente forma com um remate à entrada da área e foi Papiss Cissé a fechar o resultado, da marca de grande penalidade.

    O Southampton voltou hoje a evidenciar que está de volta. Jay Rodriguez foi o homem-golo em Cardiff, campo difícil para quem o visita. Os saints venceram por 3-0 e tudo começou numa assistência de Adam Lallana para Rodriguez. Em 14 minutos o Southampton construiu o seu 3-0, com Lambert a assistir Rodriguez e depois no derradeiro golo os papéis inverteram-se e foi Rodriguez a dar o golo ao camisola 7.

    O Norwich perdeu em casa. Gary Hooper marcou primeiro pelos canários, mas Kasami e Scott Parker (bom remate de meia distância) deram a vitória a um Fulham que tem outra alma e qualidade com Meulensteen no comando. O Aston Villa-Crystal Palace parecia destinado a terminar 0-0 mas o jovem Dwight Gayle deu a vitória no penúltimo minuto de jogo à equipa de Tony Pulis. Grande golo, grande momento.
    Veremos como terminará o City-Liverpool. Neste momento o resultado está em 1-1, golos de Kompany e Coutinho.

0 comentários:

Enviar um comentário