1 de dezembro de 2013

Leões goleiam Paços e sobem ao 1.º lugar; Liderança lisboeta na Liga ZON Sagres

Sporting  4 - 0  Paços Ferreira (William Carvalho 16, Montero 52' (pen.) 72', André Martins 89')

    O Sporting entrou esta noite em campo consciente da tremenda falha do Porto nesta jornada (total desacerto culminado em derrota em Coimbra) e da vitória do Benfica. Um cenário no qual noutros anos o Sporting vacilaria, esta época assim já não o é. Os leões não desperdiçaram a oportunidade de ultrapassar o Porto e subiram ao 1.º lugar depois de um merecido 4-0. Lideram agora a tabela em igualdade pontual com o Benfica - tendo vantagem pela maior diferença de golos. Há quanto tempo não víamos Sporting e Benfica a partilharem a liderança?!
    Entrou melhor em campo a equipa verde e branca esta noite, com o seu onze habitual (os centrais foram Rojo e Maurício e nos flancos ficaram Capel e Carrillo - posições onde Jardim roda mais) e André Martins a assumir a batuta do jogo. O camisola 8 esteve bastante activo nos primeiros minutos, tal como Cédric que, à imagem do que fez todo o jogo, deu muita profundidade a partir do flanco direito. Os adeptos leoninos tiveram que esperar 16 minutos até festejar gritar golo. Jefferson bateu o canto do lado direito e ao 2.º poste, mesmo depois de um toque de Tony, surgiu William Carvalho a cabecear para o primeiro da noite. A continuar assim, o Mundial no Brasil será uma certeza no futuro de William Carvalho. A equipa de Calisto reagiu bem no entanto e foi-se aproximando da área do Sporting, ganhando várias oportunidades de bola parada em zona perigosa, embora sem as conseguir materializar em nada.
    Ao intervalo ficava a ideia de que o Sporting, embora justo vencedor teria que ter cuidado no segundo tempo com o Paços, e faria sentido na altura que Calisto tivesse introduzido elementos como Bebé (deveria inclusive ter sido titular), Hurtado ou Caetano para garantir velocidade e imprevisibilidade ao ataque pacense. Henrique Calisto optou por Caetano, mas a 2.ª parte começou com o Sporting a aumentar a vantagem - Montero combinou com Carrillo que soube esperar e servir Montero que, mesmo atrapalhado pela pressão, conseguiu voltar aos golos. O Sporting soube amarrar o jogo a seu favor, teve o contratempo de Adrien ser obrigado a ser substituído mas aos 72 minutos o jogo ficou sentenciado: Filipe Anunciação viu um vermelho directo indiscutível ao provocar uma grande penalidade e Fredy Montero fez o seu bis. 11 golos para Montero em 11 jogos de liga portuguesa. Na recta final os treinadores lançaram Bebé e Wilson Eduardo e ambos entraram bem no jogo, com o 1.º a estar na origem de um lance em que Caetano esteve perto do golo e W. Eduardo cruzou uma bola fazendo-a bater na trave e originando na recarga o 4-0 por André Martins, que se limitou a fuzilar António Filipe.
    Com Calisto este Paços tem legítimas ambições de se manter no escalão principal - ao contrário de com Costinha - mas hoje não foi um bom jogo dos "castores", também por mérito do Sporting. Ricardo muito trabalhou para evitar males maiores e Bebé deveria ter entrado muito antes. No Sporting Montero voltou aos golos, os laterais estiveram ambos em bom nível; William Carvalho e André Martins foram também das figuras principais do jogo pelos golos e pela qualidade que emprestaram ao miolo do Sporting.
    Assim sendo temos à 11.ª jornada o Sporting líder, +7 que o Benfica no saldo do goal average, aproveitando os rivais de Lisboa a escorregadela (mais uma!) do Porto. Jogadas onze jornadas já tivemos mais volte-faces do que certamente esperaríamos, numa liga muito equilibrada, na qual Benfica (a riqueza do plantel e a qualidade técnica dos activos é tão determinante que salva Jesus, deixando-o numa liderança partilhada, embora sendo timoneiro de uma equipa - ainda - com futebol pobre) e Porto têm estado muito abaixo do seu exponencial valor e na qual o Sporting é neste momento justo líder, perante o bom futebol, regularidade e incríveis melhorias que Leonardo Jardim introduziu a este plantel. Certamente que Leonardo Jardim e João de Deus disputariam neste momento o estatuto de melhor treinador do campeonato.

Barba Por Fazer do Jogo: Fredy Montero (Sporting)
Outros Destaques: Cédric, Jefferson, W. Carvalho, André Martins; Ricardo
Resumo:

0 comentários:

Enviar um comentário