16 de dezembro de 2013

Benfica-PAOK e Porto-Eintracht Frankfurt nos 16avos (águias podem encontrar Tottenham e dragões o Nápoles nos oitavos)

  Liga Europa - Sortes semelhantes para Benfica e Porto no sorteio da Liga Europa. Os dois clubes portugueses tiveram sorte ao conhecer o seu adversário da próxima fase - os 16 avos-de-final - mas ficaram ambos a saber que, caso ultrapassem os seus adversários, terão oponentes de bom nível nos oitavos da competição. Fica aqui então o sorteio dos 16 avos (cada jogo emparelhado com o jogo do qual sairá o oponente na fase seguinte) e depois, algumas considerações:
PAOK-Benfica vs Dnipro-Tottenham

Porto-Eintracht Frankfurt vs Swansea-Nápoles
Anzhi-Genk vs Slovan Liberec-AZ

Plzen-Shakhtar vs Chornomorets-Lyon
Bétis-Rubin Kazan vs Maribor-Sevilha
Ajax-Salzburg vs Maccabi Tel-Aviv-Basel
Juventus-Trabzonspor vs Esbjerg-Fiorentina
Lázio-Ludogorets vs Dínamo Kiev-Valência


    BPF - Frente aos primeiros adversários, Benfica e Porto são claros favoritos a chegar aos oitavos. O Benfica regressa à Grécia onde guarda más memórias recentes mas é claramente superior à equipa de Miguel Vitor e Katsouranis. O 2.º classificado da liga grega ficou atrás do AZ Alkmaar no seu grupo e terá Salpingidis, Sotiris Ninis e Miroslav Stoch como principais dinamizadores do ataque. Já o Porto defrontará um Eintracht Frankfurt que fez uma excelente fase de grupos, mas que está muito mal na Bundesliga (15.º lugar), contando com vários bons jogadores como Alexender Meier (o seu poderio físico e capacidade goleadora pode fazer estragos), Vaclav Kadlec, Takashi Inui, Sebastian Rode, Tranquillo Barnetta e um bom guarda-redes - Kevin Trapp. Caso águias e dragões sigam em frente, sabem que encontrarão os vencedores de Dnipro-Tottenham e Swansea-Nápoles, respectivamente. O Tottenham, então já com o substituto de Villas-Boas, é favorito frente ao Dnipro (Konoplyanka não será suficiente) e terá um duelo equilibrado com o Benfica. Já o Swansea-Nápoles será uma eliminatória bem interessante, com um grande jogo em perspectiva no País de Gales, mas com o Nápoles a ser favorito. Uma equipa que, num grupo com Arsenal e Dortmund termina a Champions com 12 pontos e é eliminada, é claramente uma dor de cabeça em perspectiva para o Porto. O Porto actual não ultrapassaria um Nápoles europeu (motivado, catalisado pela fúria apaixonante dos seus adeptos em casa), mas até lá os dragões devem melhorar.

    As expectativas são também elevadas para outros confrontos. O Juventus-Trabzonspor não será fácil para a vecchia signora, dado o bom momento de Olcan Adin (melhor jogador, até ver, da Liga Europa) ou Paulo Henrique. O vencedor deste jogo defrontará, à partida, a Fiorentina, noutro confronto a acompanhar. O Shakhtar parece ter caminho aberto até aos quartos, sendo superior às equipas que tem pela frente. O Ajax-Salzburg será um jogo aberto, com os austríacos a contarem com o trio Soriano, Alan e Sadio Mané contra a juventude de Fischer, Siem de Jong e Klaasen. Quem vencer, deve encontrar o Basel. Os holandeses do AZ - com uma boa defesa - podem também ter caminho para os quartos, embora devam apanhar o Genk de Vossen nos oitavos. Por fim, o Rubin Kazan é favorito frente ao Bétis, mas a sede de um derby sevilhano na Europa pode aumentar qualitativamente o Bétis do jovem Vadillo. Em todo o caso, Rubin e Sevilha (bom ataque, má defesa) devem ter encontro marcado nos oitavos. A Lázio terá um confronto complicado contra o Ludogorets e o vencedor desse jogo defrontará o vencedor de um confronto imprevisível - Dínamo Kiev-Valência, no qual o talento de Yarmolenko pode fazer a diferença.

    A piscina dos pequenos do futebol europeu vai certamente ser animada nas próximas fases. Entre os favoritos (Juventus, Nápoles, Benfica, Porto, Shakhtar e Tottenham) pode-se dizer que foi o Shakhtar a sair a sorrir do sorteio de hoje.

0 comentários:

Enviar um comentário