3 de dezembro de 2013

Crítica: Captain Phillips

A CAMINHO DOS ÓSCARES 2014
Realizador: Paul Greengrass
Argumento: Billy Ray, Richard Phillips, Stephan Talty
Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Mahat M. Ali, Faysal Ahmed, Catherine Keener
Classificação IMDb: 7.8 | Metascore: 83 | RottenTomatoes: 93%
Classificação Barba Por Fazer: 78


    Bem-vindo de volta ao mundo do Cinema, Tom Hanks. Goste-se ou não dele, Hanks foi provavelmente o actor (ou pelo menos um dos) mais marcante dos anos 90 em Hollywood. Dois óscares consecutivos em 'Philadelphia' e 'Forrest Gump', para além de tantos outros papéis de um Náufrago que se desdobrou a resgatar o soldado Ryan, no 'Apollo 13', 'Green Mile' ou a dar a voz a Woody no Toy Story. Desde 2004 (altura em que fez de Viktor Navorski no 'Terminal de Aeroporto') que Hanks saiu da ribalta, preferiu produzir boas séries com Spielberg e quando apareceu no grande ecrã esteve sempre muito longe do seu nível - quer como Langdon na saga de Dan Brown, quer nos mais recentes 'Cloud Atlas' ou 'Extremely Loud & Incredibly Close', injustamente nomeado para Melhor Filme. Mas finalmente, ele voltou.

    Num ano em que também fará - como actor secundário - de Walt Disney em 'Saving Mr. Banks', Captain Phillips, num suspense ao melhor nível, levará Tom Hanks de volta às nomeações para Melhor Actor nos próximos Óscares (será a 6.ª nomeação). Captain Phillips retrata a história real do capitão Richard Phillips, responsável máximo do Maersk Alabama, navio com o objectivo de transportar mercadorias de Omã até ao Quénia. Em águas internacionais, o navio é sequestrado por piratas da Somália e Phillips zela pela segurança da sua tripulação até ao limite, acabando ele como refém dos piratas. Qualquer detalhe adicional que seja dado retira posteriormente qualidade a quem veja o filme. Abduwali Muse (interpretado pelo desconhecido Barkhad Abdi) é o líder pirata e líder também num conjunto de 4 desempenhos interessantes e adequados, sendo que Barkhad Abdi acaba mesmo por ser uma muito agradável surpresa e uma entrada em Hollywood pela porta grande. Tudo isto conjugado com uma galopante interpretação de Tom Hanks. O filme é genericamente real, tendo algumas particularidades fictícias, mas mostra-nos um 'Captain Phillips' inteligente, desenrascado e com nervos de aço até à cena final, numa personagem que embora tenha "ajudado" o desempenho de Tom Hanks é sem dúvida elevada por este para outro nível sobretudo na parte final do filme.
    É um dos filmes do ano até agora, prende o espectador até ao fim como 'Prisoners' (talvez até mais) e apresenta um nível qualitativo - embora sejam filmes completamente diferentes - próximo do de 'Blue Jasmine'. Está bem lançado para as nomeações às estatuetas douradas, sendo por esta altura expectável que acumule 4 ou 5 nomeações em várias das mais fortes categorias: Melhor Filme, Melhor Realizador (Paul Greengrass), Melhor Actor Principal (Tom Hanks), Melhor Argumento Adaptado e nas últimas semanas o nome de Barkhad Abdi tem começado a emergir - justamente - na categoria de Melhor Actor Secundário.

0 comentários:

Enviar um comentário