11 de dezembro de 2013

Champions League: Saviola "trai" Benfica, CR7 bate recorde e City vinga-se em Munique

  Champions League - Terminou hoje a 1.ª noite da última jornada da fase de grupos da prova milionária do futebol europeu. Sabemos neste momento já 7 dos 8 qualificados dos Grupos A a D (tudo porque Galatasaray e Juventus viram o seu jogo adiado e disputarão amanhã o 2.º lugar do Grupo B). Hoje assistimos a El Conejo Saviola revelar-se decisivo na passagem do Olympiakos - e consequentemente no afastar do Benfica -, tendo Ronaldo batido o recorde de golos na fase de grupos da competição. O Manchester City tinha perdido com o Bayern em sua casa, e hoje vingou-se, ganhando na Baviera.

Olympiakos 3 - 1 Anderlecht: Na Grécia viveu-se hoje um jogo bem emocionante e acidentado. Javier Saviola - parece destino.. - foi a figura do jogo e inaugurou o marcador aos 33' deixando a massa adepta grega efervescente e confiante no acesso aos oitavos. O empate chegou no entanto 6 minutos depois num bom contra-ataque no qual Gillet decidiu bem e ofereceu o golo a Kljestan. Aos 49 minutos Kouyaté foi expulso por 2.º amarelo, provocou um penalty mas Saviola viu Proto negar-lhe o golo. No entanto, era mesmo a noite de Saviola. O ex-camisola 30 do Benfica fez mesmo o 2-1 num desvio inteligente e oportuno. As expulsões continuaram mas antes houve uma grande penalidade desnecessária, cometida por N'Sakala, mas Proto defendeu novamente o penalty, desta vez de Weiss. N'Sakala foi expulso aos 88' e depois foi Proto a fazer penalty e ser expulso aos 90'. Sim, o Anderlecht acabou o jogo com 8 jogadores e na conversão, Dominguez fez o 3-1 final. Nota para o facto de hoje Mitroglou e Maniatis, importantes jogadores gregos, não terem jogado.
Barba Por Fazer do Jogo: Javier Saviola (Olympiakos)

Bayern 2 - 3 Manchester City:
Era o jogo da noite. E correspondeu às expectativas de cabeça de cartaz. O Bayern tinha ganho 3-1 em Manchester e hoje começou também a vencer. Logo aos 5 minutos Dante fez um grande passe, Müller surgiu isolado (pareceu ligeiramente fora-de-jogo) e marcou com a eficácia que costuma ter. Um grande jogador, normalmente menos valorizado do que merecia. Seis minutos depois surgiu o 2-0 com Götze, depois de um canto, ficou com a bola e, posto em linha por Demichelis (embora os citizens tenham protestado), bateu Joe Hart. O City começou a sua resposta ainda na 1.ª parte com David Silva, regressado de lesão, a reduzir. Pellegrini, que descansou Yaya Touré e Agüero (escolhas inteligentes para ter a 100% no sábado frente ao Arsenal) viu a sua equipa chegar ao 2-2 com um penalty de Kolarov, consumando a reviravolta final com um bom remate de James Milner. O Bayern seguiu em frente no 1.º lugar, ainda que ambas as equipas tenham acabado com 15 pontos. Garantidamente teremos um excelente jogo nos oitavos, que irá opôr Manchester City a um dos primeiros classificados.
Barba Por Fazer do Jogo: James Milner (Manchester City)

Plzen 2 - 1 CSKA Moscovo:
Parabéns ao Plzen pelos primeiros pontos nesta edição da Champions. E logo três. Num jogo com duas equipas a defenderem mal, mas emotivo e entusiasmante, os golos só apareceram na 2.ª parte. Os moscovitas inauguraram o marcador por Musa, após centro de Honda, mas a reviravolta começou a consumar-se depois da expulsão de Dzagoev. Kolar empatou o jogo de cabeça e Wagner fez o 2-1. Wernbloom foi também expulso em cima do apito final. O Plzen segue para a Liga Europa.
Barba Por Fazer do Jogo: Tomas Horava (Plzen)

Copenhaga 0 - 2 Real Madrid:
Na Escandinávia o Real Madrid chegou aos 16 pontos (número que só o rival Atlético poderá igualar, caso ganhe ao Porto) coroando uma fase de grupos excelente, onde os merengues só perderam pontos em Turim (2-2 com a Juventus). O marcador hoje foi inaugurado por Modric num grande golo do croata à entrada da área, com a bola a entrar no ângulo superior direito da baliza. O 2-0 chegou só no segundo tempo com Pepe a assistir Cristiano Ronaldo, que chegou aos 9 golos nesta fase de grupos (recorde absoluto de golos nesta fase). Ronaldo ainda acertou no poste, ganhou um penalty e viu Wiland defender o mesmo penalty, rematado com força para o meio da baliza, onde Wiland se deixou ficar.
Barba Por Fazer do Jogo: Luka Modric (Real Madrid)

Manchester United 1 - 0 Shakhtar: Hoje esperava-se um jogo complicado para o United - ainda para mais dado o actual momento do campeão inglês na Premier - mas Phil Jones descansou David Moyes. O primeiro a deixar Old Trafford com o coração nas mãos foi Alex Teixeira, num perigoso remate cruzado, mas a partir daí viu-se United na 1.ª parte - Januzaj e Ashley Young tiveram bons momentos, faltou outra calma ou altruísmo. Na segunda parte o Shakhtar atirou uma bola ao poste da baliza de De Gea, mas foram mesmo os ingleses a marcar: Phil Jones rematou forte na sequência de um canto. O Manchester United segue para os oitavos - onde o ano passado foi injustamente ultrapassado pelo Real Madrid. Phil Jones, tantas vezes utilizado a médio de contenção/ todo-o-terreno, no ingénuo esquema do United, já deveria ter iniciado a sua maturação a central.
Barba Por Fazer do Jogo: Phil Jones (Manchester United)

Real Sociedad 0 - 1 Bayer Leverkusen:
O Leverkusen precisava esta noite de uma vitória, desejando que os ucranianos do Shakhtar não conseguissem ganhar em Old Trafford. E conseguiu. Foi genericamente um jogo muito aberto, mas sempre com o Leverkusen a revelar-se superior. No 1.º tempo Castro (de livre directo) e Rolfes ficaram perto do golo, e os guarda-redes Leno e Zubikarai estiveram em bom plano. O golo do Leverkusen chegou num canto, com Ömer Toprak a conseguir ficar com a bola no meio da confusão. Não fosse o desacerto de Kiessling, as defesas de Zubikarai e o dia pouco inspirado de Son Heung-Min e o volume do marcador teria sido outro. Esta Real Sociedad foi uma das desilusões da Champions, esperava-se que conseguisse bater o pé doutra maneira às equipas do seu grupo, e hoje exceptuando o inconformado Griezmann pouco mais se viu.
Barba Por Fazer do Jogo: Ömer Toprak (Leverkusen)

Incluiremos a análise ao Galatasaray-Juventus no conjunto de jogos amanhã. O jogo foi hoje interrompido ao minuto 34 pelo árbitro português Pedro Proença devido à queda de neve.

0 comentários:

Enviar um comentário