22 de dezembro de 2013

Sporting empata a zeros e origina Natal e Réveillon com liderança a 3

Sporting  0 - 0  Nacional


    O Sporting desperdiçou esta noite a oportunidade de festejar a passagem de ano líder isolado da Liga ZON Sagres. Frente a um concentrado e competente Nacional da Madeira, de Manuel Machado, os leões jogaram pouco, viram um golo ser anulado a Slimani por suposta falta e deixaram-se apanhar por Porto e Benfica.
    Grande casa em Alvalade com elevadas expectativas. Leonardo Jardim lançou o seu melhor onze do momento e viu Carrillo animar o jogo por diversas vezes. O peruano, com a sua capacidade de drible desconcertante, começou a deixar indícios de que seria uma noite feliz para o Sporting, mas não passou disso. André Martins viu Gottardi negar-lhe o golo num livre directo, o Sporting esteve melhor embora sem encher o olho e encontrou Mexer, Marçal e Zainadine atentos e eficazes nas suas acções defensivas. O Nacional só ameaçou por Lucas João.
    Ao intervalo, Leonardo Jardim trocou André Martins por Slimani. É verdade que Slimani já justificava mais minutos de jogo, mas a opção de Leonardo Jardim acabou por retirar meio-campo ao Sporting, trazendo Aly Ghazal a brilhar, por nem Montero nem Slimani saberem ocupar o "buraco" atrás da zona do avançado. No 2.º tempo Slimani foi o primeiro a ameaçar golo - de cabeça -, e depois foi Diego Barcellos a ter uma oportunidade clamorosa nos pés. O Nacional construiu uma excelente jogada com Djaniny a isolar o criativo brasileiro e este com tudo para fazer o golo, atirou ao lado. Aos 65' chegou então o momento capital do jogo - Cédric pôs a bola a "pingar" na área e Slimani cabeceou para o golo, tendo alegadamente (segundo decisão de Manuel Mota) empurrado Miguel Rodrigues pelas costas, tendo assim o árbitro anulado o golo. Nos minutos restantes do encontro, Gottardi quase dava "barraca", o jovem Carlos Mané ainda procurou o golo, mas acabou por ficar a imagem de um Sporting desorientado pelo golo anulado e a procurar o jogo directo, com a defesa do Nacional a dar excelente resposta.

    Ontem tínhamos dito que o Sporting hoje era favorito a ganhar mas claramente não iria golear dada a capacidade deste Nacional, e acabou por empatar 0-0. Bruno de Carvalho (poder-lhe-íamos fazer ínumeros elogios pela estrutura realista e coesa que o Sporting está a formar) optou por atribuir as culpas do resultado à arbitragem, enquanto que Leonardo Jardim, justo e consciente como sempre não o fez, certamente tendo presente que erros de arbitragem também já ajudaram o leão a amealhar pontos noutras circunstâncias.
    Certo é que há muito que não se festejava uma entrada num novo ano civil com os 3 grandes (sim, neste momento faz sentido essa distinção) em igualdade pontual. São 33 pontos para Sporting, Porto e Benfica e a 1.ª jornada de 2014 contém um Benfica-Porto e um Estoril-Sporting.


    A exibição do Sporting pode-se ver por William Carvalho. O médio português apresentou-se sólido e um "monstro" como sempre, mas falhou também por diversas vezes. A sua serenidade foi claramente beliscada nos primeiros minutos em que o Sporting passou a jogar em 4-4-2, com várias perdas de bola do nº 14 a resultarem em transições. No entanto, esteve bem. Cédric voltou a dar muita profundidade (se André Almeida não tiver minutos no Benfica, o lateral sportinguista pode ganhar a corrida ao Mundial) e Slimani foi útil. Carrillo começou bem o jogo, mas perdeu-se. No Nacional, enorme jogo de Mexer (curiosamente, um ex-Sporting) e também de Zainadine. Aly Ghazal esteve também em grande plano.
    Um bom fim de 2013 para o Nacional, bem orientado pelo erudito Manuel Machado, que jogou fora frente aos 3 grandes nesta 1.ª volta, perdendo 2-0 na Luz, mas conseguindo empatar no Dragão e hoje, em Alvalade.

Barba Por Fazer do Jogo: Mexer (Nacional)
Outros Destaques: Cédric, William, Slimani; Zainadine, Aly Ghazal
Resumo:

0 comentários:

Enviar um comentário